Telhado em residencia condominio

Fechei com um telhadista para colocar o telhado de casa (frente, lateral e fundo parcial) porém o sindico está exegindo laudo de um arquiteto, com faço para adquirir este laudo sem custos, pois sem o laudo não poderei colocar o telhado.

Telhado em residencia condominio

Fechei com um telhadista para colocar o telhado de casa (frente, lateral e fundo parcial) porém o sindico está exegindo laudo de um arquiteto, com faço para adquirir este laudo sem custos, pois sem o laudo não poderei colocar o telhado.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Respostas úteis 3
Eliseu Alves Da Silva

Rogerio o laudo é muito importante, caso o seu telhadista não consiga emitir este laudo, aqui no forum voce encontra muitas empresas sérias e compremetidas com o trabalho profissional. Para reflexão ¨ Acidente não escollhe hora é melhor um passáro mão do que dois voando ¨.

Responder
Alvaro de Menezes de Menezes

Tal exigência é fruto de uma norma ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) em especifico NBR 16.280/14 que normatiza a conduta para reformas. Tudo isso é para evitar a ocorrência de acidentes em obras de reformas e banir do mercado pessoas não habilitadas que executam sem poder, serviços relacionados a construção. O profissional que você contratou para executar o seu telhado é quem tem que fornecer este laudo, RRT ou ART deste serviço, para que caso ocorra algum problema durante a execução, esta pessoa ou empresa deverá responder civil e criminalmente pelo que for realizado em sua obra e inclusive danos à terceiros caso ocorra um acidente por exemplo.

Responder
Alexandre Marcolino Lemes
Lopes E Lemes Consultoria E Projetos (Manaus, Amazonas) Lopes E Lemes Consultoria E Projetos - há 9 anos

Bom dia. Normalmente um laudo desse, quando bem elaborado reconhece se o telhado pode ou não ser trocado e pode ir até um pouco além dizendo se as cargas nele colocadas irão trazer futuramente algum trabalho a mais na estrutura do mesmo. Um laudo desses não ultrapassa normalmente 1 salário mínimo, mas é claro que depende de uma série de fatores que podem aumentar o seu valor como tamanho e complexidade da estrutura do telhado e o mais importante... a confiança no profissional que vai executar a obra. O laudo não responsabiliza tecnicamente o Arquiteto pela execução da obra não. Laudo apenas aponta as condições em que serão feitas as modificações ou reformas, mas é um assunto muito amplo, para ser esclarecido em tão poucas linhas. A empresa que executará é que tem que emitir uma ART ou RRT de execução da reforma. Espero ter ajudado.

Responder
Simone  Cravo
Forma E Reforma (Belém, Pará) Forma E Reforma - há 9 anos

Rogério esse tipo de laudo tem custo, devido a responsabilidade que o profissional irá sustentar, mas é um valor tão pequeno perante a obra, que vale apena pagar os honorários de um arquiteto para não ter nenhum problema com o condomínio e a construção em si. Querendo auxilio estamos a disposição.

Responder
Roberto Sanchez
Roberto Sanchez Arquiteto (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Roberto Sanchez Arquiteto - há 9 anos

Rogério, quando um se responsabiliza por uma obra, ele tem a responsabilidade técnica e civil pelo serviço executado, caso aconteça algum imprevisto com o resultado final do serviço ou um acidente na obra, quem responde e o arquiteto, por isso tem um custo, e pela responsabilidade esse custo e muito baixo.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região