Como construir em um terreno muito acidentado?

Preciso construir e murar um lote de 200 m², 10 m de frente, mas o terremo lado fundo é muito acidentado o que fazer? Por onde começar? Todos falam que sai muito caro uma construção neste local.

Como construir em um terreno muito acidentado?

Preciso construir e murar um lote de 200 m², 10 m de frente, mas o terremo lado fundo é muito acidentado o que fazer? Por onde começar? Todos falam que sai muito caro uma construção neste local.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

13 Respostas

Respostas úteis 7
Sandra Rodrigues de Rezende

Olá Lucia,

É importante respeitar a topografia do terreno. Porém se houver a necessidade de realizar a movimentação de terra, o que vai depender das necessidades de projeto, é importante se fazer um bom muro de arrimo. O custo da construção vai depender do projeto, de como será feita a interação da necessidade dos moradoresção

Responder
Wellington Alves Ribeiro
WR Engenharia (Betim, Minas Gerais) WR Engenharia - há 7 anos

Bom dia Lúcia, pelo que entendi seu terreno tem uma declividade da rua para os fundos, correto. Primeiramente seria necessário procurar um Engenheiro ou Arquiteto, para em conjunto com você definir a melhor opção de projeto. Atualmente tenho três projetos em elaboração que se enquadram neste perfil. Um deles construimos duas casas geminadas, sendo que embaixo, no pilotis, ficou garagem e areas de serviço. No outro o cliente queria uma casa de um unico nivel, projetamos o Pilotis e em baixo foi feito uma area de lazer, inclusive com Piscina. No seu caso é póssivel, dependendo da topografia, construir a casa no nivel da rua, e ainda aproveitar o pilotis, fazendo um porão, ou verificar a melhor possibilidade, no caso de esgoto, caso seja construido abaixo do nivel da rua, é possivel fazer uma elevatória onde o esgoto é bombeado, para a rede pública. O correto mesmo é consultar um profissional para encontrar a melhor solução. Lembrando que aterro e desaterro gera um custo multo alto.

Responder
Cristiana Oliveira
C-OLIVEIRA Arquitetura (Uberlândia, Minas Gerais) C-OLIVEIRA Arquitetura - há 7 anos

Realmente fica caro mudar uma topografia bem acidentada. A melhor opção é criar um projeto que respeite e acompanhe a topografia, economiza e dá muito mais movimento à obra. Quanto ao muro, este também pode acompanhar a topografia. Se ela for muito agressiva, é possível construí-lo de forma escalonada.

Responder
Sandra Rodrigues de Rezende

Olá Lucia,

O custo dependerá do projeto a ser realizado, o que envolve as necessidades dos usuários. Se no projeto houver a necessidade de movimentação de terra, ou dependendo de como acontecem os desníveis do terreno, é importante a construção de muros de arrimo para a contenção da terra.

Responder
Vânia  Campos dos Santos
Vania Campos Arquitetura, Interiores E Paisagismo (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Vania Campos Arquitetura, Interiores E Paisagismo - há 7 anos

O ideal é respeitar ao máximo a topografia do local, evitando-se muita movimentação de terra. Isso gera economia, além de ser uma atitude sustentável. O projeto deve procurar um equilíbrio entre a necessidade dos futuros moradores e a geografia natural do terreno.

Responder
Paulo Roberto da Costa Machado

Vejo duas possibilidades:

Dividir o projeto em níveis,definindo ambientes com prioridade de posição de acordo com a necessidade.

Se o terreno desce da rua para o fundo, pode se colocar a edificação no nível da rua, porém além de um alto custo, você teria uma grande altura na parte de trás e um vazio enorme entre a edificação e o terreno.

Dp Projetos e Soluções
DP Projetos e Soluções (Aracaju, Sergipe) DP Projetos e Soluções - há 7 anos

Boa noite.

A topografia ditará as regras para uso do terreno.

Com isso minimizará cortes e gastos com contenção de terra.

Sem dúvidas, sua casa também ficará mais charmosa com a paramilitarização de uso de vários níveis de laje.

Responder
Rute Fernandes
TRAÇO FORMA MARCENARIA (Belo Horizonte, Minas Gerais) TRAÇO FORMA MARCENARIA - há 7 anos

Olá Lúcia, não sou profissional dessa área, apenas design de interiores. Terrenos muito acidentados requerem um cuidado especial e com o suporte de um bom profissional em projetos arquitetônicos, pode-se ter uma construção bem bacana. Moro em um terreno parecido com o seu e contruimos um arrimo com mais ou menos 15 metros de altura. Ficou excelente. Aconcelho a ter em mão a planta planialtimétrica, que é feita pelo topógrafo, ela é muito importante para o calculo estrutural do arrimo. Se voce estiver pensando apenas em murar por agora, sugiro contratar um bom engenheiro calculistas. Ainda tenho alguns outros arrimos para fazer, porém não me atrevo a fazer sem um projeto e acompanhamento de um engenheiro calculista. É bom ficar atenta ao inicio da obra, fuja dos períodos chuvosos. Espero ter ajudado e boa sorte!

Responder
Djalma
Manuforte (Belo Horizonte, Minas Gerais) Manuforte - há 7 anos

O ideal é respeitar ao máximo a topografia do local, evitando-se muita Bom dia Lúcia, pelo que entendi seu terreno tem uma declividade da rua para os fundos, correto. Primeiramente seria necessário procurar um Engenheiro para em conjunto com você definir a melhor opção de projeto. O correto mesmo é consultar um profissional para encontrar a melhor solução. Lembrando que aterro e desaterro gera um custo multo alto.movimentação de terra. Isso gera economia, além de ser uma atitude sustentável. estou a disposição

Responder
Liselane Ambrosio
Projetos De Arquitetura E Habite-se (Contagem, Minas Gerais) Projetos De Arquitetura E Habite-se - há 7 anos

O povo brasileiro tem a cultura de que sabe um pouco de cada coisa, mas o correto é você contratar um engenheiro ou arquiteto para que conjuntamente com o planialtimétrico seja elaborado um projeto visando atender aos seus anseios e ao menor custo para a obra.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região