Como trocar uma tomada de 10A por uma de 20A?

Como faço para trocar uma tomada de 10A por uma de 20A para utilização de aspirador de pó?

Como trocar uma tomada de 10A por uma de 20A?

Como faço para trocar uma tomada de 10A por uma de 20A para utilização de aspirador de pó?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

25 Respostas

Respostas úteis 2
Marcelo Souza
Particular - há 5 anos

Porque será que o plug do seu aspirador é mais grosso? Ja se fez essa pergunta?

Vamos lá: pra começar; se o plug é mais grosso é sinal de que a carga em wats é maior. Tudo que supera 10 A passa a ser tomadas de TUE, ( tomadas de uso expecífico) , sendo assim faça uma demanda do seu eletrodoméstico e veja se é residêncial ou comercial ok. Veja quantos wats e Amper tem o aspirador e se passar de 10 amper faça um circuito separado para o uso e com um disjuntor adequado para tal circuito. Se for de 10 a para baixo simples mente compre uma tomada de furo amplo e subistua a mesma. Lembre-se : energia usada de forma errada altera o conssumo e pode causar danos materiais e até risco de vida ok.

Carlos
Particular - há 5 anos

No caso do aspirador, deve ser pela grossura dos pinos. Nesse caso é só comprar uma de tomada de 20 amperes, fazer o substituição. Agora se seu aspirador tiver uma corrente elétrica, maior que 20 amperes, chame um profissional, para ver se não tem que trocar a fiação elétrica...

Márcio Araújo Santana
Sse ( Santana Serviços Em Eletricidade ) (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Sse ( Santana Serviços Em Eletricidade ) - há 5 anos

Boa tarde sra. Bárbara:

Verifique a potência do equipamento para certificar se é necessário esse plugue ou seja (plugue original do equipamento). Consulte um profissional eletricista. Boa sorte!

Responder
Particular - há 5 anos

R: Trocar é facil, é só substituir, mas precisa ver se a rede, o fio suportará a carga;

A disposição;

Jose Paulo da Silva
Particular - há 5 anos

Olá! Há uma condição básica para responder sua pergunta: O circuito no qual você esta instalando a tomada suportará a potencia do equipamento, se a resposta for positiva pode comprar uma tomada de 20A (pinos mais grossos) em uma loja de materiais de construção e com o circuito desenergizado (desligado o disjuntor) pode retirar a tomada e posicionar os fios na mesma ordem na qual se encontra na tomada que estava em funcionamento. Espero ter ajudado.

Edson Ferrari
Edson Manutensão Elétrica Residencial (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Edson Manutensão Elétrica Residencial - há 5 anos

Se for so por conta do plugue ser de 20A pode trocar pela tomada de 20A.Mas verifique a potencia do aspirador de pó, se o circuito for 110V e o cabo de 2,5mm a potência max. do cabo é de 2000wtts com disjuntor de 20A.Verfique a potencia total que esta utilizando no circuito para saber se cabe colocar na rede ligado o aspirador.

Responder
Grupo Stoknet

Pelo que percebi, a troca é apenas por conta do plug da tomada do aspirador, se esse for o caso, então proceda a troca do terminal de 10A pelo terminal de 20A, ou apenas pode utilizar um plug adaptador de 10A para 20A e com isso não precisa de realizar nenhuma troca.

Responder
Servitec Instalaçoes e Manutencoes em Geral

basta substituir pela tomada de 20a caso não haja necessidade de troca de fiação se a tomada a ser usada precisar de potencia mais elevada

Responder
Manoel Gonçalo dos Santos

Primeiro é preciso checar os watts que o aspirador vai consumir, depois checar a bitola do circuito, ou seja, se o circuito é de 1.5mm, ou 2.5mm. Se o aspirador consumir no máximo 1.000w, o circuito (fiação) onde a tomada vai ser trocada, pode ser de 1.5mm, nesse caso basta substituir a tomada de 10A por uma de 20A, porém é preciso também checar a amperagem do disjuntor do circuito, pois pode ser necessária a troca dele também. Aconselho você a consultar um eletricista de confiança.

Clauthyego
E M Eletrica Instalações E Manutenção (Diadema, São Paulo) E M Eletrica Instalações E Manutenção - há 5 anos

Na realidade tem que analisar o circuito que foi projetado, ainda que o Aspirador não chegue a 20A, Pode ser que depois utilize outro equipamento podendo danificar o circuito e trazendo um problema maior, chame um prorifissional qualificado mesmo, ele irá fazer toda a inspeção e fará o que for mais seguro, possível substituição e separação do circuito para sua própria segurança.

Responder
Carlos Eduardo  de Oliveira
Carlos Instalações Elétricas (Jundiaí, São Paulo) Carlos Instalações Elétricas - há 5 anos

Bom dia, antes da troca é necessário saber a vítima do cabo que está chegando no circuito mesmo que o equipamento não gere 20A de carga um dia você pode se esquecer é ligar um equipamento que gere e ter um problema sério se no caso o circuito não for adequado.

Responder
Erikson Soares
Eletrolight Eletricistas (Bugre, Paraná) Eletrolight Eletricistas - há 5 anos

Boa noite. Dependendo da potência do equipamento, apenas a substituição da tomada não resolveria seu problema, pois com o tempo de uso o fio poderia derreter em função do aquecimento gerado.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região