Terreno com aterro

Tenho um terreno onde vou construir em uma área de 4,80 x16 metros, essa área foi aterrada, e o aterro possuía bastante entulho, minha fundação foi feita com sabatas de 80x80x40 a cada 3 metros e pouco coloquei uma sapata, fiz broca em todas,mais não consegui muita profundidade,apenas 1metro e meio,e vou colocar tela e concretar toda essa área, quero fazer 3 casa sobre essa fundação,e todas de tijolos baianos,será que tem algum risco?

Terreno com aterro

Tenho um terreno onde vou construir em uma área de 4,80 x16 metros, essa área foi aterrada, e o aterro possuía bastante entulho, minha fundação foi feita com sabatas de 80x80x40 a cada 3 metros e pouco coloquei uma sapata, fiz broca em todas,mais não consegui muita profundidade,apenas 1metro e meio,e vou colocar tela e concretar toda essa área, quero fazer 3 casa sobre essa fundação,e todas de tijolos baianos,será que tem algum risco?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Respostas úteis 1
Aguinaldo Rocha ROCHA
Construtora Teto Sul (Várzea Paulista, São Paulo) Construtora Teto Sul - há 8 anos

Amigo Guilherme , penso que já tem sua opinião formada , mas recomendo que procure um engenheiro e que lhe auxilie pois neste tipo de terreno pode lhe trazer muitos problemas , pois sabe-se lá como foi compactado esse solo , Abraços e boa sorte.

Responder
Valdemir Nogueira Chagas

Guilherme, boa tarde

Você deverá fazer uma sondagem do solo do seu terreno; através de cálculo estrutural, onde poderemos detectar a carga em cada estaca, pois a carga (peso) não é a mesma em todos os pilares. A CKS Consultores poderá auxiliá-lo ou mesmo executar o projeto estrutural.

Valdemir Chagas - Engenheiro Civil

Responder
Emerson Ribeiro
Grupo Spartanian (São José dos Campos, São Paulo) Grupo Spartanian - há 8 anos

Prezado Guilherme, o mais assertivo é buscar o acompanhamento e orientação de um engenheiro, o qual devera proceder alguns teste e lhe mostrar o melhor caminho a seguir. Lembrando que o terreno aterrado vai levar um certo tempo para assentar totalmente, deve-se levar em consideração no projeto.

Abraços

2 fotos
Responder
Conrado  Lorenz Lourenço
Conrado Lorenz Lourenço Arquitetos (Almirante Tamandaré, Paraná) Conrado Lorenz Lourenço Arquitetos - há 8 anos

Sempre antes de construir é necessário consultar um engenheiro ou arquiteto para te direcionar nas etapas. Ideal seria ter feito uma sondagem em conjunto com o levantamento topográfico e em seguida um projeto estrutural, para então partir para o projeto arquitetônico. Na etapa em que se encontra consulte um engenheiro especializado em estruturas para prevenir futuros problemas...

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região