A substituição de tijolos pode comprometer a estrutura?

Creio eu a construção ser em alvenaria estrutural (não há colunas de concreto armado, somente vigas), já foram trocados alguns tijolos que estavam esfarelando na face externa devido maresia, o pedreiro quebrou a metade do tijolo longitudinalmente na parte de fora, colou com massa outra metade de tijolo novo de mesma dimensão, este tipo de intervenção pode comprometer a estrutura?

Também gostaria de saber a respeito da colocação de revestimento externo (cerâmica) em uma parede, a cerâmica pesa 14,4Kg/m2, a área a ser colocada é de aproximadamente 60m2. Devo me preocupar com o aumento de carga da estrutura?

A substituição de tijolos pode comprometer a estrutura?

Creio eu a construção ser em alvenaria estrutural (não há colunas de concreto armado, somente vigas), já foram trocados alguns tijolos que estavam esfarelando na face externa devido maresia, o pedreiro quebrou a metade do tijolo longitudinalmente na parte de fora, colou com massa outra metade de tijolo novo de mesma dimensão, este tipo de intervenção pode comprometer a estrutura?

Também gostaria de saber a respeito da colocação de revestimento externo (cerâmica) em uma parede, a cerâmica pesa 14,4Kg/m2, a área a ser colocada é de aproximadamente 60m2. Devo me preocupar com o aumento de carga da estrutura?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Particular - há 6 anos

R: Toda e qualquer alteração lhe trará complicações posteriores... não adicione carga sem o parecer técnico de um engenheiro; muitas vezes o barato sai caro...

A disposição;

Valdemir Nogueira Chagas

Fabio, bom dia!

Somente com o seu relato não dá para emitir uma opinião razoavelmente sensata.

Sugiro contratar um engenheiro civil para emitir um "Laudo Técnico" acompanhado de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) do CREA. Nesse laudo ele fará os devidos comentários e proporá soluções técnicas adequadas.

Atenciosamente

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Gilmar  meneses
Particular - há 6 anos

A parede construída desta forma, também conhecida por alvenaria auto portada, é o elemento de estrutura da edificação. Diferente da parede que é acrescentada apenas para vedação e/ou divisão de ambiente, quando existe outro elemento estrutural. Podem ser pilares e vigas de concreto armado ou metal, por exemplo.

Na ausência destes elementos portantes das cargas da edificação, a alvenaria auto portada é que cumpre este papel. Portanto, qualquer intervenção nela pode acarretar ruptura do sistema. Mais perigoso ainda se a casa tiver laje de cobertura ao invés de telhado.