Como identificar o problema da minha instalação elétrica?

desliguei o disjuntor da entrada, desliguei todos os disjuntores do QDC, mas estou tendo 12V AC entre terra e neutro, entre terra e fase, mas não entre fase e neutro, o que poderia ser?

Como identificar o problema da minha instalação elétrica?

desliguei o disjuntor da entrada, desliguei todos os disjuntores do QDC, mas estou tendo 12V AC entre terra e neutro, entre terra e fase, mas não entre fase e neutro, o que poderia ser?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Marcos Silva
VOLPERGY ELECTRIC ADVISORY (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) VOLPERGY ELECTRIC ADVISORY - há 6 meses

Boa noite, Matheus.

Além do que você já fez, faltou RETIRAR TODOS os plugs das tomadas de qualquer equipamento da sua casa.

Retire também os plugs das luzes de emergência da sua casa, caso tenha.

Já me deparei em situação parecida e quando fui verificar se tinha algo ligado me deparei com as luzes de emergência ligados e quando despluguei da tomada não havia mais tensão nas medições.

Esses 12V provavelmente são das luzes de emergência (funcionam com 12V CC da bateria) ou de algum outro equipamento de 12V dando retorno indevidamente para os circuitos.

Provavelmente alguns circuitos internos eletrônico desses equipamentos de 12V estejam com algum mal funcionamento deixando passar para a rede essas tensões pequenas.

Responder
José Gustavo Neto
Agv Serviços E Instalações Eletrônicos (Campinas, São Paulo) Agv Serviços E Instalações Eletrônicos - há 7 meses

Olá Matheus,

O mais provável é o aterramento, o correto é uma marcar uma visita técnica para verificar o tipo de aterramento e condição das conexões entre terra neutro da sua instalação elétrica.

Responder
SerraCentro - Elétrica Fernando S.

Olá Matheus.

Com base nos dados que você nos trouxe, há indicação que pode haver uma indução ao terra antes do QDC ou uma falha no aterramento (como oxidação da haste ou proximidade com outras hastes) o quê pode gerar essa diferença de potencial mesmo com tudo desligado.

Pontos a verificar:

- Qual o tipo de aterramento da edificação?

TT (aterramento individual - terra isolado do neutro);

TN-C (aterramento comum ao neutro no padrão de entrada - PEN);

TN-S (aterramento separado, terra separado do neutro);

TN-C-S (parte do circuito com terra individual e parte com terra unido ao neutro)

- Como e onde está o BEP (Barramento de Equipotencialização Principal)? Está junto ao padrão de entrada? Está no QDC antes do disjuntor geral?

- Existe equipotencialização (união) ou separação do terra e neutro junto ao QDC?

Para fins de testes,com todos disjuntores desligados, pode-se fazer as mesmas medições que você expôs aqui e ir desconectando os condutores de neutro (um por um) até cessar a diferença de tensão a qual você se referiu. Com isso você saberá qual condutor pode estar sofrendo indução e assim tentar localizar o ponto exato. Caso não localize através do neutro, tente o mesmo com os condutores de terra.

Lembro que é importante a verificação do sistema de aterramento como um todo com ferramentas específicas para tal (terrômetro), assim como a proteção do circuito com dispositivos de proteção contra surtos e fuga de corrente, a fim de proteger os usuários da edificação.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região