Existe um tamanho mínimo para quarto?

Precisa saber se a tamanho mínimo para quarto de solteiro, e se pode ser retangular

Existe um tamanho mínimo para quarto?

Precisa saber se a tamanho mínimo para quarto de solteiro, e se pode ser retangular

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

11 Respostas

Louise Cordeiro Braga Loureiro de Sa

Boa tarde Francisco, sim existem varias normas para tamanho de quartos, porém, com os espaços cada vez mais restritos vejo surgirem cada vez mais quartos bem pequenos, necessitando de um projeto de interiores específico para cada caso. O Profissional de Design de Interiores pode apresentar soluções perfeitas , levando em conta aproveitamento de espaço, conforto e beleza no mesmo projeto. Design de Interiores é hoje uma solução de ótimo custo benefício. Estou a sua disposição caso precise de idéias. Boa tarde!

Responder
Lucas Costa de Oliveira
Lucas Costa De Oliveira (Cascavel, Paraná) Lucas Costa De Oliveira - há 3 meses

Olá Francisco.

Não existe uma dimensão padronizada. Porém, diversos municípios do Brasil colocam suas próprias regras de dimensões mínimas de ambientes.

Olhei no Código de Obras de Santos/SP e vi que não tem nenhuma mensão lá sobre essas medidas mínimas para dormitórios.

Vou te passar uma referência do que é exigido aqui na minha cidade Cascavel/PR:

- para o quarto principal da casa (geralmente o maior) - mín. 8,00 m²

- para o segundo quarto - mín. 6,00 m²

Lembrando que são medidas mínimas. Geralmente 9m² fica mais confortável.

Se voce quiser outras referências, você pode considerar quais móveis você deseja que caibam nesse quarto. Exemplo: uma cama de casal, mesas de cabeceira e um roupeiro. Então você pensa nas medidas deste móveis (pode encontrar na internet) e pense que as circulações entre eles devem ser no mínimo 60cm para serem confortáveis. Assim você consegue pensar na distribuição destes móveis e consequentemente na área que vai precisar.

Espero ter ajudado!

Responder
Inglyd Civinelli
Civinelli Construção E Reformas (Santos, São Paulo) Civinelli Construção E Reformas - há 3 meses

Olá Francisco. A resposta correta é: depende.

Em caso de novas construções, toda cidade tem um código de habitação que rege o tamanho mínimo do primeiro e segundo quarto da casa. É comum que os códigos municipais prevejam 12m² para o primeiro quarto e 9m² para o segundo.

Se for uma casa já construída, a regulamentação não é tão severa.

Responder
Valdemir Nogueira Chagas

Francisco, bom dia!

Sim, existe tamanho mínimo de quarto, independentemente se para solteiro ou casal, isto é definido pelo setor de edificações de cada prefeitura. O normal é usar 9,00 metros quadrados, não sendo permitido a menor parede ter 2,60m de compromento, neste caso a outra deverá ter, no mínimo, 3,50m de comprimento.

Se for para aprovar Projeto de Arquitetura consulte a Prefeitura.

Atenciosamente

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Roberto Berre
Roberto Berre (Campinas, São Paulo) Roberto Berre - há 3 meses

O tamanho do quarto tem q atender a necessidade da pessoa,ai é só calcula o tamanho q pretende

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região