Como poderia construir um triplex sobre meu barracão?

olá,estou construindo meu Barracão,porem preciso fazer em cima a minha casa e um estúdio,serão 3 pisos,porem umas colunas impede meu trabalho,gostaria de saber se algum Engenheiro Calculista pode me ajudar...tenho 12 sapatas distribuidas em linha,sendo nas laterais e meio,porem não quero utilizar as centrais,Sapatas mede 110x70cm com 70 cm de altura,3 brocas de 20cm diâmetro e 5 metros fundo,terreno muito seco e terra dura,dividido ao meio com sapatas de 80x140 e 70 altura, sobre 6 brocas de 20 cm por 5 metros fundo,ferro armado 10mm,3 em baixo 2 em cima mais dois nas costelas,estrivos de 04 mm a cada 20 cm,14 x 30 cm as vigas,isto no quadro,as vigas centrais de 8 metros mesmo sistema porem com ferros 10 mm e estrivos 06 mm a cada 10 cm,15 x 55 cm altura,atravessando ao meio outra viga nos 10 metros tambem com ferros 12 mm estrivos 06 mm a cada 10 cm,viga 15 x 40 ;Sobre colunas 15 x 20 cm 4 ferroas de 10 mm cantos e 2 12 mm costelas,estrivos 04 mm a cada 15 cm,4 metros pe direito barracão e 2,50 pe direitos casas acima

Como poderia construir um triplex sobre meu barracão?

olá,estou construindo meu Barracão,porem preciso fazer em cima a minha casa e um estúdio,serão 3 pisos,porem umas colunas impede meu trabalho,gostaria de saber se algum Engenheiro Calculista pode me ajudar...tenho 12 sapatas distribuidas em linha,sendo nas laterais e meio,porem não quero utilizar as centrais,Sapatas mede 110x70cm com 70 cm de altura,3 brocas de 20cm diâmetro e 5 metros fundo,terreno muito seco e terra dura,dividido ao meio com sapatas de 80x140 e 70 altura, sobre 6 brocas de 20 cm por 5 metros fundo,ferro armado 10mm,3 em baixo 2 em cima mais dois nas costelas,estrivos de 04 mm a cada 20 cm,14 x 30 cm as vigas,isto no quadro,as vigas centrais de 8 metros mesmo sistema porem com ferros 10 mm e estrivos 06 mm a cada 10 cm,15 x 55 cm altura,atravessando ao meio outra viga nos 10 metros tambem com ferros 12 mm estrivos 06 mm a cada 10 cm,viga 15 x 40 ;Sobre colunas 15 x 20 cm 4 ferroas de 10 mm cantos e 2 12 mm costelas,estrivos 04 mm a cada 15 cm,4 metros pe direito barracão e 2,50 pe direitos casas acima

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

RBP - PROJETOS CONSTRUÇÃO E REFORMA Eu legalizo a sua obra

A vida é assim.

Vai construir, procure um profissional e pergunta. se o que você quer fazer pode ser feito.

Mais anda esta em tempo. Procure um Engenheiro Calculista e refaça o seu projeto.

Responder
Particular - há 6 anos

R: A forma mais simples e pratica é fazer em estruturas metálicas, pois será mais leve, mais barato e não irá gerar nem 5% do entulho de uma construção convencional;

A disposição;

Melchior Gregório Pereira
Eterno Engenharia (Atibaia, São Paulo) Eterno Engenharia - há 6 anos

Prezado, Elizeu Souza

Primeiramente precisamos ter em mãos o projeto arquitetônico e saber qual tipo de material será usado, pois isso vai influenciar na carga total.

Sugiro usar um método de construção leve para fundação suportar a carga total sem que precise restruturar.

Trabalhamos com método de construção Steel Frame que chega a ser 8 vezes mais leve que a alvenaria convencional.

Caso queria, estamos a disposição para estudar e executar o seu projeto.

Engº Melchior Gregório

Eterno Engenharia

2 fotos
Responder
Rodrigo Barboza Zizas
Supremo Solution Engenharia (Pereira Barreto, São Paulo) Supremo Solution Engenharia - há 6 anos

Olá bom dia meu caro amigo,

A Supremo Solutions Engenharia, empresa especializada em dimensionamento estrutural pode lhe resolver todas essas questões.

Nosso preço para o projeto estrutural é de R$ 10,00 / m2.

Aguardo seu retorno para iniciarmos os trabalhos.

Responder
Fernando Henrique Alves de Oliveira

Caro Elizeu,

Sua pergunta é praticamente impossível de ser respondida sem analisar algumas coisas e uma delas é o projeto arquitetônico dos pavimentos superiores.

Vejo que você está querendo fazer várias estacas(brocas) para cada bloco na tentativa de aguentar a carga da estrutura.

Mas...aguentar quanto?

Deve-se primeiramente saber qual a carga total que vai ter a estrutura e saber qual a parcela de carga vai para cada estaca. Tomar o cuidado em saber o tipo do solo, suas resistências para aí sim saber as quantidades e as dimensões dos elementos estruturais. Aí sim se preocupar com ferragem.

Já executei vários projetos estruturais com as características da sua. Ficaria feliz em fazer um orçamento sem compromisso.

Cuidado com a construção informal. Procure um profissional para te orientar.

Att.

Engenheiro Fernando Aloli

Especialista em Cálculo e Projetos de Concreto Armado

Responder
AB | Arquitetura Integrada
AB | Arquitetura Integrada (Curitiba, Paraná) AB | Arquitetura Integrada - há 6 anos

Bom dia Elizeu.

Resp.: Podemos efetuar para vc projeto completo com todas as especificações e caracterisiticas.

Importante é sempre ter todos os itens integrados - projeto, construção, reforma, especificações - assim terá um trabalho qualificado e com custo totalmente adequado.

Estamos trabalhando com custo promocional junto Habitissimo em R$ 12,00/m². Verifique na seção de promoções. Envie detalhes, desenhos, fotos, aquilo que vc desejar. Atuamos constantemente dessa forma em todo território nacional.

Consulte-nos – você irá se surpreender!

Somos qualificados com CREA e CAU.

AB | Arquitetura Integrada

Responder
Carlos Henrique

só com esse desenho fica difícil lhe dar uma resposta exata , se puder me mandar fotos detalhadas da área já construída posso lhe fazer um projeto de baixíssimo custo para você. você deveria deixar explicito se essa construção esta isolada no terreno ou faz divisa com algum vizinho . estou asua disposição só entrar em contato