Existe algum risco nessa ligação da tomada?

Tenho um comércio de bebidas e no momento possuo um freezer horizontal e uma geladeira duplex porem irei comprar mais um freezer, e a instalação elétrica foi feita da seguinte forma: foi puxado de uma unica tomada um par de fios de 10 metros e nesses 10 metros foram instaladas 4 tomadas sendo que esta ligado o freezer em uma tomada e a geladeira em outra e a ultima tomada esta livre e pretendo ligar o novo freezer nela, tem algum risco nessa instalação por ter puxado 4 pontos de tomadas de uma unica tomada ? Minha dúvida é essa, por ter 4 pontos há risco? ou é mesma coisa que tivesse tudo ligado na mesma tomada Com um "T"?

Existe algum risco nessa ligação da tomada?

Tenho um comércio de bebidas e no momento possuo um freezer horizontal e uma geladeira duplex porem irei comprar mais um freezer, e a instalação elétrica foi feita da seguinte forma: foi puxado de uma unica tomada um par de fios de 10 metros e nesses 10 metros foram instaladas 4 tomadas sendo que esta ligado o freezer em uma tomada e a geladeira em outra e a ultima tomada esta livre e pretendo ligar o novo freezer nela, tem algum risco nessa instalação por ter puxado 4 pontos de tomadas de uma unica tomada ? Minha dúvida é essa, por ter 4 pontos há risco? ou é mesma coisa que tivesse tudo ligado na mesma tomada Com um "T"?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Janelson Luz Oliveira

Ola,pois qualquer instalaçao eletrica tem que ser feita por um profissional; porem tem que saber se o circuito foi feito com o fio adquado e esta com o dijuntor de proteçao do mesmo.o ideal é usar um fio de 4mm e um dijuntor 32amp.

Responder
Leonardo Alves Coelho
Lumiere Energia (Taguatinga, Distrito Federal) Lumiere Energia - há 6 anos

Tem risco sim. O ideal é você contratar um profissional qualificado para fazer o dimensionamento dos fios e distribuição dos mesmos no seu quadro de distribuição quadro geral.

Ta forma que você está querendo ligar os equipamentos pode vir a sobrecarregar o circuito.

E ainda tem mais, vamos supor que essa fiação venha a ter algum problema você vai ficar sem 4 equipamentos que devem ser essenciais para o seu negócio.

Espero ter ajudado.

Responder
Daniell Alberto Gomes da Silva
Alberto-Soluções em Elétrica e Climatização (São Gonçalo, Rio de Janeiro) Alberto-Soluções em Elétrica e Climatização - há 6 anos

Alberto-soluções em elétrica e climatização

R Como se tratar de um comércio existe um calculo de demanda especifico para área , o ideal é você contratar um profissional para fazer essa demanda ,para te passa os pontos de ligação,dimensionar os circuitos que irá precisar para atender seu comercio,com os pontos de luz as tomadas especificas e tomadas de uso geral ,com seus circuitos individuais dentro das normas de segurança com sua proteção .

Responder
Serviços Jacproject - Sr Correia
Particular - há 6 anos

Sim. A tomada deve possuir 03 condutores, sendo 01 para aterramento. Os condutores devem estar no interior de eletrodutos e as tomadas fixadas a uma altura mínima de 30 cm do piso e se a área for molhada, devem ser substituídas por tomadas a prova de água IP-55,IP-66 OU IP-67, dependendo do local. Recomenda-se contratar um profissional qualificado para efetuar o projeto e instalação.

Particular - há 6 anos

R: Muito risco..... O ideal é fazer uma rede para cada equipamento, ou no máximo dois e disjuntor independente; Da forma que fez irá sobrecarregar o fio, aquecer, consumir mais e com sérios riscos a segurança do ambiente;

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região