Tijolo ecológico vale a pena?

Estou iniciando o projeto de uma casa em Nova Odessa/SP e estou tendenciosa a utilizar o tijolo ecológico. Gostaria de saber se há construtura na região que execute este tipo de obra. E para quem já fez, gostaria de saber se vale a pena. Obrigada

Tijolo ecológico vale a pena?

Estou iniciando o projeto de uma casa em Nova Odessa/SP e estou tendenciosa a utilizar o tijolo ecológico. Gostaria de saber se há construtura na região que execute este tipo de obra. E para quem já fez, gostaria de saber se vale a pena. Obrigada

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

15 Respostas

Respostas úteis 1
Thomas Duque
Arquiteto Thomas Duque (Américo Brasiliense, São Paulo) Arquiteto Thomas Duque - há 5 anos

Olá, Bruna.

O Tijolo ecológico (tijolo de solo cimento), assim como todo material tem seus prós e seus contras. Destaco rapidamente que a limpeza, a agilidade da obra e a durabilidade da construção são benefícios do tijolo ecológico, além de facilitar a passagem de tubulação e fazer um ótimo papel de isolamento acústico e claro, ser absolutamente bom com o meio ambiente (porque no processo dele não há queimas, ou seja, não se utiliza carvão), entre outras coisas. No entanto, em primeiro lugar você deverá encontrar mão de obra especializada, porque só assim você vai ter todos os benefícios do material, e também ter um projeto arquitetônico de ponta, sempre compatibilizado com outros projetos (hidráulica, elétrica, etc), e em último caso deve-se pensar em soluções definitivas para a construção pois ele é um pouco restrito quanto a reformas.

A questão é você analisar o que tem em mãos e realizar esse seu sonho sim, com o amparo de profissionais e equipes qualificados.

att.,

arquiteto Thomas B. Duque

CAU 160032-0

Responder
Jose Joseildo Cordeiro Paulino
Particular - há 5 anos

bom dia Bruna.

bom nus tempo de hoje depois de tantos danos ao meio abiente veio esta tecnologia que promovendo a sustentabilidade do nosso planeta e é uma matéria prima de qualidade a longevidade desta obra e emenssa.

o que vc precisa mesmo e de uma equipe qualificada pra esse tipo de obra.

obrigado pela atenção um abraço.

se precisar estou a disposição.

Valdemir Nogueira Chagas

Bruna, bom dia!

Para quem tem consciência ecológica e sustentabilidade, vale apena sim. O custo inicial é mais alto um pouco, mas se paga a médio prazo. O importante é construir de posse de todos os projetos, bem discutidos entre você e o(s) projetista(s). A CKS Consultores fez e aprovou em Sorocaba o projeto abaixo.

Atenciosamente

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

2 fotos
Responder
Samuel Moreira Salles
Elétrica Res.ind.hospitalar E Predial (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Elétrica Res.ind.hospitalar E Predial - há 5 anos

Vale a pena sim...pelo zelo e fica lindo porém se for bem feito com toda a infraestrutura luminosidade ecologicamente sustentável da claridade natural encanamento correto com materiais de ótima qualidade e fiação elétrica eficaz para evitar em ter manutenções...

Muitos vão pedir para vc ñ fazer porque ñ vale a pena que é difícil mas fica lindo e vale a pena quando está em nossos projetos de sair da mesmice em infraestruturas de vigas e colunas de concretos e metais com divisórias acústicas de fácil reformas...fica a dica.

Responder
Particular - há 5 anos

R: DEpendendo do projeto vale a pena sim... muitos de nossos clientes utilizam integradas a metálica

A disposição;

Suelen Mello
Suelen Mello Arquitetura (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Suelen Mello Arquitetura - há 5 anos

Boa tarde! Vale a pena sim, se puder, prefira sempre materiais com selos sustentáveis, o meio ambiente agradece!

Alguns Selos ambientais na Construção civil:

LEED, sigla para Leadership in Energy and Environmental Design - é uma certificação ambiental internacional focada em edificações. No Brasil ele é gerenciado pelo Green Building Council Brasil (GBC).

GHG Protocol, ou Protocolo GHG - Ele foi criado para ser uma ferramenta na qual empresas de qualquer setor pudessem monitorar e reduzir seus impactos quanto às mudanças climáticas, através da contabilização das emissões de gases de efeito estufa (GEE).

Rótulo Ecológico ABNT - lançado em 2008, é um selo ambiental de produtos que segue diretrizes internacionais de sustentabilidade estabelecidas pela Global Ecolabelling Network (GEN)

RGMAT - foi desenvolvido pela Fundação Vanzolini e lançado em 2012 com o objetivo de avaliar o desempenho ambiental de materiais, especialmente para a construção civil.

Selo FSC (Forest Stewardship Council) é uma certificação ambiental focada em produtos madeireiros.

5 fotos
Responder
Jorge   mkklantonio
FJ Construções Reformas e Instalações em Geral Ltda - Me (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) FJ Construções Reformas e Instalações em Geral Ltda - Me - há 5 anos

Boa tarde sendo sincero ecologicamente sim porém e um material mas carro mas cm excelente acabamento entre em contato por email o telefone está na foto a baixo que terei maior prazer em fazer um orçamento sem compromisso pra vc (atendemos em vários estados com equipe qualificada.)

Responder
Ricardo Moreira de Souza
Moreira & Souza Construtora (Avaré, São Paulo) Moreira & Souza Construtora - há 5 anos

Depende do que você quer, se for a questão ecológica, aí sim vale muito a pena, mas tem inúmeros materiais que pode ser utilizado nas construções ecológicas, temos experiência e conhecimento na área.

Responder
Jesuíno Gomes
Arconst (João Pessoa, Paraíba) Arconst - há 5 anos

Depende muito do que seja construído, um imóvel de até 50m² pode até valer apena. Deve-se levar em consideração que para manutenção ou necessitar de realizar mudanças de ou novos pontos de elétrica, pode comprometer sua estrutura.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região