O que pode ser um tremor no 4º andar do prédio?

Moro no quarto andar de um prédio com 5 andares e diariamente sinto ele tremer, normalmente quando estou deitada ou sentada. Na minha rua não tem muito movimento nem mesmo obras próximas, isso é normal?

O que pode ser um tremor no 4º andar do prédio?

Moro no quarto andar de um prédio com 5 andares e diariamente sinto ele tremer, normalmente quando estou deitada ou sentada. Na minha rua não tem muito movimento nem mesmo obras próximas, isso é normal?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

2 Respostas

Guilherme de Sá Valadão Lopes

Sem mais informações ou uma ida ao local fica complicado de darmos alguma certeza. Estou assumindo que, quando você fala TREMOR, é algo que acontece por pouco tempo e pare. Nesse caso, é muito provável que seja algo que esteja "de passagem", as primeiras fontes que eu investigaria são:

1) Movimentação de caminhões, trens e outros transportes pesados. Mesmo a sua rua não sendo movimentada, pode ser que exista algum caminho próximo e que a onda de vibração chegue ao seu prédio.

2) Equipamentos prediais. A casa de máquinas do elevador, bombas d'agua ou outros equipamentos prediais podem estar com problema e gerando uma vibração excessiva que está sendo percebida no seu apartamento.

3) Máquinas de lavar, ventiladores de teto, ar-condicionado e outros equipamentos menores que tem partes móveis/rotativas. Você pode estar em um caso em que teve o "azar" das paredes,piso ou teto gostarem de vibrar na frequência que alguns desses equipamentos também vibram. É comum que esses equipamentos passem por algumas dessas frequências quando ligam ou desligam, gerando a vibração.

4) Atividades dos vizinhos, um vizinho pulando, deixando algo cair, usando equipamentos de academia, poderia gerar impactos que iam fazer tremer seu apartamento.

Responder
Leticia
Particular - há 2 meses

Muito obrigada pela resposta, fico muito grata por ter parado seu tempo para responder aqui! Vou tentar acrescentar informações com os pontos que você informou acima.

Sim são tremores passageiros mas acontecem diariamente, algo que não sentia no predio que morava antes

Acredito que não seja por movimentação de transportes. Não tem acontecido obras por perto então esse tipo de caminhão não tem passado por aqui. Os maiores transportes que passam são caminhões de bujão de gás e ônibus (sendo que só passa 2 linhas de ônibus aqui então a frequência não é grande e já percebi os tremores sem nenhum transporte estar passando).

Meu prédio é simples então não tem elevador fora que a tremedeira não é tão constante assim são momentos pontuais aleatórios do dia ou noite.

No meu apartamento não tenho máquina de lavar, ventilador de teto nem ao menos um ar condicionado, tentei pensar em algum outro equipamento do tipo mas o mais perto seria o tanquinho e novamente não é no momento que estamos utilizando-o que acontece essa tremedeira.

Em relação a atividades dos vizinhos, aí não saberia dizer mas sei que meus vizinhos de baixo mal ficam em casa e que a estrutura é boa o suficiente para ter um bom isolamento sonoro já que mal ouço barulhos dos vizinhos.