Posso colocar um armário de roupas embaixo do Split?

Gostaria de saber se posso colocar um armário de roupas embaixo do aparelho (split), me falaram que não é adequado pq iria estragar as roupas por causa da umidade...

Posso colocar um armário de roupas embaixo do Split?

Gostaria de saber se posso colocar um armário de roupas embaixo do aparelho (split), me falaram que não é adequado pq iria estragar as roupas por causa da umidade...

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Respostas úteis 1
Roselle Ayres

Olá Ana, meu nome é Roselle, sou decoradora de interiores da Harmonia & Design e como todos os especialistas já comentaram, não é indicado. Porém como designer, procuramos dar soluções:

•armário de altura média ou baixa com rodízios para poder ser deslocado nos momentos de manutenção. Mesmo assim indicaria a instalação de uma prateleira de pedra ou vidro sobre o armário preso na parede, pois isso ajudará a evitar pequenos respingos de água e umidade no armário que possivelmente é de madeira MDF ou MDP. Essa prateleira além dessa funcionalidade, tbem poderá servir como decoração, apoiando alguns adornos.

Caso deseje mais dicas e sugestões, estou à disposição e terei enorme prazer em ajudar.

Grande abraço

2 fotos
Responder
Fernando Henriques de Oliveira

Sinto dizer não ser recomendado a utilização de split neste tipo de projeto. A razão é bem simples, pois a leitura dos sensores de temperatura faram com que os splits funcionem mal e condensação de umidade dentro da "caixa" seja maior.

Jorge L Santos
Particular - há 7 anos

Prezada Sra. Ana.

Acompanho o raciocinio do Luiz Barros. Nao deve ser seu caso, mas a falta de manutençao preventiva leva ao chamado tecnico. A agua produzida pela evaporadora e recolhida em uma bandeija com uma saida muito estreita onde acumula-se residuos causando obstruçao a saida da agua ocorrendo o vazamento. Nao havendo objetos fixos em baixo e nas proximidades do equipamento facilita sua manutençao.

Luiz Barros
Particular - há 7 anos

Prezada Sra. Ana, bom dia. Meu nome é Luiz, da empresa L.BARROS MANUTENÇÃO E PRODUTOS DE SEG ME. Em resposta a sua pergunta, tenho o seguinte comentário; a adequação de armários ou outro mobiliário em baixo dos aparelhos Split, não são indicados, mas se não forem fixos, tudo bem. Digo isto em função de manutenção do aparelho que se seguem ao longo da sua vida útil. É importante salientar, que os aparelhos modelo Split, devem sofrer manutenção periódica num período mínimo de um ano, sendo assim a senhora deve avaliar a relação entre posicionamento de móveis, ou utensílios domésticos que impeçam a limpeza do filtro, que pode ser feita pelo proprietário, como uma manutenção geral, com avaliação de desempenho do aparelho feita por profissionais. É importante também, que a condensadora esteja posicionada de forma acessível para limpeza, quando da solicitação de manutenção. Atenciosamente. Luiz.

Carlos Alberto Ribeiro de Almeida

Prezada Ana, meu nome é Carlos Almeida. Respondendo sua pergunta, você até pode colocar, porém não é aconselhável por dificuldades nas manutenções simples como as domesticas que envolve a limpeza dos filtros que normalmente é realizada pelo próprio cliente, porém já instalei vários assim, o ideal é avaliar o acesso das tubulação entre a unidade interna e externa para saber se terá algum impedimento. Quanto pingar água em cima do guarda roupas, isso não pode acontecer em uma instalação que segue os procedimentos técnicos como nivelamento da unidade interna por exemplo. Qualquer eventual dúvida estou a disposição. Att, CR Almeida Climatização.

Responder
Claudio Rodrigues
Quality Ar Condicionado (Mesquita, Rio de Janeiro) Quality Ar Condicionado - há 7 anos

Bom dia Srtª. Ana,

Não é aconselhável por conta de manutenção futura, seu aparelho pode pingar água e daí ocasionar danos ao seu armário, no entanto é necessário um acesso livre ao aparelho para quaisquer necessidades possíveis, estou a inteira disposição para quaisquer dúvida QUALITY AR CONDICIONADO ME

Responder
Marcelo Marques
MM Refrigeração e Eletrônica (São João de Meriti, Rio de Janeiro) MM Refrigeração e Eletrônica - há 7 anos

Bom dia, não e adequado, com o tempo o aparelho precisa de manutenção preventiva e tem que ter acesso para verificar a evaporadora ,e ela pode a vir pingar agua em cima do guarda roupas,e por fim precisa de acesso livre para ventilação e climatizar melhor o ambiente. qualquer dúvida.

Att: Marcelo Marques

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de ar-condicionado na sua região