Posso usar tijolo baiano para fazer minha casa?

Gostaria de saber se posso usar tijolo baiano para fazer minha casa e bater laje? Levando em consideração que futuramente vou construir pavimentos em cima.

Posso usar tijolo baiano para fazer minha casa?

Gostaria de saber se posso usar tijolo baiano para fazer minha casa e bater laje? Levando em consideração que futuramente vou construir pavimentos em cima.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

17 Respostas

Respostas úteis 2
José Antônio de Paula

Só pode ser usado como vedação porque não suporta cargas estruturais. É o tipo de tijolo mais barato do mercado, mas tem altos índices de quebras e produz muito entulho no canteiro de obras. Por isso, os especialistas recomendam que sejam comprados 30% de peças a mais do que o necessário. Além disso, assim como o tijolo comum, o baiano também não tem precisão dimensional. Ou seja, requer mais gastos com material de reboco e mão-de-obra, principalmente na etapa de nivelamento das paredes. Mas, se comparado ao tijolo comum e ao bloco de concreto, tem desempenho térmico superior.

Responder
Ednaldo réis
Reformado Tudo (Itapecerica da Serra, São Paulo) Reformado Tudo - há 6 anos

Bom dia pode sim mas no pavimento térreo e muito mais interessante colocar blocos de cimento pra li dar uma boa base e fica mais resistente mas vc achar melhor com o bloco bahiano também dar claro que sim dar porque sobre o peso eles ficaram nas colunas e vigamento que são estrutural .

Responder
Particular - há 6 anos

R: Escolha um sistema estrutural e use os tijolos como vedação; Já faça a previsão para receber a carga de mais um pavimento; Nós somos especialistas em estruturas metálicas residenciais.... Traga seu projeto; Orçamos sem compromisso;

A disposição;

Eng.° Antonio Alves
Britto (Catu de Abrantes, Bahia) Britto - há 6 anos

Olá! Tudo bem? Como os colegas já responderam, de fato é possível. Porém, faço algumas ressalvas e dou algumas dicas. O bloco cerâmico "baiano" é um bloco de vedação, ou seja, não tem função estrutural. Além disso, ele costuma ser mal fabricado e ter inúmeras imperfeições que podem atrasar um pouco o serviço e tornar as paredes mais irregulares. Um projeto bem dimensionado diminuirá os desperdícios com a quebra de blocos e com a passagem de tubulações e eletrodutos. Há outros modelos de blocos que permitem a passagem dos dutos sem ter que quebrar. Isso diminui o custo da obra. Há blocos estruturais e ecológicos que dão agilidade e economia na construção, mas isso requer mão de obra competente. Busque empresas para construírem o seu imóvel, pois edificação é investimento e deve ser executada por pessoas competentes e que deem garantia. Nem sempre o mais barato é a melhor opção. Damos orçamentos sem custos para o cliente e garantia de 5 anos.

Outra dica que eu dou é optar por casas modulares, pré-fabricadas de blocos termoacústicos ou steel frame. A casa será mais valorizada, será executada por pessoas competentes e o preço costuma ser 30% mais barato.

Construímos em todo o país e com o melhor custo benefício do mercado.

Responder
Flarrel Engenharia e Interiores
Flarrel Engenharia e Interiores (Valinhos, São Paulo) Flarrel Engenharia e Interiores - há 6 anos

Bom Dia,

Poderá utilizar o tijolo baiano para fazer o fechamento das alvenarias. Porém o que irá suportar a laje e a carga do pavimento superior, serão as vigas e consequentemente os pilares.

Para esse detalhe, contrate um engenheiro para avaliar e fazer um cálculo desta estrutura.

Obrigado.

Eng. Flávio de Brito

Responder
Engº Civil Ivonaldo Medeiros
Ivonaldo Medeiros (Boa Vista, Roraima) Ivonaldo Medeiros - há 6 anos

Não suporta cargas estruturais, como vedação(fechar os vãos) sim.

Responder
Benito Adao Rodrigues
Particular - há 6 anos

tranquilamente o de seis furos pode ser usado

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região