Qual procedimento devo seguir para começar a construir em um terreno?

Tenho um lote que não tem marcação e onde preciso fazer alguma movimentação de solo para construir.

Devo começar pela marcação do terreno (topografo), depois segue a teŕraplanagem, e então o levantamento planaltimetrico (novamente topografo) para poder elaborar projeto para aprovação?

Qual procedimento devo seguir para começar a construir em um terreno?

Tenho um lote que não tem marcação e onde preciso fazer alguma movimentação de solo para construir.

Devo começar pela marcação do terreno (topografo), depois segue a teŕraplanagem, e então o levantamento planaltimetrico (novamente topografo) para poder elaborar projeto para aprovação?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Respostas úteis 5
Epaminondas B Santos

Olá boa noite primeiro lugar o terreno precisa estar com todas as documentações em ordem piquetato nos quartos cantos por profissionais aí precisa ver projetos e maresias a ser usados faremos vários orçamentos de materiais e conversamos sobre mão de obras grato Epaminondas

Responder
Elmo Demartini
Sta - Serviços Técnicos De Agrimensura Ltda (Porto Alegre, Rio Grande do Sul) Sta - Serviços Técnicos De Agrimensura Ltda - há 6 anos

Olá, sr. André.

O que eu poderia lhe dizer, o Everson Anésio, acima, já disse tudo. Apenas o que tenho a acrescentar é que se sua obra é grande ou complexa, convém entregar para o mesmo topógrafo a demarcação da obra a campo, principalmente construções com peças pré-fabricadas. Seguidamente acontece que, na hora de colocar as vigas em cima dos pilares, darem diferenças bem grandes, ocasionando sérios problemas.

Responder
Particular - há 6 anos

R: O ideal é ter o levantamento planialtimetrico para que o projeto possa ser elaborado para o melhor aproveitamento; Depois que aprovar o projeto e dar inicio à obra; Em estruturas metálicas, sua construção será mais rapida, pratica e com design diferenciado; Traga suas ideais;

A disposição;

LTA ENGENHARIA
Landim Topografia (São José dos Campos, São Paulo) Landim Topografia - há 6 anos

Bom dia André, primeiramente é demarcar seu terreno até mesmo para saber onde de fato se localiza seu terreno para evitar mexer no terreno vizinho. Nesse levantamento já se faz o levantamento planialtimétrico até mesmo para saber o que vai cortar e até onde vai cortar e ou aterrar. Com o levantamento planialtimétrico em mãos o arquiteto ou engenheiro que esta fazendo a planta da sua casa, usará para melhor planejar como será a casa e definir a terraplenagem. Feito isso, passa para o topógrafo novamente somente para demarcar a terraplenagem. Aí é só iniciar a construção, que esta aparado em todas as partes.

Ficamos ao seu dispor caso necessite dos serviços topográficos.

Responder
Rodrigo Carvalho
PROJETOPO (Nilópolis, Rio de Janeiro) PROJETOPO - há 5 anos

Bom dia André, vou tentar explicar de forma simples qual a sequência básica de construção de um imóvel.

1- Contratar um arquiteto/ engenheiro para ser responsável pelo projeto;

2- O arquiteto/ engenheiro irá solicitar um levantamento planialtimétrico do terreno para poder confeccionar o projeto.

3- O topógrafo realizará o levantamento planialtimétrico e implantará marcos de referência no terreno.

4- O engenheiro solicitará sondagem do terreno para avaliação do solo.

5 - De posse dos dados Topográficos e de sondagens, o engenheiro realiza os projetos de terraplanagem, arquitetônico e estrutural da edificação.

6- O projeto deve ser aprovado na prefeitura. Após provação do projeto, solicita-se a licença para a execução da obra.

7- O topógrafo, de posse do projeto executivo, fará a demarcação do projeto no terreno.

8- No fim da obra deve-se informar o término da obra e solicitar o habite-se na prefeitura.

9- Também deve-se fazer a averbação (atualização cadastral) no registro de imóveis da sua cidade.

Responder
Remodular Projetos e Reformas

Sugestão:

Antes de qualquer coisa!

Faça uma análise do solo...

Com a informação do solo desenvolve todas as informações igual as pessoas sugeriram nas resposta acima.

Exemplo:

Estamos construindo 6 casas (sobrado simples) na região do Ipiranga que precisamos fazer estacas de 10 à 15m de profundida para ter um ponto de resistência.

Se precisar de mais informações

Remodular Projetos e Construções

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de topógrafos na sua região