Como corrigir esta tensão de 120V entre neutro e terra?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

12 Respostas

Respostas úteis 1
José Macleyton Meira Lima macleyton

Numa rede de distribuição de energia elétrica os transformadores geralmente são ligados em triângulo no primário e estrela no secundário, com o neutro aterrado.

Teoricamente, o neutro e o terra devem ter uma diferença de potencial igual a zero, ou seja nível de tensão zero.

O terra deve ter nível de tensão do solo, ou seja, o nível de tensão natural das coisas que estão em contato elétrico com o solo. Já o neutro, deve ter o nível de tensão igual ao do terra, porém existe uma diferença. O nível de tensão do neutro também deve ser igual ao nível de tensão do terra da fonte geradora de energia, pois o neutro é derivado da fonte geradora de energia.

Todo equipamento que utiliza o neutro, deve ser ligado no neutro e nunca no terra. Uma vez ligado no terra, é possível que por problemas de condutividade o terra seja energizado, provocando variações de tensão e interferências em outros equipamentos.

O terra deve ser somente utilizado para aterramento de equipamentos de proteção elétrica.

Responder
Particular - há 5 anos

R: Meça o aterramento, mas dentro dessa faixa é tolerável para os equipamentos...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Luiz Mota
Serralheria Serviços De Instalação E Reforços Em Grades E Portas. (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Serralheria Serviços De Instalação E Reforços Em Grades E Portas. - há 7 anos

neutro é o negativo, na tomada existe um neutro e um positivo (fase) estes dois alimentam aparelhos com 120 v (aprox). Terra é outra coisa, é usado no furo (pino) do meio das tomadas, precisa ter a cõr verde com linha amarela, precisa ser ligado numa barra de aterramento independente da que o marcador possui. O aterramento para este fio verde é para absorver dos aparelhos (equipametos) eventuais descargas elétricas por motivo de defeito ou sobre carga. este fio do meio, o verde é uma instalação independente das fasas que vem do relógio. No Brasil as construções antigas desconhecem este recurso.

Responder
José Macleyton Meira Lima macleyton

Provavelmente este tipo de problema pode esta acontecendo devido uma falha do sistema de aterramento que ficar conectado no neutro de entrada da a concessionaria que e ligado no medidor de energia chamado de sistema NT ou neutro aterrado na verdade este tipo de aterramento tem a função de proteger de uma possível flutuação do neutro e um retorno de fase pelo neutro

solução do problema

1 verificar o cabo e conexção do sistema de aterramento da concessionaria tipo NT

2 aumentar o numero de hastis de aterramento

lembrado que a resistividade do sistema de aterramento tem que ser no máximo 10 Ohm

Responder
Saulo
Saf - Serviços Técnicos (Recife, Pernambuco) Saf - Serviços Técnicos - há 7 anos

Provavelmente o seu aterramento deve ser composto por apenas uma única haste de aterramento e o solo tem uma resistividade muito alta. A solução será em levantar a resisitivade do solo e dai fazer um projeto de aterramento e executa-lo conforme o projeto.

Responder
Gledson Lima
Mantec Instalações Manutenção E Consultoria Eletrica (Capela do Alto, São Paulo) Mantec Instalações Manutenção E Consultoria Eletrica - há 7 anos

Por maior que seja o problema d instalação, entre fase e neutro não deve em hipótese alguma haver tensão, a não ser que algum equipamento esteja proporcionando esta fuga para o aterramento. então este deve ser revisto e realizada a substituição do equipamento com defeito.

Responder
José Morgado
Particular - há 5 anos

Aqui está a resposta correta do Sr. Gledson, ao problema das tensões entre neutro e terra, quando esta terra é realizada e aplicada às instalações, aquando das construções. Terra é igual a zero voltes e é assim que tem de ser fornecida empresa fornecedora. A terra das edificações tem de ser igual. Tenho dito.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região