Como evitar trincas e fissuras entre as placas cimentícias?

Bom dia! Como evitar as fissuras entre as placas cimentícias que surgem com o tempo?

Como evitar trincas e fissuras entre as placas cimentícias?

Bom dia! Como evitar as fissuras entre as placas cimentícias que surgem com o tempo?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Respostas úteis 1
Engedry Comércio e Serviços Ltda

Bom Dia Flávia, Para que não haja fissuras com o tempo, deve-se executar a obra com as melhores técnicas existentes no mercado: 1) Aplicação de Primer que prepara a região da junta para receber o tratamento 2) Aplicação de massa para tratamento de juntas em 5 demãos intercaladas com telas 3) Aplicação de telas de 10 cm de largura em fibra de vidro álcali resistentes 2 vezes intercaladas com as demãos de massa do item anterior 4) Aplicação de cordão delimitador conhecido como fundo de junta que contribui para a performance da junta. Sou Ricardo Orfali, Engenheiro Civil da Engedry Comércio e Serviços Ltda, empresa especializada em placas cimentícias e Drywall há mais de 20 anos, estou a disposição para mais esclarecimentos, agradeço a oportunidade, abçs.

Responder
Moema
Particular - há 4 anos

Bom dia, Ricardo.

Foi executado um forro de placa cimentícias e tivemos fissura no encontro de todas as placas. O que fazer para sanar este problema?

Particular - há 6 anos

Fazendo o tratamento com baguete, massa para cimenticia e depois a aplicação das duas telas... Somos especialistas... nunca tivemos relato de trincas em nossas obras...

A disposição; ScalaTécnica Estruturas Metálicas

Bruno  Mingardi
GeoBr Engenheiros Consultores (Belo Horizonte, Minas Gerais) GeoBr Engenheiros Consultores - há 7 anos

Olá Flávia,

A primeira providência para não se ter as indesejáveis trinca se fissuras é um bom projeto de fundações, estas placas são muito rígidas e quase não toleram recalques nas fundações, infelizmente hoje em dia os métodos existentes para dimensionamento de fundações não atendem as condições para que não haja essas trincas mencionadas, estou trabalhando em um novo método para dimensionamento de fundações para corrigir esta falha e devo publicar logo, a variação térmica em casas de dois pavimentos e menos provável mas pode ser que aconteça, uma boa alternativa é usar tela fix que é uma tela adesiva que não tem cola no meio de sua faixa, deve se colar está tela no encontro das placas, lembrando que trinca não se consegue resolver 100%, mas uns 90% resolve, às vezes volta uma fissurinha atoa nem se percebe direito, espero ter ajudado, um abraço!

Obs: Fissuras geram bastante transtorno pois por sucção elas puxam a humidade de fora e mofam armários, guarda roupas e etc... O melhor é contratar uma empresa especializada em patologias da construção para resolver o problema.

Responder
Carla Pereira
Eng. Civil - Carla Rita Maier Pereira (Porto Alegre, Rio Grande do Sul) Eng. Civil - Carla Rita Maier Pereira - há 7 anos

Prezada Flávia: além da informações já apresentadas, é importante observar que o trabalho de execução de alvenaria, revestimento e acabamento inclui diferentes materiais e a presença de água.

A água com o tempo seca e retrai e os demais materiais deformam com as variações de temperatura e umidade de forma distinta.

Desta maneira é praticamente inevitável que com o passar de algum tempo surja alguma pequena abertura e isto seja considerado normal.

O que não é normal é a dispersão por toda a construção e aberturas não superficiais. abraços

Responder
Odone Borchert Pischke
Odone Borchert Engenharia (Alvorada, Rio Grande do Sul) Odone Borchert Engenharia - há 7 anos

Para evitar as fissuras é recomendável planejar uma paginação com juntas, fazendo com que a placa fissure ou trinque onde você planejou a junta. De preferência fazer a paginação com geometria quadrangular, equilibrando os esforços de dilatação/compressão nos dois sentidos.

Responder
Juliano De lima da silva
Pous Engenharia E Projetos (Riacho Fundo, Distrito Federal) Pous Engenharia E Projetos - há 7 anos

Bom dia Flávia, além do ja informado acima, as trincas em placas cimenticias podem ser causadas tambem devido a erros executivos. É fundamental a contratação de empresa especializada para execução do serviço, e comum encontrar serviço executados sem a utilização de tela nas juntas de ligação entre as placas o que causa a fissura.

Responder
Valdemir Nogueira Chagas

Flávia, bom dia!

De um modo geral as trincas e fissuras ocorrem devido ao grau de variação da temperatura, causando dilatação e compressão diferentes dos materiais que constituem a estrutura da edificação, assim como o assentamento das fundações e/ou início de construções próximas, em função de estaqueamento. Portanto, não vejo como evitar as trincas e fissuras e sim como corrigi-las após cessar os efeitos que as causaram.

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil