Tinta diluída com água pode guardar ?

Boa Tarde, eu sei que pelas recomendações quando a tinta é diluída na água e não usa tudo essa quantidade, deve jogar fora pois a água contém cloro que cria fungos, irá apodrecer a tinta, ela irá feder e pode descartar essa tinta diluída. Eu tenho essas dúvidas: No Domingo data 27/09/2015 dilui e bati a tinta acrílica lavável de uma marca de ótima qualidade, usamos e sobrou, a tinta ficou armazenada em um recipiente de plastico tampado com plástico. Ela não está fedida, e eu queria utilizar ela hoje (com 3 dias) o que vocês tem para me falar ? Dá para usar ou não de jeito nenhum ? Meu amigo tem uma dúvida também pois ele diluiu uns 500 ml de tinta acrílica lavável de ótima marca em água, usou e sobrou só um pouquinho, porém ele despejou esse resto na própria lata da tinta que pra variar a lata é de 18 Litros e ele tinha acabado de abrir e diluiu 500 ml de tinta. O que ele pode fazer ? Dá para ele usar rapidamente, se sim com quantos dias ?

E se guardar e usar ela diluída corre o risco de danificar a parede com mais tempo, por exemplo pode descascar ou algo parecido ?

Tinta diluída com água pode guardar ?

Boa Tarde, eu sei que pelas recomendações quando a tinta é diluída na água e não usa tudo essa quantidade, deve jogar fora pois a água contém cloro que cria fungos, irá apodrecer a tinta, ela irá feder e pode descartar essa tinta diluída. Eu tenho essas dúvidas: No Domingo data 27/09/2015 dilui e bati a tinta acrílica lavável de uma marca de ótima qualidade, usamos e sobrou, a tinta ficou armazenada em um recipiente de plastico tampado com plástico. Ela não está fedida, e eu queria utilizar ela hoje (com 3 dias) o que vocês tem para me falar ? Dá para usar ou não de jeito nenhum ? Meu amigo tem uma dúvida também pois ele diluiu uns 500 ml de tinta acrílica lavável de ótima marca em água, usou e sobrou só um pouquinho, porém ele despejou esse resto na própria lata da tinta que pra variar a lata é de 18 Litros e ele tinha acabado de abrir e diluiu 500 ml de tinta. O que ele pode fazer ? Dá para ele usar rapidamente, se sim com quantos dias ?

E se guardar e usar ela diluída corre o risco de danificar a parede com mais tempo, por exemplo pode descascar ou algo parecido ?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Rogerio de Mattos
Gero Serviços - Manutenção e Reformas (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Gero Serviços - Manutenção e Reformas - há 8 anos

Bom dia

No seu caso a tinta pode ser utilizada entre 15 e trinta dias, pois a partir do momento que foi diluída, ela ativa um processo de reação química e começa a deteriorar (apodrecer) e se for utilizada trará problemas no acabamento.

Para evitar essa situação, quando for fazer uma nova pintura, siga os passos abaixo:

1º faça o calculo da área X volume da tinta e compre a quantidade necessária;

2º caso já tenha a tinta, utilize um batedor ou misturador para homogenizar (misturar) a tinta na lata, para que todos os componentes da tinta (Ligantes, aditivos, pigmentos) fiquem por igual, retire da lata a quantidade necessária e dilua somente esta e se sobrar reserve em um recipiente fechado para utilização em até 15 dias;

3º Mantenha a lata com a tinta sem diluição fechada e neste caso sua validade será a mesma descrita pelo fabricante.

Responder
Humberto Silverio
Zeal Property (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Zeal Property - há 8 anos

Segundo recomendações de todos os fabricantes de tinta, não se deve guardar a tinta após diluída, porque suas propriedades físico-química serão alteradas.

Responder
construções ltda building

Você pode guardar a tinta por seis meses ou até o vencimento (o que ocorrer primeiro), mas ela nunca deve ser armazenada diluída, a eficiencia da tinta diminui podendo acarretar defeitos na pintura.