Tomadas de 10A e de 20A juntas segue da mesma forma de uma dupla de 10A?

A instalação de tomadas de 10A e de 20A juntas no mesmo espelho segue da mesma forma de uma dupla de 10A?

Eu faço a instalação de 10A por derivação e fios de 2,5 mm.

Obrigado

Tomadas de 10A e de 20A juntas segue da mesma forma de uma dupla de 10A?

A instalação de tomadas de 10A e de 20A juntas no mesmo espelho segue da mesma forma de uma dupla de 10A?

Eu faço a instalação de 10A por derivação e fios de 2,5 mm.

Obrigado

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Respostas úteis 1
A&E Serviços Elétricos

A instalação é da mesma forma, tanto duas de 10A quanto uma de 10A e uma de 20A, o importante é o total de potência que esse circuito receberá que é limitado em 1200 W, considerando um cabo de 2,5 mm. Normalmente um aparelho que necessita uma tomada de 20A, possui uma potência de 500W para cima. O ideal é solicitar uma análise de um eletrotécnico. Espero ter ajudado.

Responder
Wendel Gregorio
Wmg (Nova Iguaçu, Rio de Janeiro) Wmg - há 5 anos

Por ser uma tomada de 20A, supostamente irá aguentar cargas maiores, e requer um circuito individual, vindo direto do quadro de distribuição, pois por suportar gargas maiores certamente precisará de um cabo de bitola maior,claro que o cabo de 2,5mm² suporta até 24A se estiver embutido na parede e com um único circuito, mas depende de outros fatos, tipo queda de tensão, por isso requer um cálculo para não correr riscos e nem tem um gasto desnecessário, porem elas podem sim ficar no mesmo espelho, só que tem ser em circuítos separados e com identificação, geralmente as tomadas de 20A são da cor vermelha e as demais são da cor brancas.

Obs: Jamais ligue um aparelho que tem uma corrente a cima de 10A em uma tomada de 10A, pois existe risco de queimar e até ter um incêndio, porem os aparelhos que geralmente são usados em tomas de 10A podem sim ser usados nas tomadas de 20A.

Responder
Particular - há 5 anos

R: O procedimento da ligação é a mesma;;;

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Felipe Santos
Felipe Santos Eletricista (Mauá, São Paulo) Felipe Santos Eletricista - há 5 anos

Caro Jorge.

Duas tomadas de 10A não se equivalem a uma tomada de 20A.

Quanto ao fio de 2,5mm, ele suporta uma carga em torno de 22A.

Responder
Jorge Cesar
Particular - há 5 anos

não foi bem isso que perguntei...eu perguntei se posso ligar no mesmo espelho uma tomada de 10A com outra tomada de 20A da mesma forma que ligamos DUAS tomas de 10A.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região