Como reparar trinca na laje?

Boa noite!

Moro em Itapissuma-PE, num duplex construído a 5 anos, medindo aproximadamente 06 x 08 mts. Ocorre que a um certo tempo percebi uma trinca na laje da cozinha em cima da qual fica meu quarto e que teve a cerâmica trincada em linha reta no mesmo sentido da nervura. Tal trinca, no reboco da cozinha tem contorno irregular, porém no mesmo sentido da trinca acima. Vale lembrar que a trinca na cerâmica do quarto (03 x 03 mts), começa no canto da parede e se estende por uns 02 metros, onde para, e continua dois mestros depois no quarto do meu filho. Nesse cômodo ela tem apenas 01 metro de extensão. Ressalto que não há qualquer outra rachadura vertical nessa área e que se encontre com a trinca. Não rachaduras nos cantos das paredes.

Para fins de subsidio de informações, informo que a laje tem isopor como um dos componentes e está entrelaçada por malha pop. O concreto teve cascalhinho e uns 05 cm de espessura. A estrutura da casa compreende 9 colunas com radier e vigamentos.

Há um grande trafego de caminhões nas proximidades e com grande vibração.

Peço ajuda, no sentido de orientação em como proceder.

Muito obrigado,

Daniel

Como reparar trinca na laje?

Boa noite!

Moro em Itapissuma-PE, num duplex construído a 5 anos, medindo aproximadamente 06 x 08 mts. Ocorre que a um certo tempo percebi uma trinca na laje da cozinha em cima da qual fica meu quarto e que teve a cerâmica trincada em linha reta no mesmo sentido da nervura. Tal trinca, no reboco da cozinha tem contorno irregular, porém no mesmo sentido da trinca acima. Vale lembrar que a trinca na cerâmica do quarto (03 x 03 mts), começa no canto da parede e se estende por uns 02 metros, onde para, e continua dois mestros depois no quarto do meu filho. Nesse cômodo ela tem apenas 01 metro de extensão. Ressalto que não há qualquer outra rachadura vertical nessa área e que se encontre com a trinca. Não rachaduras nos cantos das paredes.

Para fins de subsidio de informações, informo que a laje tem isopor como um dos componentes e está entrelaçada por malha pop. O concreto teve cascalhinho e uns 05 cm de espessura. A estrutura da casa compreende 9 colunas com radier e vigamentos.

Há um grande trafego de caminhões nas proximidades e com grande vibração.

Peço ajuda, no sentido de orientação em como proceder.

Muito obrigado,

Daniel

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

17 Respostas

Respostas úteis 4
Walter Teixeira
Impermeabilização Com Mantas Asfalticas E Resina Acrilica (Igarapava, São Paulo) Impermeabilização Com Mantas Asfalticas E Resina Acrilica - há 5 anos

pela foto da pra ver que a trinca esta na laje de piso se ela foi impermeabilizada com manta asfaltica fica facil fazer uma junta de dilatação no sentido da trinca vai deixar esse movimento de estrutura trabalhar e vai vedar no sentido de impermeabilizar pra não passar agua mais ainda fico com a situação da visita de um engenheiro para averiguar se ha risco estrutural.

Responder
Walderes
Wal-Contrucoes (Valinhos, São Paulo) Wal-Contrucoes - há 5 anos

ola.o ideal e um acompanhamento de um engenheiro,pode ser estrutura.

só que por o que estou vendo ai,não e uma trica na lajem e no piso isso pode ter acontecido por que não deixou secar a lage direito ela deveria estar úmida e com a evaporização a agua nao tem pra onde ir dai ela trica o piso mesmo.grato

Responder
Daniel
Particular - há 5 anos

Sr. Walderes, boa noite. Se me permite, posso enviar-lhe algumas fotos da obra? Desse jeito, acredito que terá uma melhor noção do problema.

Josafa De Aquino
J.DE AQUINO CONSTRUÇÕESCIVIL ME (São Paulo Zona Sul, São Paulo) J.DE AQUINO CONSTRUÇÕESCIVIL ME - há 5 anos

boa tarde, sr; Daniel, tem duas situações, a 1 fazer um telhado, 2 impermeabilizar com manta asfáltica. no caso de impermeabilização tem que retira o piso, impermeabiliza a laje fazer outro contra piso e colocar outro piso. sem mais Josafa

Responder
André
Particular - há 5 anos

Olá Daniel, nesse caso teria que ser um analista estrutural para ver o que se procede nessa trinca

Jose valdivino da silva valdivino

No caso seria bom uma visita de um técnico ou engenheiro para diagnosticar o terreno à estrutura e fazer uma avaliação detalhada. O motivo do aparecimento da trinca pode ser mecânico ou físico por cedimento ou delatacao. Pra cada tipo de sintoma tem um procedimento diferente para sanar o problema é acabar com a trinca. Deve ser feito a análise e executar o serviço o mais rápido que puder.

Responder
Eng º Antonio Carlos

Daniel , o bom é você consultar um Engenheiro Civil para fazer uma analise no local. Isso pode ter vários motivos como: Alguma movimentação do solo, acomodação da estrutura, alguma sobre carga, infiltração por motivo de algum vazamento subterrâneo que provocou alguma erosão que provocou uma movimentação, desgaste da laje devido não ter proteção (impermeabilização), como foi concretada em sua execução inicial etc.

Quando a fissura é na vertical não é de se preocupar, quando é no sentido diagonal ,certamente exige uma análise mais profunda, pois nesse caso é movimentação do solo. Para saber se essa fissura é estática ou dinâmica (que se movimenta, faça o seguinte teste: pegue massa corrida ou gesso e passe sobre um trecho na parede e parte de baixo da laje com uma espatula e acompanhe por alguns dias, se aparecer a fissura novamente, é porque existe alguma movimentação na estrutura, senão se movimentar é que houve uma movimentação pontual e parou. Nesse caso existe vários meios para restaurar, mas os azulejos vão ter que ser retirados etc. Gde abs.

Responder
Daniel
Particular - há 5 anos

Sr. Antonio, boa noite. Se me permite, posso enviar-lhe algumas fotos da obra? Desse jeito, acredito que terá uma melhor noção do problema.

Erasmo Bertolino
Reformas E Construções (Aguaí, São Paulo) Reformas E Construções - há 5 anos

Bem na verdade sera necesserio um eng ou tec em cargas de estrutura para melhor avaliação, porem nesta sua situação esta mais para casos que a estrutura (base) de sua casa cedeu ou seja por algum motivo a estrutura de alicerce não suportou a carga e cedeu e com isso apresenta estes tipos de trincas, alguns fatores provaca este tipo de situação como muita vibração, umidade , ou serviço mal executado.

Isto tem solução, basta criar uma sapata embaixo ou seja no canto que apresenta a trinca porem esta sapata tem que ter uma estrutura de carga para estancar estas trincas dependendo da carga aplicada uma sapata de 1,50/1,00/1,20 com brocas de 3,00 mts resolve o seu problema, porem a trinca ja existente vc sempre as tera, pode ser disfarçadas com costuras e aplicação de fitas ou mesmo panos tipo gases aplicada com cimento cola tampa as trincas e elas não aparecem mais. Obs: Verifique se estrincas estão abrindo cada vez mais no caso de sim o serviço devera ser feito o mais rapido possivel.

ebertolino

Mestre de Obras e Construtor

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região