O vizinho pode colocar uma manta em cima do meu telhado?

Tenho um sobrado germinado com o do vizinho, o meu telhado e telha romana e o dele sanduiche, quando ele fez o telhado dele eu não percebi, e ele colocou uma manta prateada em cima do meu,o que acontece que esta entrando agua no meu telhado há um bom tempo e não percebi só agora que o forro de madeira esta ficando manchado e tem um forte cheiro de mofo, um dia estava chovendo e escutei barulho de pingos, que provavelmente estão batendo na manta que eu tenho por dentro do telhado, entre o forro e o telhado. Se não fosse a manta dentro do meu telhado imagino que ja estaria todo estragado o forro e pingando no chão do quarto que é de madeira. Tenho como acionar o vizinho? tenho como comprovar que a reforma dele que me causou problema, uma vez que ele pode falar que não foi ele quem colocou esta manta prateada, pois já faz tempo e deve ter sido feito antes da pandemia.

O vizinho pode colocar uma manta em cima do meu telhado?

Tenho um sobrado germinado com o do vizinho, o meu telhado e telha romana e o dele sanduiche, quando ele fez o telhado dele eu não percebi, e ele colocou uma manta prateada em cima do meu,o que acontece que esta entrando agua no meu telhado há um bom tempo e não percebi só agora que o forro de madeira esta ficando manchado e tem um forte cheiro de mofo, um dia estava chovendo e escutei barulho de pingos, que provavelmente estão batendo na manta que eu tenho por dentro do telhado, entre o forro e o telhado. Se não fosse a manta dentro do meu telhado imagino que ja estaria todo estragado o forro e pingando no chão do quarto que é de madeira. Tenho como acionar o vizinho? tenho como comprovar que a reforma dele que me causou problema, uma vez que ele pode falar que não foi ele quem colocou esta manta prateada, pois já faz tempo e deve ter sido feito antes da pandemia.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Fabio Barreto

Olá Lilian!

Isso envolve direito de vizinhança e portanto sai da área técnica,

O que posso lhe dizer é que qualquer obra/reforma que for fazer deve ser precedida de um laudo de vizinhança, emitido por profissional habilitado e capacitado para isso. Esse laudo comprava o estado dos imóveis que estão no entorno da obra/reforma.

Passado algum tempo e sem a devida comprovação fica mais difícil, mesmo assim contrate um profissional para fazer um laudo técnico da patologia e converse com seu vizinho, muitas vezes o problema é resolvido asim.

Espero ter ajudado.

Responder
Particular - há 2 anos

A ScalaTécnica Estruturas Metálicas se sente honrada em lhe auxiliar.

R: Seu vizinho deveria lhe comunicar sobre essa proteção; agora o bom senso fala mais alto, o ideal seria voce conversar com seu vizinho para fazerem a vedação de forma que atenda a ambos e os custos sejam repartidos

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Julio Foscht
Julio Foscht Construções e Reforma (Porto Alegre, Rio Grande do Sul) Julio Foscht Construções e Reforma - há 2 anos

Olá Lilian! Para realizar qualquer trabalho onde envolve avançar a linha de divisa de uma residência a outra, o responsável pela reforma no caso o dono do imóvel deve solicitar autorização do vizinho para realizar qualquer tipo de trabalho.