Tensão entre fases desligados, é normal?

Em uma chacara tem um poste trifásico com transformador de 127 V, entre fase e aterramento está dando uma tensão de 180 a 190 volts, conferido com multimetro e com tudo desligado. Isto é normal?

Tensão entre fases desligados, é normal?

Em uma chacara tem um poste trifásico com transformador de 127 V, entre fase e aterramento está dando uma tensão de 180 a 190 volts, conferido com multimetro e com tudo desligado. Isto é normal?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

33 Respostas

Respostas úteis 3
Jenário Silva
Jenário (Jundiaí, São Paulo) Jenário - há 4 anos

Boa tarde, Leticia!! Em um sístema com os disjuntores desligado não pode haver tensão.

Se a rede é 127V e está chegando 180V tem algo de errado no transformador, alguma ligação estar em curto circuito.

Chame um profissional capacitado para verificar com urgência.

Responder
Júlio Gonçalves
Júlio Serviços Elétricos (Franca, São Paulo) Júlio Serviços Elétricos - há 4 anos

Você fez a medição das fases separado? Quanto deu? Se as fases foi medida em separado e deu 127V cada fase as fases estão corretas... Se você foi medir qualquer uma das fases com o terra e deu 180,190 o problema está no aterramento...

Responder
William  Alcantara
Doutor Residencia (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Doutor Residencia - há 4 anos

prezada leticia boa noite td bem? em um cirquito 220 a alimentação é constante(pulsação direta de energia)ja o cirquito 110 a alimentação é feita com retorno e descarga;faça o seguinte:desligue apenas o neutro e faça a medição depois desligue o aterramento e meça de novo é quase certo q a tensão irá cair dai vc encontrou o problema é importante tbm vc verificar se ñ esta havendo variação de corrente(use um teste de fase individual q ele lhe mostrará se a tenção da corrente esta estática ou variável.

att. doutor residencia.

Responder
Marcos Lopes de Almeida
Eletricista Instalador Técnico Eletrotécnico (Arujá, São Paulo) Eletricista Instalador Técnico Eletrotécnico - há 4 anos

O que está aparentado é que você está com falta de neutro ou o transformador está co defeito e ao invés de ser 220 fazendo 180 V

Responder
Alexandre V Rocha
Particular - há 4 anos

Olá. Pelo que entendi, você recebe um sistema trifásico 380 a 4 fios, com tensão de fase 127v (tensão entre fase e neutro) e tensão de linha 220 volts (tensão entre fase e fase). Sistema trifásico, a rede elétrica dispõe de quatro condutores, três condutores de fase (R, S, T) e um condutor neutro. Assim como no sistema bifásico, as tensões tensões de fase e linha podem variar entre 127/220V ou 220/380V e em algumas situações os sistemas trifásicos fornecerem em média potências de até 75KW (75000W), muito usado em indústria e comércios.

Logo, num sistema equilibrado e normal, não poderia haver essa tensão tao alta entre fase e aterramento. Pode estar havendo curto circuito com uma outra fase no aterramento. Ou algum problema no transformador. Chame um profissional capacitado ou acione a concessionaria de energia.

Rodrigo Cesar Pupo
Rcp - Soluções Em Tecnologia (Campinas, São Paulo) Rcp - Soluções Em Tecnologia - há 4 anos

Bom dia. Em primeiro lugar, você deve se informar se a concessionária fornece tensão de 380 ou 220 entre fases na sua região. Mas pelo que está sendo informado, é possível que a medição esteja sendo realizada na fase aberta, ou seja, que não está recebendo carga do imóvel. Se for o este o caso, deve-se medir a tensão nas fases com carga. Se mesmo assim o valor se mantiver em torno dos 180 a 190 V, é possível que haja um curto circuito entre uma das fases e o terra, ou que o condutor neutro esteja rompido.

Responder
Rudinaldo
Construçao E Reformas (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Construçao E Reformas - há 4 anos

Existe duas modalidades de medição

380/220 ou 380/380 um profissional do ramo poderá defini qual o tipo de ligação foi solicitado pela concessionária.

Responder
Davi Da Silva Santos
Augustus.... Instalações E Manutenções Elétricas (Embu, São Paulo) Augustus.... Instalações E Manutenções Elétricas - há 4 anos

Bom dia,se já é trifásico, então não é 380, o que se tem que fazer é verificar as tenções que estão chegando para o distribuidor,outra coisa aterramento é um caminho para fuga e altas descargas, mas se colocado junto com uma das fases com certeza você terá uma tensão....ou seja se tratando de trifásico você terá 110v.... mas o ideal é descobrir quanto você tem em cada fase... bom dia.....

Eduardo Meneguin

É possível que a ligação trifásica oferecida pela concessionária seja obtida com Delta aberto (popularmente conhecido como 4 fio) neste caso esta terceira fase somente deve ser utilizada em motores porque a tensão entre ela e o neutro será ao redor de 190 Vca. As outras 2 fases terão que ter as tensões 220 Vac (FF) e 127Vac (FN) obrigatoriamente. Muito cuidado com a distribuição da terceira fase no QDF.

Responder
Valmir Siqueira
Valcontec (Sorocaba, São Paulo) Valcontec - há 4 anos

Não foi clara essa medicação .

Se rede é 127V e está chegando 180V tem algo de errado no transformador . Acione a concessionária.

Responder
Francisco Souza
Floridas Pinturas (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Floridas Pinturas - há 4 anos

bom dia obrigado pela a pergunta sempre quando for fazer u projeto procura um bom profissional tem o bom dia

Responder
Ivo Mendes
Smi Eletrica (Itapecerica da Serra, São Paulo) Smi Eletrica - há 4 anos

Precisa ver com a concessionária, se o padrão é 380/220v ou 220/127v, se o padrão for 380 a tensão esta baixa, se for 127 a tensão esta muito alta, pode haver problemas no transformador, existem regiões que não são fornecidas o 127v (110), onde deve se fazer o uso do trafo para baixar para 127..

Isso sempre foi assim ou percebeu a mudança?

Responder
Ozanan  Silva Rodrigues

Verdade que é necessário saber se realmente é 380 ou 220,mas é também é verdade que se faltar neutro em 380 a tensao vai ficar na casa de 180 a 190 volts entre fase e neutro e caso seja 127 a tensao vai ficar nessa faixa de 180 volts entre fase e neutro também

Particular - há 4 anos

R: Voce deve esta medindo duas fases... e mesmo assim esta com falha... deve-se solicitar correção de tensão junto a concessionaria

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região