Tenho direito de fazer meu muro no terreno?

Minha mãe dividiu o terreno para 3 irmãs fiquei no meio ganhamos 5 e meio de largura minha irmã fez a casa em cima da divisa de frente para o meio terreno e jogou o telhado cm caida para minha parte quero murar posso msm tirando a ventilação dela? Obs bati lagem no meio e to construindo so em cima embaixo vou fazer erea gourmet ( a csa dela e a azul?)

Tenho direito de fazer meu muro no terreno?

Minha mãe dividiu o terreno para 3 irmãs fiquei no meio ganhamos 5 e meio de largura minha irmã fez a casa em cima da divisa de frente para o meio terreno e jogou o telhado cm caida para minha parte quero murar posso msm tirando a ventilação dela? Obs bati lagem no meio e to construindo so em cima embaixo vou fazer erea gourmet ( a csa dela e a azul?)

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

12 Respostas

Respostas úteis 2
Realds Engenharia
Realds Engenharia (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Realds Engenharia - há 2 anos

Pode fazer o muro, vocês devem procurar um profissional para auxiliá-los nessas questões, e fazer a divisão obedecendo as leis de Conjunto residencial ou condomínio. Vocês gastariam menos fazendo certo.

3 fotos
Responder
Amanda
Particular - há 2 anos

Foi isso que eu fiz na minha parte agora como eu fiz somente em cima e quero meu quintal embaixo livre ela acha que tenho que deixar, em baixo exposto

Maria
Particular - há 2 anos

Olá, se a sua irmã construiu a muito tempo sem oposição sua ou da sua mãe, dificilmente a Justiça alteraria a situação caso não tenha uma alternativa técnica razoável. Dentro da Lei você deve manter uma distância mínima entre a sua casa e a divisa (em geral 1,5 m). Então sugiro que você construa a sua casa buscando manter o recuo e negociando com suas irmãs vizinhas um recuo menor. Uma boa negociação é melhor do que um processo e entre irmãs seria mais razoável uma boa solução para todas.

Maria
Particular - há 2 anos

Olá, se a sua irmã construiu a muito tempo sem oposição sua ou da sua mãe, dificilmente a Justiça alteraria a situação caso não tenha uma alternativa técnica razoável. Dentro da Lei você deve manter uma distância mínima entre a sua casa e a divisa (em geral 1,5 m). Então sugiro que você construa a sua casa buscando manter o recuo e negociando com suas irmãs vizinhas um recuo menor. Uma boa negociação é melhor do que um processo e entre irmãs seria mais razoável uma boa solução para todas.

Amanda
Particular - há 2 anos

Ela em momento algum recuou 1,5 m usou a parte dela como cabia a ela fez a varanda quando minha mãe estava acamada com problema no pé quando ela se recuperou já estava pronta eu nunca quis prejudicar a ela entendi que e cada um com sua vida pois fiz o mesmo construí e fiz cinta encima do muro de divisa prá construir em cima enfim tapou a claridade dela em baixo quero fazer área de lazer resumindo ela me colocou na justiça ela nem mora aqui mas a casa tá abandonada nem o muro na frente quis fazer me informei um pouco e cheguei a essa conclusão de baixo

Particular - há 2 anos

A ScalaTécnica Estruturas Metálicas se sente honrada em lhe auxiliar.

R: Dentro da sua area de terreno pode murar sim, levando em consideração que em divisa não se pode deixar areas de iluminação e ventilação conforme o codigo de obras

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Ernani Francisco Fernandes Fernandes

A divisão de lotes requer aprovação na prefeitura e registro no cartório. Assim como o projeto e a construção. Esta é uma atividade que demanda o trabalho de um profissional inscrito na prefeitura e com registro de engenheiro ou arquiteto. Do contrário os proprietário terão que resolver na justiça e pode ficar muito mais caro e desgastante.

Responder
Valéria De Checchi
Valeria De Checchi Arquitetura E Interiores (São Bernardo do Campo, São Paulo) Valeria De Checchi Arquitetura E Interiores - há 2 anos

Todos tem obrigação de fazer o próprio muro e não utilizar o muro do outro pra construir em cima. Da mesma forma que cada um deverá respeitar a legislação qto a recuos, ventilação etc. Se fosse um terreno de uma pessoa desconhecida, como faria ?

Responder
Amanda
Particular - há 2 anos

Pois e a varanda dela e aberta com vaos para dentro do meu terreno cheio de grade ela diz que como ela fez a casa dela primeiro vai ter que ficar assim tipo tirando toda minha privacidade e me colocou na justica eu moro nos fundo do meu terreno esperando a casa da frente fica pronta todo ano no verão minha casa enche pois o telhado dela joga toda a água no quintal e nunca reclamei e a agua que cai no quintal dela na parte da frente escorre na lateral do meu alicerce e vai parar na minha porta dos fundo a casinha dos fundo e muito la no fundo mas baixo que o nível da rua por isso to construindo algo melhor e minha parte que minha mãe me deu ja está documenta a dela não

Amanda
Particular - há 2 anos

Se eu quisesse reformar a casinha dos fundos ia ter problemas com ela também pq o telhado dela no final esta em cima do meu telhado caso complicado obrigada por sua opinião

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região