Tomada escurecidas: o que posso ter feito de errado p isso ocorrer ?

Ola pessoal, meu ar condicionado e de 7.500 Btus fiz uma intalaçao com fio de 6mm djuntor de 32 , a metragem de fiaçao deve ser 7 metros do quadro ate o quarto, porém notei que tanto a tomada quanto a saida macho do ar esta, escurecida tipo que queimando, o que posso ter feito de errado p isso ocorrer ?

Desde ja agradeço.

Tomada escurecidas: o que posso ter feito de errado p isso ocorrer ?

Ola pessoal, meu ar condicionado e de 7.500 Btus fiz uma intalaçao com fio de 6mm djuntor de 32 , a metragem de fiaçao deve ser 7 metros do quadro ate o quarto, porém notei que tanto a tomada quanto a saida macho do ar esta, escurecida tipo que queimando, o que posso ter feito de errado p isso ocorrer ?

Desde ja agradeço.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Everaldo Araújo - Arquitetura e Construção

Esperamos poder lhe ajudar na sua solicitação de orientação!

Resposta: O que você relata é comumente ocasionado por sobrecarga no circuito, o ar-condicionado é uma T.U.E. (tomada de uso específico) e deve ter apenas a demanda do ar-condicionado nesse circuito, entre a tomada e o disjuntor no quadro, o que precisa ser feito é o dimensionamento correto do circuito e sua demanda de VA (VoltsAmper), por um profissional habilitado, pois se está "escurecendo" o fio e tomada, é sinal que está havendo sobrecarga e o sistema de proteção não está agindo, no caso o disjuntor, por isso a necessidade do dimensionamento correto por um profissional habilitado, para, nem mais nem menos, apenas o que realmente se precisa no circuito!

A nossa especialidade é a elaboração de projetos, obras e reformas de alto padrão, onde fornecemos desde serviços de Consultoria e Assessoria em Orçamentos e composições de custos finalizando com o planejamento e gerenciamento de obras, entre em contato e nosso corpo de arquitetos e engenheiros poderá lhe ajudar nas suas necessidades!

Esperamos poder ter lhe ajudado Iannis;

Araújo Correia – Assessoria e Construção

Responder
Colder Climate
Colder Climate (Nova Iguaçu, Rio de Janeiro) Colder Climate - há 2 anos

O escurecimento ou até o derretimento do material plástico no entorno dos furos da tomada está relacionado às sobrecargas de corrente. Isso ocorre quando há um descompasso entre os valores de intensidade – medida em amperes (A) – oferecidos pela tomada e exigidos por um dispositivo ligado a ela.

Por exemplo, a tomada com problema é de uso geral e oferece 10 amperes, mas o dispositivo precisa de uma corrente com maior intensidade, a 20 A. Nesse caso, a conexão entre os pinos e a tomada vai esquentar por conta da diferença entre os valores de intensidade oferecido e exigido pelo dispositivo, gerando a sobrecarga. Isso causa aquecimento excessivo, que pode vir a escurecer ou derreter a mesma. Outra observação importante é verificar se os conectores da tomada fêmea estão bem ajustados, pois se estiverem com folgas, devido o torque de partida do equipamento ser bastante elevado, aumentando excessivamente a corrente nominal do aparelho, causando também o escurecimento ou até o derretimento da tomada. Verificar também se o aparelho de ar condicionado é novo ou usado, pois se for usado devido ao tempo de uso, seria necessário verificar a manutenção periódica do equipamento tipo limpeza, verificação dos bornes do compressor, integridade do capacitor.

Responder
Magnus
Magnus (Porto Velho, Rondônia) Magnus - há 3 anos

O fio 6mm está dimensionado com sobra, não precisa trocar por outro mais fino, só aumentaria as perdas por aquecimento. O disjuntor de 32A não oferece proteção adequada, para aparelho de 127v utilizar disjuntor monopolar de 16A e para aparelho de 220v, disjuntor bipolar de 10A. A tomada pode estar com defeito ou de baixa qualidade. Sempre utilizar tomada de 20A, pois o pico de consumo na partida do compressor causa sobrecarga e danifica a tomada de 10A. Caso o plugue do aparelho já esteja danificado pela aquecimento corte o plugue, remova a tomada e utilize um borne parafusado para alimentação.

Responder
Particular - há 3 anos

R: Troque a tomada por uma de 20A

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Dr Ar Condicionado
Dr Ar Condicionado (Caldas Novas, Goiás) Dr Ar Condicionado - há 3 anos

Um aparelho de 7.000 BTU’s pode ser alimentado por um fio de 2,5mm , e uma tomada de 10A, disjuntor de 10A.

Esse dimensionamento que você colocou está bem acima do necessário.

O que pode estar ocasionando essa cor anormal é curto circuito/mal contato nos conectores.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de ar-condicionado na sua região