Como fazer a troca do cabo elétrico?

O cabo que liga o padrão ao quadro de distribuição foi passado, erroneamente, com 6mm. Não estou conseguindo retirar este cabo e terei que passar um novo por outro caminho.

Posso passar outro de 6mm em paralelo ao já existente ao inves de passar um de 10mm?

Como fazer a troca do cabo elétrico?

O cabo que liga o padrão ao quadro de distribuição foi passado, erroneamente, com 6mm. Não estou conseguindo retirar este cabo e terei que passar um novo por outro caminho.

Posso passar outro de 6mm em paralelo ao já existente ao inves de passar um de 10mm?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

24 Respostas

Respostas úteis 4
Vitor Couro
S.a. Comercio E Negócios (Sorocaba, São Paulo) S.a. Comercio E Negócios - há 5 anos

O correto mesmo é calcular o potencial de carga elétrica, para assim poder se estabelecer a bitola do cabo necessário.

Com relação ao que deseja fazer, não é muito recomendável dividir corrente em cabos que possívelmente não terão o mesmo comprimento. Por mais que a resistencia do cobre seja baixa, uma pouca diferença em comprimento já vai alterar a tesistencia do cabo, sendo assim, o cabo que ficar mais curto, provavelmente vai acabar sendo sobrecarregado, pois a energia elétrica sempre busca o caminho mais fácil, ou seja, o de menor resistência. Mas, como em seu caso a diferença de distancia nao deve ser muito grande (algo em torno de 8-10 metros) voce não terá problemas.

Responder
Particular - há 5 anos

R: Poder até pode... mas não é o ideal e 2 de 6mm não equivale a um de 10 mm2

A disposição;

Neuriedes da Silva Junior

Rogério boa tarde

Se já identificou que o cabo 6mm não esta lhe atendo

Seria necessario a troca por uma bitola que através de um profissional qualificado irá te endicar o correto

Ele vai calcular a demanda que vc vai utilizar para chegar no cabo correto

conseguentemente também indicara a bitola da tululação

Assim com certeza evitara problemas futuros

À disposição

Responder
Willian Senne
W S Elétrica (Atibaia, São Paulo) W S Elétrica - há 5 anos

Bom dia Rogério, noseu caso é importante contratar um profissional pra realizar esse trabalho. Será necessário realizar um levantamento da carga instalada e posteriormente definir qual cabo utilizar, muito provavelmente será necessário uma nova tubulação para passar esses fios

Responder
Natanael
N.a Soluções Residenciais. (Alumínio, São Paulo) N.a Soluções Residenciais. - há 5 anos

Nobre colega sou técnico em eletroeletrônica , veja bem tem alguns pontos a serem avaliados.

é necessário avaliar a demanda ou sejas as cargas serem ligadas e possíveis cargas futuras. Ar condicionado, um chuveiro de potência maior são cargas mais relevantes.

Distância ,fator de agrupamento, eletroduto,fator temperatura essas variáveis são levadas em conta para dimensionamento do condutor.

Mas respondendo sua pergunta não pode passar outro fio em paralelo previsto por norma pode ter distribuição assimétrica podendo causar um curto ou demais problemas, recomendo analisar melhor a situação é chamar um especialista no assunto pois é a segurança das pessoas que amamos que está em risco.obrigado pela atenção forte abraço.

Responder
Tag Equipamentos e Soluções Ltda

Olá, bom dia. Seu problema reside em passar ou não outros cabos de 6,0 (2 Fases + 1 Neutro). Já que vc vai ter que efetuar outra infra estrutura para passar os cabos, o ideal seria passar o cabo correto de uma vez. Na minha região (Sorocaba), o diâmetro mínimo que somos atendidos pela CPFL é para cabos de 16,0 mm² (Fases e Neutro). Faça o dimensionamento, sempre pelo lado da carga (equipamentos, tomadas, etc. que vc vai ter na edificação), para então dimensionar o circuitos de entrada de energia.

Só para não deixar de responder a sua dúvida quanto ao cabo de 6,0 mm². Vc pode passar outro ramal sim, mas tem que tomar cuidados adicionais, passar o cabo em trifólio (cabos trançados) para evitar indução e, além dos condutores de fase, também tem que passar o neutro (6,0mm²). Não há problemas. O maior problema será você fazer a conexão no disjuntor de entrada do seu quadro de distribuição, pois, serão 2 condutores ao invés de 1 só.

Abraços. Qquer dúvida entre em contato.

Responder
Franco Nero
Stillus Triunfo Serviços Elétricos (Sorocaba, São Paulo) Stillus Triunfo Serviços Elétricos - há 5 anos

Na minha opinião você deve contratar um eletricista que ele indo até o local com certeza vai observar o problema e arrumar uma solução para o problema

Responder
Sergio Dias Dias
Dr. Solução Soluções Em Elétrica (São José do Rio Preto, São Paulo) Dr. Solução Soluções Em Elétrica - há 5 anos

Rogério, Bom dia!!

No meu ponto de vista seria melhor vc realmente levantar a carga o qual vc está querendo alimentar na sua edificação.

Pelo q eu entendi ok..

Mais cabo de 6mm vc não consegue alimentar uma edificação exceto pra início de obra.

Nessa caso, vc verifica se a tubulação q leva o cabo de 6mm não houve uma obstrução, caso houve substitua o mesmo ok..

Assim conseguíra passar com êxito.

Responder
Sergio Dias Dias
Dr. Solução Soluções Em Elétrica (São José do Rio Preto, São Paulo) Dr. Solução Soluções Em Elétrica - há 5 anos

Rogério, Bom dia!!

No meu ponto de vista seria melhor vc realmente levantar a carga o qual vc está querendo alimentar na sua edificação.

Pelo q eu entendi ok..

Mais cabo de 6mm vc não consegue alimentar uma edificação exceto pra início de obar..

Nessa caso, vc verifica se a tubulação q leva o cabo de 6mm não houve uma obstrução, caso houve substitua o mesmo ok..

Assim conseguíra passar com exito.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região