Terraplanagem

Como calcular o empolamento?

Terraplanagem

Como calcular o empolamento?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Valdemir Nogueira Chagas

Custódio, bom dia!

O cálculo feito pelo Rômulo está corretíssimo.

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Rômulo Fernando Macedo
Studio Lambrequim - Arquitetura E Restauração (São José dos Pinhais, Paraná) Studio Lambrequim - Arquitetura E Restauração - há 7 anos

Bom dia Custódio.

Abaixo segue um passo a passo para cálculo de empolamento.

TAXA DE EMPOLAMENTO

Segundo o livro Como Preparar Orçamentos de Obras, de Aldo Dórea Mattos, publicado pela Editora PINI, cada tipo de solo possui uma taxa de empolamento. Veja:

MATERIAL E (EMPOLAMENTO %)

Rocha detonada - E 50%

Solo argiloso - E 40%

Terra comum- E 25%

Solo arenoso seco - E 12%

CÁLCULO PRÁTICO DO EMPOLAMENTO

1. Vamos imaginar uma obra que necessite escavar 50 m3 de terra, medido pelo serviço de topografia. O objetivo é descobrir o "Vs" (volume de terra solta) para definir o transporte, o que é calculado a partir da seguinte fórmula, sendo que "Vc" é o volume medido no corte; e "E" é o empolamento.

Vs = Vc (1 + E)

2. Para exemplo, vamos considerar que a terra é comum, com taxa de empolamento de 25%. Para realizar a conta, transforme a porcentagem em 0,25. A conta fica assim:

Vs = Vc (1 + E)

Vs = 50 (1 + 0,25)

Vs = 50 x 1,25

Volume de terra solta = 62,5 m³

3. Portanto, depois da escavação, o volume de terra, que era de 50 m3 no corte, aumentará para 62,5 m³.

ATENÇÃO

Uma caçamba comum tem capacidade média de 5 m3. Sem considerar a taxa de empolamento, seriam necessárias dez para carregar 50 m3. Portanto, muito cuidado ao realizar esse cálculo, pois na verdade são necessárias 12,5 caçambas.

Ou seja, 50m³(corte)+12,5m³(c/ taxa de empolamento)= 62,5m³

62,5m³/5m³(por caçamba)=12,5 caçambas.

Ok. Espero ter ajudado.

Studio Lambrequim

Arquitetura e Restauração

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de terraplanagem na sua região