Troca de disjuntor e diâmetro da fiação

Gostaria de sanar uma dúvida simples.

Entrei num apartamento novo agora (padrão monofásico 110v - 70a) e quando minha esposa foi ligar o secador dela no banheiro (potência 1900W), o disjuntor desarmou.

Fui até a caixa de distribuição e descobri que colocaram apenas um disjuntor de 10A para as tomadas do banheiro + 2 quartos (iluminação 10A e chuveiro 50A são separados), conforme foto abaixo.

Pretendo substituir esse disjuntor por um de 20A, para ele não desarmar com o secador. Mas fiquei com dúvida se a fiação suporta essa corrente sem riscos.

A fiação da tomada é de 2,5mm e ela está bem próxima da caixa de distribuição (menos de 4 metros).

Então, a dúvida: posso instalar o de 20A tranquilamente na fiação de 2,5mm, sem riscos? Até me falaram no disjuntor de 16A, mas acho que a margem ficaria muito pequena pro secador, mesmo não tendo muitas outras coisas ligadas nos quartos (só TV, notebook e carregador do celular)...

Agradeço a quem puder ajudar!

Troca de disjuntor e diâmetro da fiação

Gostaria de sanar uma dúvida simples.

Entrei num apartamento novo agora (padrão monofásico 110v - 70a) e quando minha esposa foi ligar o secador dela no banheiro (potência 1900W), o disjuntor desarmou.

Fui até a caixa de distribuição e descobri que colocaram apenas um disjuntor de 10A para as tomadas do banheiro + 2 quartos (iluminação 10A e chuveiro 50A são separados), conforme foto abaixo.

Pretendo substituir esse disjuntor por um de 20A, para ele não desarmar com o secador. Mas fiquei com dúvida se a fiação suporta essa corrente sem riscos.

A fiação da tomada é de 2,5mm e ela está bem próxima da caixa de distribuição (menos de 4 metros).

Então, a dúvida: posso instalar o de 20A tranquilamente na fiação de 2,5mm, sem riscos? Até me falaram no disjuntor de 16A, mas acho que a margem ficaria muito pequena pro secador, mesmo não tendo muitas outras coisas ligadas nos quartos (só TV, notebook e carregador do celular)...

Agradeço a quem puder ajudar!

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

20 Respostas

Antonio Guilherme Da Silva
Marido De Aluguel (Diadema, São Paulo) Marido De Aluguel - há 5 anos

Boa tarde Allan simplesmente vc deve verificar primeiramente quantas amperagens consome o secador isto está escrito no plug macho do secador se for 16a ou 20amp.vc deverá verificar também a tomada do seu banheiro provavelmente ela deve ser de 10amp. Por isto que o secador aquece e desarma seu disjuntor simplesmente vc deverá substituir a tomada de acordo com o secador seu problema está resolvido ok .qualquer dúvida é só chamar um profissional que o mesmo lhe fará está troca espero ter lhe ajudado .

Responder
Vicente Godoy
Quântica Eletricidade E Automação (Hortolândia, São Paulo) Quântica Eletricidade E Automação - há 5 anos

Boa tarde Allan.

Somente o secador consome 15 A. O correto seria colocar um disjuntor de 20 A e trazer um circuito independente para essa Tomada se houver espaço.

Caso não tenha espaço no Quadro de Força, pode aumentar o disjuntor para 20 A caso realmente a fiação seja de 2,5mm, o bom é confirmar o valor marcado na capa do fio.

Espero ter ajudado.

Responder
Luis silva
Particular - há 5 anos

o ideal mesmo e´fazer um circuito independente TOMADA DE USO ESPECIFICO.porque no caso

iria ficar esse disjuntor somente p/ tomadas ate uns 1200 wts de potencia.coloca um disjuntor de 20 A pode sobrecarrega no caso de usa todos aparelhos ao mesmo tempo.

Márcio Araújo Santana
Sse ( Santana Serviços Em Eletricidade ) (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Sse ( Santana Serviços Em Eletricidade ) - há 5 anos

Boa tarde sr. Allan:

A função do dispositivo de proteção disjuntor é, como o mome já indica, de proteção do circuito ou seja

o condutor usado. Ter um disjuntor mal dimensionado pode trazer riscos as pessoas e a instalação. Consulte sempre um profissional eletricista. Boa sorte!

Responder
Eduardo Ferreira de Souza
Particular - há 5 anos

Boa tarde Allan.

Pode sim instalar o disjuntor da 20A para essa fiação de 2,5mm². Porém, você estará com instalação muito próxima do limite. Ligando somente o secador de 1900W nesta rede de 110V você já estará consumindo uma corrente de quase 18A. Neste caso, sobrando apenas 2A para os outros dois cômodos. Por exemplo, se quiser ligar um ventilador em um dos cômodos, dependendo da potência já há risco de queda de disjuntor.

O ideal seria um circuito separado para as tomadas do banheiro com fiação de 2,5mm² e disjuntor de 20A. Desse modo você ficaria tranquilo para ligar o que desejar junto com o secador. Afinal de contas, ninguém gosta de ficar armando disjuntor o tempo inteiro.

Grande abraço.

Eduardo Ferreira de Souza.

Engenheiro Eletricista.

Rvn Serviços - Ricardo
RVN Serviços (Campinas, São Paulo) RVN Serviços - há 5 anos

Se realmente a fiação for de 2,5... blz... pode colocar 20A. Mas cuidado... existe fios grossos que enganam... tem mais plástico e parece ser de maior bitola. No seu quadro... só não entendi o disjuntor de 25A... ele está na cozinha toda? Micro-ondas, geladeira e máquina de lavar?

Responder
Particular - há 5 anos

R: Se for apenas para este equipamento não irá sobrecarregar... mas se abusar...

A disposição;

Marcelo
Eletrica Top (São Bernardo do Campo, São Paulo) Eletrica Top - há 5 anos

Boa tarde na minha opinião acho que deve passar um novo circuito somente pra está secadora., lembrando se sua fiação e 2,5mm que corresponde a 21amperes só sua secadora Sá consome 40% da carga.,imagina se TD estiver ligado neste momento,ou se comprar novos equipamentos.,com certeza vc vai ter problemas.

Carlos Renilson Vicente de Sá
Instalações Elétricas Câmeras E Alarmes (Bragança Paulista, São Paulo) Instalações Elétricas Câmeras E Alarmes - há 5 anos

como o secador já consome maior parte da capacidade do circuito. troque para 4mm que suporta até 32A pois você terá uma folga pra usar mais aparelhos no mesmo circuito e troque também a tomada pois normalmente elas aguentam apenas 10 amp, troque por uma de 20amp ai você fica sossegado espero ter ajudado valeu

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região