O problema das fotos em anexo são trincas ou rachaduras?

Bom dia!!

Pessoal, vocês conseguem me dizer se o problema das fotos em anexo são trincas ou rachaduras e se apresentam algum risco para estrutura da casa? A primeira foto é na parede do quarto e se inicia próximo a uma janela e a segunda é no teto e há infiltração nesse local.

Agradeço!

O problema das fotos em anexo são trincas ou rachaduras?

Bom dia!!

Pessoal, vocês conseguem me dizer se o problema das fotos em anexo são trincas ou rachaduras e se apresentam algum risco para estrutura da casa? A primeira foto é na parede do quarto e se inicia próximo a uma janela e a segunda é no teto e há infiltração nesse local.

Agradeço!

2 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

2 Respostas

Respostas úteis 2
Herbet Meneses
Particular - há 6 anos

Olá Lidiana, aparentemente não chega a ser trinca nem rachadura, mas apenas uma fissura acentuada, para determinar com exatidão somente usando um fissurômetro.

Avaliando superficialmente a fissura do teto parece estar seguindo ao longo do eletroduto embutido na laje, talvez com a movimentação da laje a estrutura esteja tentando aliviar as cargas nesse ponto possivelmente vulneravel devido o vão por onde passa o eletroduto, pode ou não estar relacionada a isso. Quanto as fissuras próximas a janela, geralmente acontecem devido ou a falta de elementos combatentes de forças cortantes como vergas e contravergas, ou por falta do transpasse mínimo desses elementos na alvenaria.

Espero ter elucidado suas dúvidas.

Sendo necessário estamos à disposição.

Att.

Engº Meneses

André Dias
M.A.E. - Miguel Arcanjo Engenharia EIRELI. (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) M.A.E. - Miguel Arcanjo Engenharia EIRELI. - há 6 anos

Olá, bom dia!

A princípio são trincas/rachaduras sim, mas o motivo das mesmas é difícil de dizer apenas visualizando as fotos.

Verifique a evolução destas rachaduras e se possível contate um engenheiro para observar no local estas rachaduras e poder lhe orientar quanto ao assunto de forma mais acertada, o que lhe trará tranquilidade.

Você pode também inicialmente realizar a reparação destas trincas, pois pode ser um fato isolado... E caso elas surjam novamente, quer dizer que as mesmas estão evoluindo, o que significará que o problema persiste, o que demandará no contato ao engenheiro de qualquer jeito.

É isso...

Havendo a necessidade de maiores esclarecimentos, favor entrar em contato.

Um abraço!