Quando cai internet, câmera para de funcionar. O que pode ser?

Tenho uma câmera vip 1430 da intelbras instalada numa escola, toda vez que cai a Internet ela para de funcionar, alguém já passou por isso?

No local foram instalada todas câmeras vip 1430b por um switch poe, porém só uma câmera acontece isso.

Quando cai internet, câmera para de funcionar. O que pode ser?

Tenho uma câmera vip 1430 da intelbras instalada numa escola, toda vez que cai a Internet ela para de funcionar, alguém já passou por isso?

No local foram instalada todas câmeras vip 1430b por um switch poe, porém só uma câmera acontece isso.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

2 Respostas

Alessandro Fonseca
Yor Serviços Patrimoniais (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Yor Serviços Patrimoniais - há 1 mês

O problema que você descreveu é relativamente comum em sistemas de vigilância por câmeras IP e pode ser causado por diversos fatores. Vamos explorar as possíveis causas e soluções para o problema de sua câmera VIP 1430B da Intelbras parar de funcionar quando a internet cai.

Possíveis Causas

Configuração de Rede da Câmera

Dependência de Servidor Externo: A câmera pode estar configurada para depender de um servidor externo para autenticação ou transmissão de dados. Se a internet cai, ela perde essa conexão e para de funcionar.

DNS: Se a câmera usa um DNS que fica inacessível sem internet, pode haver falhas na comunicação interna.

Firmware da Câmera

Bugs ou Problemas de Firmware: O firmware da câmera pode conter bugs que fazem com que ela pare de funcionar quando perde a conexão com a internet.

Configuração do Switch PoE

Configurações Específicas para a Câmera: Pode haver alguma configuração no switch PoE que afete especificamente essa câmera quando a internet cai.

Problema de Alimentação

Interferência Elétrica: A queda de internet pode coincidir com alguma flutuação ou interferência elétrica que afete o funcionamento da câmera.

Cabo ou Porta Defeituosos: Pode haver um problema específico com o cabo ou a porta do switch PoE onde a câmera está conectada.

Configuração de Rede Local (LAN)

Conflitos de IP: Pode haver um conflito de IP que se manifesta quando a internet cai.

Configuração de Roteador/Gateway: Se a câmera depende de um roteador ou gateway para a comunicação interna, uma falha nesses dispositivos pode afetar a câmera.

Problemas Específicos da Câmera

Defeito de Hardware: Pode ser que a câmera específica esteja com um defeito de hardware que se manifesta nessas condições.

Soluções Sugeridas

Revisar Configurações da Câmera

Configuração de IP Estático: Assegure-se de que a câmera está configurada com um IP estático para evitar conflitos de IP.

Desativar Dependência de Internet: Verifique se há configurações que podem ser ajustadas para que a câmera funcione independentemente da internet, como a configuração de um servidor NTP local para sincronização de horário.

Atualizar Firmware

Atualização do Firmware: Verifique no site da Intelbras se há uma atualização de firmware disponível para a câmera VIP 1430B. Atualize para a versão mais recente, pois isso pode corrigir bugs conhecidos.

Verificar Configurações do Switch PoE

Revisar Configurações: Verifique se há configurações específicas para a porta onde a câmera problemática está conectada.

Trocar de Porta ou Cabo: Experimente trocar a câmera de porta no switch PoE ou substituir o cabo de rede para descartar problemas de cabeamento ou porta defeituosa.

Checar a Rede Local

Analisar Conectividade: Utilize ferramentas de diagnóstico de rede para verificar se há alguma configuração errada na LAN que poderia estar afetando a câmera quando a internet cai.

Revisar Configurações do Roteador/Gateway: Certifique-se de que o roteador ou gateway está funcionando corretamente e não está interferindo na operação da câmera.

Monitorar o Equipamento

Log de Eventos: Ative ou verifique os logs de eventos da câmera para identificar mensagens de erro ou alertas que possam indicar a causa do problema.

Verificar Alimentação

Estabilidade Elétrica: Verifique se há estabilidade na alimentação elétrica do switch PoE e da câmera. Instalar um estabilizador ou nobreak pode ajudar a evitar interferências.

Procedimento de Diagnóstico

Isolamento do Problema

Desconecte a câmera do switch PoE e conecte-a diretamente em outro switch ou roteador para verificar se o problema persiste.

Teste com outra Câmera

Substitua a câmera problemática por outra do mesmo modelo para verificar se o problema está na câmera ou na infraestrutura.

Monitoramento Contínuo

Use um software de monitoramento para verificar a estabilidade da câmera ao longo do tempo e identificar se há um padrão específico para quando ela para de funcionar.

Conclusão

Problemas de câmeras IP que param de funcionar quando a internet cai podem ser frustrantes, mas geralmente são solucionáveis com uma abordagem sistemática de diagnóstico e resolução. Verificar todas as configurações de rede, atualizar firmware, revisar a infraestrutura física e monitorar a operação da câmera são passos fundamentais para identificar e corrigir a causa raiz do problema.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de câmeras segurança na sua região