Como construir em um terreno que já tem um projeto aprovado pela prefeitura?

Boa noite a todos, comprei uma casa em um lote com mais 12 casas, só que o dono do lote construiu as outras e a minha não, então eu resolvi comprar o terreno, só que o terreno já tem um projeto aprovado pela prefeitura do município. Eu gostaria de construir mas com uma planta diferente. Como posso fazer isso?

Como construir em um terreno que já tem um projeto aprovado pela prefeitura?

Boa noite a todos, comprei uma casa em um lote com mais 12 casas, só que o dono do lote construiu as outras e a minha não, então eu resolvi comprar o terreno, só que o terreno já tem um projeto aprovado pela prefeitura do município. Eu gostaria de construir mas com uma planta diferente. Como posso fazer isso?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Respostas úteis 1
SR Engenharia Consultiva
Sr Engenharia Consultiva (Recife, Pernambuco) Sr Engenharia Consultiva - há 6 anos

Bom dia, Jhoseph!

Tudo bem?

Pois bem, a existência de um projeto aprovado para o terreno não implica em sua execução. Você pode submeter outros sem problema.

A aprovação de projeto é apenas um "atesto" da prefeitura dizendo que:

"A INTENÇÃO de construção (projeto) está de acordo com o plano diretor da cidade (e normas técnicas vigentes)." Apenas isso. Mesmo com essa aprovação sequer você pode iniciar a construção, pois para executar o projeto se faz necessário o alvará/licença, que também é emitido pela prefeitura APÓS a aprovação do projeto.

Você pode aprovar diversos projetos na prefeitura. O serviço de análise de projetos é uma forma de garantir que a cidade siga certos padrões e que haja responsabilidade sobre as edificações.

Para construir LEGALMENTE um imóvel, resumidamente, os passos são estes:

1. Elaboração de projeto por profissionais com a atribuição técnica (Arquitetos e Engenheiros Civis);

2. Aprovação do projeto pela prefeitura do município;

3. Liberação para execução do projeto por meio do alvará/licença de construção;

4. Execução da construção por profissionais com a atribuição técnica (Arquitetos e Engenheiros Civis).

Espero ter esclarecido um pouco do processo e sinta-se a vontade para tirar mais dúvidas.

PS.: Os procedimentos deverão variar de prefeitura para prefeitura porém tendem à um certo padrão.

Responder
Denis Duck
Triangulo Arquitetura E Construção (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Triangulo Arquitetura E Construção - há 6 anos

Prezado Jhoseph, simplesmente contrate um novo projeto informando ao profissional que deverá pedir a substituição do projeto e assim que aprovado com alvará de construção na mão poderá começar sua obra. A Triangulo arquitetura e construção tem um vasta experiência de 29 anos no ramo. Nos colocamos a disposição para maiores informações. Atenciosamente arquiteto Denis Duck

3 fotos
Responder
Projectel Projetos Instalações e Construções

Bom dia, Jhoseph

Independente de você ter um projeto aprovado junto a prefeitura do seu município você poderá altera-lo e pedir uma alteração de projeto junto ao seu município antes da construção solicitando um novo alvará de construção. Vale frisar também que tal procedimento deverá ser feito por um profissional habilitado Engenheiro Civil ou arquiteto.

Responder
André Viana
Andre Viana Arquitetura (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Andre Viana Arquitetura - há 6 anos

Bom dia, Jhoseph!

Independente da planta já haver sido aprovada pelos órgãos administradores locais, a aprovação deu-se a um projeto específico, considerando área a ser construída e as exigências mínimas de conforto ambienteal (dimensionamentos mínimos, circulação, insolação e ventilação, etc.) previstas pelo código de edificações exigidas pela administração local.

A praxe é que seja realizada a apresentação do novo projeto para avaliação e aprovação, a fim de que sua obra não seja submetida a possíveis embargos e impedimentos.

Para este processo é imprescindível o acompanhamento de um arquiteto e/ou engenheiro, que assinará a caderneta de obras e a RRT (registro de responsabilidade técnica) como responsável técnico pelo projeto e pela obra, documentos normalmente exigidos no processo de avaliação.

Espero ter ajudado a esclarecer suas dúvidas.

Responder
Particular - há 6 anos

R: Se já possui planta aprovada, deve-se ir na prefeitura e verificar na maioria delas terá que fazer a substituição do projeto e ter novo alvara... Com as construções metálicas voce terá redução de custo, maior design, além da redução do prazo da obra... Caso tenha interesse nos consulte...

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região