A telha Eternit apresenta algum perigo para a saúde?

Boa tarde!

Diz-se que a telha eternit de amianto produz câncer; por outro lado fala-se que a quantidade de amianto nela é muito pouco, portanto, não tem perigo. Então não há tanto ou nenhum perigo aos moradores, mas para quem manuseia esse tipo de telha, sim. Quando, por exemplo, a corta sem uso de uma máscara apropriada.

Quanto à sem amianto, assevera-se que a mesma mareja; assim, precisa de passar algum tipo de tinta ou outro material específico na telha, para evitar a infiltração e aquelas pequenas gotas indesejáveis que se formam em baixo dela.

O que vocês, especialistas, dizem?

Muito grato.

Att,

Miguel.

A telha Eternit apresenta algum perigo para a saúde?

Boa tarde!

Diz-se que a telha eternit de amianto produz câncer; por outro lado fala-se que a quantidade de amianto nela é muito pouco, portanto, não tem perigo. Então não há tanto ou nenhum perigo aos moradores, mas para quem manuseia esse tipo de telha, sim. Quando, por exemplo, a corta sem uso de uma máscara apropriada.

Quanto à sem amianto, assevera-se que a mesma mareja; assim, precisa de passar algum tipo de tinta ou outro material específico na telha, para evitar a infiltração e aquelas pequenas gotas indesejáveis que se formam em baixo dela.

O que vocês, especialistas, dizem?

Muito grato.

Att,

Miguel.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

AB | Arquitetura Integrada
AB | Arquitetura Integrada (Curitiba, Paraná) AB | Arquitetura Integrada - há 6 anos

Bom dia Euripedes. Como todos aqui ja relataram, essa telha com material amianto já está em desuso e sim comprovado problemas futuros. Aconselho utilizar outros modelos - diversos no mercado com opção de fibrocimento.

Importante é sempre ter todos os itens integrados - projeto, construção, reforma, especificações - assim vc terá um trabalho qualificado e com custo totalmente adequado.

Dúvidas e curiosidades, pergunte. Estamos aqui para ajudar e mesmo elaborar as suas necessidades.

Se desejar especificação, projeto e indicações de material podem ser efetuados por meio digital (email e/ou ftp) - basta enviar suas fotos, alguns detalhes e pronto. Atuamos constantemente dessa forma em todo território nacional.

Qualificados com CREA e CAU.

Consulte-nos – você irá se surpreender!

AB | Arquitetura Integrada

Responder
Edipo
Particular - há 6 anos

recentemente eu cortei 2 telhas eternit com serrote e sem proteção para a respiração, e somente depois fiquei sabendo dos riscos do amianto para a saúde, e dando uma olhada na net, vi que eternit não substituiu o amianto por fibrocimento, ela só reformulou o modo de produção para oferecer mais segurança!!, agora eu fiquei na duvida, será que corro risco de saúde com o procedimento que fiz?

Engenheiro Civil Laureci Izidoro Da Silva Silva

Boa tarde!

O amianto é constituído por fibras finas e longas. Devido ao tamanho das fibras, se inaladas, dificilmente serão expelidas pelo pulmão, causando graves problemas de saúde. Entre as doenças mais comuns estão o câncer de pulmão e de laringe.

Há opções no mercado de telhas de fibrocimento sem o amianto. O material utilizado é um cimento reforçado com fios sintéticos. Segundo produtores, oferecem a mesma resistência e não apresenta riscos à saúde.

Responder
Luís Tadeu
ALPS Prestadora de Serviços Ltda (Quissamã, Rio de Janeiro) ALPS Prestadora de Serviços Ltda - há 7 anos

Boa noite Euripedes, além dos comentarios ja mencionados, na insistencia do uso da mesma, é bom manter uma altura base de dois metros fazer a colocação com treis metros acima da base, devido a radiação (calor) quando exposta ao sol.

Responder
Aguinaldo Antero da Silva
Aguinaldo Antero Manutenção, Reparos, Reformas e Obras (Contagem, Minas Gerais) Aguinaldo Antero Manutenção, Reparos, Reformas e Obras - há 7 anos

Como já relatado pelos colegas... amianto esta fora de uso, foi substituído por FIBROCIMENTO... material que tem oferecido as mesmas caracteristicas para cobertura e devidos fins...

Responder
William Pereira de Andrade

Bom dia!

Este tipo de material está em desuso em todo o país, sendo atualmente fabricadas as telhas de fibrocimento, isentas de amianto.

Tanto a fabricação quanto o manuseio trazem risco a saúde, em maior quantidade a sua fabricação.

Para se ter uma ideia esse tipo de produto foi banido dos Estados Unidos, quando se vai reformar uma residência por lá e encontram esse tipo de material, contratam um especialista para sua retirada.

Acontece que aqui no Brasil ainda é encontrada em diversas residências a telha de amianto, portanto, se vai manuseá-la é necessário proteção, preferível é a substituição deste tipo de telha e evitar quebra-las ou cortá-las. o Perigo está justamente naquele pó fininho dela.