Preciso de alvará para a troca do telhado?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

23 Respostas

Respostas úteis 17
Igor  Eduardo
Ijs Construtora E Tecnologia (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Ijs Construtora E Tecnologia - há 7 anos

Olá tudo bem, Suzana.

Por favor me passa os dados da obra: Tipo de obra (comercial ou residencial), área do telhado, tipo de telhado, local e tipo de estrutura (alvenaria, concreto ou aço).

Igor Eduardo

Engenheiro Civil

Responder
Jacy Oliveira Carros
Central de Negocio G C M (Valinhos, São Paulo) Central de Negocio G C M - há 7 anos

Bom dia, Suzana, tudo bem?.

Para lhe dar uma informação correta precisamos saber o seguinte:

Especificação da obra: Tipo de obra se é comercial, residencial ou industrial, se a área do telhado tem vão livre grande, o tipo de telhado, tipo de estrutura se é alvenaria, concreto ou metálico.

Jacy Oliveira

Consultoria e coordenação

Responder

Elaine  Nascimento
Elaine Mororo Arquitetura (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Elaine Mororo Arquitetura - há 7 anos

Olá Suzana tudo bem?

Você vai fazer uma reforma no seu telhado antigo é isso ?? Se for sim a resposta fique tranquila não é necessário de RT ou ART. de nenhum profissional ou permissão na prefeitura. É normal que as edificações percam a qualidade como o tempo devido a condições climáticas, e a reforma é indispensável, procure um especialista em telhados ( ou seja um telhadista) e não um faz tudo, quem faz tudo nem sempre tem uma boa qualidade, e depois mãos a obra.

Responder
Particular - há 7 anos

Suzana, boa tarde;

Se for uma substituição, devido ao estado de conservação da estrutura existente, não alterando as dimensões do telhado não há a necessidade de alvará, somente a coordenação de um profissional habilitado (engenheiro ou arquiteto), onde irá ser recolhida a ART (Anotação de responsabilidade técnica), assim como a contratação de uma empresa que também emita uma ART do projeto estrutural, da fabricação e instalação da nova estrutura, além disso deverá solicitar também que na ART conste a retirada da estrutura atual; Conferir os procedimentos e utilização de toda equipe e também a regularidade previdenciária dos colaboradores envolvidos, pois em caso de acidente de trabalho, por se tratar de serviço em altura (NR35), como proprietária, esta reguardada;

Eng º Antonio Carlos

Suzana, não precisa de alvará para troca, agora oque não foi mencionado é se essa troca será pelo mesmo material existente danificado. Se no caso for troca das telhas por outras mais pesadas , você tem que se certificar que a estrutura original suportará esse carga nova e se a mesma está em boas condições. Se for troca de telhas e estrutura também deverá se certificar que apoios e vão serão bem dimensionados.Sugiro uma avaliação por uma empresa especializada .A k6 Construção tem Engenheiros especializados :entre em contado sem compromisso:

Responder
Wilson C.S.Filho
Particular - há 7 anos

Bom dia Dna. Suzana, não é necessário alvará, este telhado faz parte de uma obra que tem alvará. Não será construído um novo e sim substituído o já existente mantendo-se a estrutura.

Josemir Oliveira de Jesus
Stabily Construções (Santa Isabel, São Paulo) Stabily Construções - há 7 anos

Boa tarde, tudo bem?

Depende muito de cidade pra cidade e o tipo de telhado.

Para Construções maiores provavelmente haja algum imprevisto por parte de fiscalização e etc, porém em grande parte de municípios este documento não é exigência, sendo optante por fazer ou não.

Quando se trata de trocas de telhas ou vigamentos com rachaduras e etc, este documento não é solicitado, por se tratar de manutenção.

Espero ter esclarecido um pouco.

Abraço.

Responder
Rose Bernardes
Prestação De Serviços (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Prestação De Serviços - há 7 anos

Bom dia

Dependendo da Obra SIM.

Por favor entre em Contato

Assim podemos nos falar

Rose Bernardes

Responder
Teofilo Alves Pedroza

olha Suzana boa noite a sim fica difisio pois vejamos que ai a varias opinião cada um tem uma forma de falar e acaba falando bobeira vemos ai que você quer trocar o telhado .que tipo de telha você tem na tua cobertura se você não for mexer no teu made ramento isto nada te empe de mas se for ter que trocar a madeira isto sim eu aconselho que sim deve procura um engenheiro de tua confiança e ele vai te orienta em tudo ?certo espero ter dirado tuas duvida boa noite Obrigad