Tipos de proteção mecânica para manta asfáltica

Gostaria de saber sobre quais tipos de proteção eu posso colocar em uma superfície (laje) de 120m² que será coberta por uma manta asfáltica. Posso colocar alguma do tipo solta? Essa proteção pode conter brita? Pode ser uma argamassa igual a de colocar cerâmica? Pode ser um contrapiso simples, igual aquele que se faz antes de colocar um piso de cerâmica?

Certa da colaboração, agradeço.

Tipos de proteção mecânica para manta asfáltica

Gostaria de saber sobre quais tipos de proteção eu posso colocar em uma superfície (laje) de 120m² que será coberta por uma manta asfáltica. Posso colocar alguma do tipo solta? Essa proteção pode conter brita? Pode ser uma argamassa igual a de colocar cerâmica? Pode ser um contrapiso simples, igual aquele que se faz antes de colocar um piso de cerâmica?

Certa da colaboração, agradeço.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

20 Respostas

Respostas úteis 7
Carlos Eduardo
Construtora MLV (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Construtora MLV - há 8 anos

Laura boa tarde.

A proteção mecânica é tão importante quanto a manta, não se pode usar nada que não seja a massa areia cimento com uma tela em poliéster (conhecido como véu de noiva) e o colega disse com exatidão no minimo 3cm (30mm) de espessura.

Barbara boa tarde.

A manta asfaltica funciona muito bem, existe diversos tipos de mantas para cada situação, estamos em SP caso precise de algo entre em contato.

Gustavo boa tarde.

Não funciona Gustavo, pois a agua que esta por dentro da manta já soltou ela inteira, e se voce colocar outra por cima ira dar bolha e então é dinheiro jogado fora, a area que voce esta falando é muito grande? se sim, chame um profissional que ele consegue achar por onde esta passando essa infiltração e corrigir uma area menor, se a area é pequena aconselho e retirar tudo e fazer com um profissional para que não tenha problemas futuros.

A todos, estamos em SP e trabalhos com impermeabilizações.

Caso precisem de algo entrem em contato.

Att.

Responder
Vasta Engenharia

Bom dia, Laura, sobre a manta terá que ser colocado um filme plástico, como camada separadora, o papel Kraft, com o tempo, o asfalto extrudado da manta, se incorpora ao papel e perde a função de proteger a manta, sobre essa camada separadora é aplicada uma proteção primária, que é uma argamassa de cimento e areia no traço 1:6, com no mínimo 0,015m , após a camada primária, então é aplicada a argamassa de areia e cimento no traço 1:3, com no mínimo 0,03m, após isso pode colocar o revestimento que você quiser.

att.: eng°.: Jorge

Responder
Valmir Joaquim Oliveira

Oi desculpa após esta proteção vc pode usar o que vc quiser mas não recomento a brita e um material pesado (1400kg por metro cubico) e vc pode ter problema estrutural si não vai ter trafico te recomendo a argila alem de mais bonita e super leve e e insolante termico ate 6% abs Valmir

Responder
Valmir Joaquim Oliveira

Ola Laura assim que terminar a aplicação da manta tem que ser feita uma proteção mecânica com uma massa magra traço 6 para 1 entre a proteção mecânica e a manta tem que usar papel grafiti para a proteção não grudar na manta pode trocar o papel por plastico preto mais tem que si tomar muito cuidado porque o plastico e leve e não dar para estica direito que o vento leva e acaba caindo a massa direto na manta abs Valmir

Responder
Igor  Cirillo de Almeida
Reformar Construções E Reformas (Vitória, Espírito Santo) Reformar Construções E Reformas - há 9 anos

Bom dia Laura, tudo bem? O proteção mecânica mais utilizada em obras é o traço de argamassa para contrapiso (1:6 1 saco de cimento / 6 latas de areia média/grossa) com a aplicação de uma malha de tela hexagonal galvanizada (tela pinteiro) ou malha de tela hexagonal PVC. Recomenda-se para uma maior aderência da argamassa na superfície a ser aplicada, o uso de Bianco, Denverfix ou Sika 1 (resinas sintéticas de alto desempenho que proporciona excelente aderência das argamassas aos mais diversos substratos).

Responder
Antonildo Lima
LS Construções (Santana de Parnaíba, São Paulo) LS Construções - há 9 anos

Bom dia.

Lembre-se que a manta asfáltica é um produto de superfície mole, portanto se usar brita com certeza vai fura-la e seu dinheiro será jogado fora, nem mesmo argila expandida é recomendada, o correto é uma argamassa de pelo menos 30mm de espessura. O profissional que está realizando o serviço deve saber disto se ele não sabe descarte-o porque é sinal de problemas futuros por má execução do serviço.

Responder
Gustavo
Particular - há 8 anos

Boa tarde, estou com problemas de infiltração em uma laje impermeabilizada. Gostaria de saber se resolveria aplicar uma camada de espessura de 3 cm de proteção mecânica (traço forte) e aplicar novamente a manta asfáltica? Obrigado.

Weslen Almeida
Particular - há 7 anos

Apos aplicar o contrapiso sobre a manta voce deve aplicar o protege acgua sobre o mesmo, é necessário apenas uma demao e o produto seca em 1hr. A superfície de aplicação deve ser limpa antes da aplicacao!

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de impermeabilizações na sua região