Qual tipo de cano se deve usar em rede externa de esgoto?

Bom dia à todos!!!!!

Eu e meus vizinhos estamos passando por um grave problema.

Moramos em um conjunto de sobrados há 8 anos e neste último ano começou a dar problema na rede de esgoto de todos os sobrados. Eu e meus vizinhos decidimos levantar o bueiro da rua para ver se detectávamos algo e para nossa surpresa, percebemos que foi usada tubulação de pvc de 100 mm e houve um desmoronamento de terra por onde passa o cano e o mesmo quebrou.

Nossa dúvida é se poderia ter sido usado cano de pvc em rede externa de esgoto?

Qual tipo de cano se deve usar em rede externa de esgoto?

Bom dia à todos!!!!!

Eu e meus vizinhos estamos passando por um grave problema.

Moramos em um conjunto de sobrados há 8 anos e neste último ano começou a dar problema na rede de esgoto de todos os sobrados. Eu e meus vizinhos decidimos levantar o bueiro da rua para ver se detectávamos algo e para nossa surpresa, percebemos que foi usada tubulação de pvc de 100 mm e houve um desmoronamento de terra por onde passa o cano e o mesmo quebrou.

Nossa dúvida é se poderia ter sido usado cano de pvc em rede externa de esgoto?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Valdemir Nogueira Chagas

Leonardo, bom dia!

Vocês devem consultar um engenheiro civil para assessoramento ou mesmo, projeto de rede de esgoto, para adequar o dimensionamento, em função do número de unidades do condomínio e por onde passa a rede, se sob rua ou sob calçada de pedestres. O Usual no caso de passar sob ruas é fazer o envelopamento do(s) tubos(s) com concreto, isso evita que o mesmo sofra pressão advindas da carga de veículos.

Atenciosamente

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Marcos Lemos Porto Alves

Observo que a tubulação externa na rua deve ser reparada pela Sabesp. Se a tubulação estiver dentro da propriedade o serviço é igualmente a cada proprietário. quanto ao diâmetro usualmente á de 100 mm, podendo ser maior para cada uso.

Responder
Odenir Rolim
Odenir Rolim (Santana de Parnaíba, São Paulo) Odenir Rolim - há 6 anos

Bom dia, Leonardo.

Depende do tubo de PVC utilizado.

Para rede infraestrutura de saneamento básico externa, exemplo: Do meio rua até a divisa do lote..

O correto a ser utilizado tubo de PVC esgoto JEI 150 mm, para a rede principal é conexões selim 150x100 mm e ramais de tubo esgoto JEI 100 mm, esse material é aprovado pela Sabesp, porque é resistente a pressão externa.

2 fotos
Responder
Instalar Service Ltda Instalar Service

caro Leonardo Pereira Teixeira ,neste caso o tubo usado em rede de captação e saída de esgoto e agua pluviais utilizado o cano de 100mm no caso de uso externo é usado o tipo serie "R" reforçado e na area interna serie "E" branco, mas é recomendável em tubulação enterrada os cuidados necessário como uma camada de areia no piso da vala antes de colocar o tubo no qual o serie R e após fazer um preenchimento lateral de areia tipo meia cana e na sua superfície a colocação de lastro de concreto para proteção da tubulação chamado de lastro.

Ps,em tubulação de esgoto e pluviais é imperativo usar ameis de borracha nas conexões entre os tubos,dando flexibilidade em toda rede

Responder
Particular - há 6 anos

R: Para a saida de cada casa o usual é o de 100 mm mesmo, para a rede do condominio geralmente se usa de concreto ou de ceramica de 300 ou 500 mm de largura;