Essas rachaduras representam perigo de desabamento?

Minha casa fica numa rua que recentemente passa muitos veículos pesados e apareceu rachaduras nas paredes. A casa pode desabar?

Essas rachaduras representam perigo de desabamento?

Minha casa fica numa rua que recentemente passa muitos veículos pesados e apareceu rachaduras nas paredes. A casa pode desabar?

4 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Sheyla Reuter REUTER
Studio Sheyla Reuter (Praia Grande, São Paulo) Studio Sheyla Reuter - há 1 mês

Olá, olha só uma inspeção e teste podem te garantirr algo.

Mais pelo que vi na foto com certeza esta parede não deve ter sido executada conforme padrões de construção criando canaletas com vergalhões na 3° fiada, não deve ter cinta de amarração e va saber como foi executado o baldrame, que é o alicerce principal de uma casa.

Caso estas rachaduras estejam de ambos os lados aconselho procurar empresa especializada para avaliar e apresentar um orçamento de reforço estrutural que garanta melhor estabilidade. Podendo ser em concreto armado ou estrutura melálica.

Responder
RONALDO GONCALVES
B.D.M. Engenharia e Comércio Ltda (São Paulo Zona Sul, São Paulo) B.D.M. Engenharia e Comércio Ltda - há 1 mês

Em principio seria importante, observar se tais fissuras ou rachaduras aparecem do outro lado das paredes, e observar se as mesmas evoluem, voce pode colocar umas marcas com gesso que irão denunciar, caso trinquem, se as mesmas evoluiram ou não.

Responder
Wellington Oliveira
Wconstrucoes (Carapicuíba, São Paulo) Wconstrucoes - há 1 mês

Pode ser estrutural devido trepidação mais tem que ser analisado difícil dar uma certeza sem detalhamento da estrutura do imóvel

18 fotos
Manoel Guimarães
Manoel Luis Guimarães - Perito de Engenharia Legal (Niterói, Rio de Janeiro) Manoel Luis Guimarães - Perito de Engenharia Legal - há 1 mês

Prezado amigo, bom dia.

Pela literatura Pericial, as fissuras, trincas e rachaduras horizontais e verticais, são originadas de descolamento em função de dilatações de materiais diferentes, resultando em Erro Construtivo, sem riscos !!!! Já as de forma em diagonal, geralmente do meio da parede, na direção do canto da parede próxima do chão, onde na maioria se encontrasse o pilar, é Estrutural, com forte possibilidade de Recalque da Sapata !!!!

As fotos não estão tão nítidas, aconselho o Sr. contratar um Perito de Engenharia, que no local identificaria as CAUSAS dessas trincas e independentes de serem erros Construtivo ou Estrutural, indicaria as soluções de reparo, de forma a lhe oferecer segurança e a não desvalorização do imóvel !!! Espero ter ajudado !!!

Atenciosamente

Manoel Luis Guimarães

Perito de Engenharia Legal

Membro do IBAPE - Inst. Brasileiro de Pericias de Engenharia

Perito Cadastrado TJRJ - Tribunal de Justiça do RJ

Responder
Manoel Guimarães
Manoel Luis Guimarães - Perito de Engenharia Legal (Niterói, Rio de Janeiro) Manoel Luis Guimarães - Perito de Engenharia Legal - há 1 mês

Prezado amigo, bom dia.

Pela literatura Pericial, as fissuras, trincas e rachaduras horizontais e verticais, são originadas de descolamento em função de dilatações de materiais diferentes, resultando em Erro Construtivo, sem riscos !!!! Já as de forma em diagonal, geralmente do meio da parede, na direção do canto da parede próxima do chão, onde na maioria se encontrasse o pilar, é Estrutural, com forte possibilidade de Recalque da Sapata !!!!

As fotos não estão tão nítidas, aconselho o Sr. contratar um Perito de Engenharia, que no local identificaria as CAUSAS dessas trincas e independentes de serem erros Construtivo ou Estrutural, indicaria as soluções de reparo, de forma a lhe oferecer segurança e a não desvalorização do imóvel !!! Espero ter ajudado !!!

Atenciosamente

Manoel Luis Guimarães

Perito de Engenharia Legal

Membro do IBAPE - Inst. Brasileiro de Pericias de Engenharia

Perito Cadastrado TJRJ - Tribunal de Justiça do RJ

Responder
Aécio Marcos ZACARIAS REBOUÇAS

Adilson. Pode ter risco sim.

Pode ser da vibração da rua e depois de acomodar as trincas parem de aumentar.

Caso as trincas continue aumentando, indica que os danos na estrutura da casa estão aumentando.

É necessário uma vistoria.