TOMADA 110v PARA 220v: como converter?

Tenho na minha casa 2 tomadas, uma ao lado da outra, uma 110v e outra 220v. Quero deixar as 2 tomadas com 220V. Minha dúvida é a seguinte, posso apenas isolar o fio neutro da tomada 110v e puxar uma ponta da tomada 220v e conectar no lugar onde tava o neutro na 110v? Com isso transformo a outra tomada em 220v também?

TOMADA 110v PARA 220v: como converter?

Tenho na minha casa 2 tomadas, uma ao lado da outra, uma 110v e outra 220v. Quero deixar as 2 tomadas com 220V. Minha dúvida é a seguinte, posso apenas isolar o fio neutro da tomada 110v e puxar uma ponta da tomada 220v e conectar no lugar onde tava o neutro na 110v? Com isso transformo a outra tomada em 220v também?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

Particular - há 3 anos

R: Deve-se verificar o circuito, pois se mudar o circuito interno no quadro, tudo que estiver ligado nele mudara a voltagem.. caso queira apenas essas duas tomadas, deverá criar um novo circuito para estas duas tomadas

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Eng. Lucas Barbosa
Lb&c Engenharia (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Lb&c Engenharia - há 3 anos

Boa tarde Diego Anderson.

Vai depender da utilidade da tomada, se a potencia dos equipamentos a serem utilizados for muito alta (acima de 900W) aconselho a puxar um circuito novo com um disjuntor separado. Caso contrario, deverá identificar as duas fases do 220 e puxá-las para a tomada seguinte e isolar os fios da tomada 110 ou fazer uma tomada dupla com identificação.

Fico a disposição.

A LB & C engenharia atende São Paulo e região.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região