Tomada de 20 amperes o fio precisa ser de quantos m?

e o disjuntor precisa ser de quantos ampers precisa ser um disjuntor unico para essa tomada ?

Tomada de 20 amperes o fio precisa ser de quantos m?

e o disjuntor precisa ser de quantos ampers precisa ser um disjuntor unico para essa tomada ?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

17 Respostas

Respostas úteis 3
Reinaldo
R&g Eletrica Predial E Automacao Industrial (Curitiba, Paraná) R&g Eletrica Predial E Automacao Industrial - há 4 anos

Depende da demanda de carga do circuito e isso é dado em Kva ou Watts. Tendo uma ideia dos equipamentos elétricos do circuito e a tensão, se faz o dimensionamento então se define a bitola dos cabos e qual disjuntor usar.

Responder
Rafael Aparecido Paglia
Rafael Paglia (Piraquara, Paraná) Rafael Paglia - há 4 anos

Por padrões, em uma rede com tensão 220 volts, pode ser utilizado cabo 2,5mm e, para rede 127 volts a partir de 4mm, dependendo para qual finalidade será utilizada esta tomada.

O uso exclusivo de um disjuntor para tomada 20 amperes, deve-se ao equipamento que pretendo utilizar que, se for um equipamento de potência alta (torneira elétrica, secadora de roupas, ferro elétrico) deve sim, utilizar um disjuntor exclusivo para esta tomada!

Responder
Marcos Araujo
Pq Pequenos Reparos (Curitiba, Paraná) Pq Pequenos Reparos - há 4 anos

A tomada de 20 amperes depende pra que será usada. Tem que ver a potência do aparelho e dividir por 127 ou 220 ai sairá o valor do disjuntor. Os cabos padrão para tomadas é 2.5mm, dependendo da distância para a caixa de disjuntires pode ir pra 4 ou 6 mm.

Responder
João Paulino da Silva
JP Construção e Reforma (Piraquara, Paraná) JP Construção e Reforma - há 4 anos

com certeza 4mm, lembrando se avalia o tipo de equipamento ser usado e assim usa-se fio adequado mas a principio 4mm,

Responder
Fernando Menezes
Elétrica Predial (Curitiba, Paraná) Elétrica Predial - há 4 anos

a primeira está correta deve se obedecer a tensão .sucesso pra todos

Fernando Luminotec

Responder
Rodrigo Poplade
Poplade Manutenções (Curitiba, Paraná) Poplade Manutenções - há 4 anos

O fio geralmente usado é de 4 mm e disjuntor de 20 Amperes , no caso de uma rede 220v pode-se usar o fio de 2,5 mm .

Responder
Sergio A Gruber
Eletricista (Curitiba, Paraná) Eletricista - há 4 anos

Sra;

O diâmetro do fio está diretamente condicionado a tensão da rede utilizada e distância da tomada com o quadro de energia;

Em geral em uma rede de 220Vca com comprimento de uns 4,0m pode-se utilizar fio de 2,5mm

Já se a tensão for 127Vca, com a mesma distância, o ideal seria cabo de 4,0mm;

Não esquecer que esta tomada, deverá ter o o aterramento, que pode ser utilizado fio de 2,5mm, de preferência na cor verde

Responder
Elson Freitas Freitas
Gesso Freitas (Curitiba, Paraná) Gesso Freitas - há 4 anos

Olá o fio indicado para tomadas de 20 amperes.2.5milimetros

Responder
Particular - há 4 anos

R: Depende da distancia da alimentação, mas no minimo 6mm

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região