Como se troca a voltagem de 220 para 110?

Como se troca uma unidade residencial de 220 volts para 110?

Como se troca a voltagem de 220 para 110?

Como se troca uma unidade residencial de 220 volts para 110?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

35 Respostas

Respostas úteis 1
GRUPO AMPLIAR Soluções Inteligentes para a sua Obra

Boa tarde Adriano Galvão!

Aparentemente é uma situação bem simples/prática de ser solucionada.

Quando você possui uma ligação de 220V, você possui 3 fatores condicionantes: fase + fase + terra.

Já quando você possui uma ligação do tipo 127V/110V, você possui também 3 fatores condicionantes, porém estes possuem uma tipologia diferente, sendo esta: fase + neutro + terra.

Assim sendo, para que sua ligação 220V se transforma em 110V, você deverá "eliminar" uma fase, tonando-a o seu "neutro" no elo da ligação.

Contudo, atente-se à região do país a qual você reside, pois dependendo do estado/região, a "fase + neutro" já oferece os 220V, situação a qual você precisaria de um transformador de corrente para baixar a tensão.

A teoria aliada a um bom profissional capacitado para a execução, pode lhe propor uma maior funcionalidade e principalmente a segurança na sua instalação.

Encontramo-nos à disposição para maiores esclarecimentos.

Atenciosamente.

Abraços.

Equipe

Grupo Ampliar

Responder
Miguel
Rem Network Instalações E Manutenções (Suzano, São Paulo) Rem Network Instalações E Manutenções - há 5 anos

Boa noite, bom partindo do principio de que as concessionarias de Sao Paulo,fornecem para as residencias 220v bifasico,sendo 2 fases e 1 neutro,é só fazer a modificaçao no seu quadro de distribuiçao interna,fase/neutro. para isso tem que ter a intervençao de um profissional capacitado para tal,porque nao basta só a modificaçao no quadro(disjuntor etc), tambem precisa fazer modificaçao nos interruptores das lampadas,porque a ligaçao de 220v para 110v em lampadas é diferente.

Pode com a gente

Um forte abraço.

Responder
Juarez Carlos Pereira
Eletricista Residencial (Diadema, São Paulo) Eletricista Residencial - há 5 anos

Boa tarde primeiramente você tem de saber a entrada de energia,no seu relógio se è bifásico,monofásico ou trifásico,para que a mudança possa ser feita.Se for monofásico è só fazer a substituição de um fio fase e colocar um neutro.

Responder
Francisco
Quadrantz - Soluções E Serviços Técnicos (Campinas, São Paulo) Quadrantz - Soluções E Serviços Técnicos - há 5 anos

Adriano, boa tarde!

Vc deve procurar um profissional capacitado (eletricista com formação técnica) para verificar sua instalação e tensão fornecida.

Esse profissional deverá ver se a sua tensão de alimentação é 220V monofásica (tensão da concessionária = 380V - fase/neutro) ou 220V bifásica (tensão concessionária = 220V - fase/fase/neutro), para que possa ser feito a mudança com exatidão.

Para ter 110V (ou 127V) a tensão que a concessionária deve fornecer é 220V trifásica na rede de distribuição.

Espero ter ajudado na explicação.

Um abraço.

Responder
Manoel Gonçalo dos Santos

Bom, na verdade é bem simples, mas vai depender da região onde você mora. Vou falar como funciona aqui na cidade de São Paulo.

A concessionária aqui (ELETROPAULO) disponibiliza na rede três cabos (duas fases e um neutro), cada fase da rede é de 110v (ou 127v para ser mais específico)ou seja, no quadro do relógio tem dois cabos 127v, e um neutro, para mudar a voltagem de 220v para 110v, basta substituir um dos cabos de 127v pelo cabo neutro.

Responder
FRANCISCO ELISIÁRIO

bom dia Adriano.se a sua residencia, tem uma entrada bifásica de energia,

com 2 fases + neutro, voçê precisa trocar os disjuntores do quadro de bipolar para unipolar e separar os circuitos com o cabo neutro,

se sua entrada tiver apena 1 fase, e 1 neutro, ai não dar para fazer o 110v, nesse caso a concessionaria fornece apenas 220v.

para fazer 127v teria que usar transformador

Responder
Carlos Eduardo Silva Ferreira
Particular - há 5 anos

Depende da região do país que vc mora , pois dependendo da região fase e neutro só dá 220v, então nesse caso só usando um transformador de corrente para baixar essa tensão. Se for em São Paulo ou demais regiões em que fase e neutro comportam a tensão 127v é só contratar um profissional para fazer a adequação que deseja.

Marcelo
Zappa Proteção Segurança (São José do Rio Preto, São Paulo) Zappa Proteção Segurança - há 5 anos

Se a necessidade será somente a alteração de 220 para 110. Nas tomadas e lâmpadas chegar com o neutro. Mas por trás dessas modificações existem detalhes técnicos. Disjuntores, amperagem de entrada e local, capacidade e cor dos cabos.

Responder
José Roberto
Azulservice Ar Condicionado (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Azulservice Ar Condicionado - há 5 anos

Bom dia amigo o correto é chamar uma pessoa capacitada para fazer uma avaliaçao no quadro d entrada uma vez q por mais simples q pareça eletricidade mata e uma instalaçao mal feita coloca a vida de sua família em risco toda tomada tem sua amperagem correta e tem q ver os equipamentos q o amigo vai usar em cada ponto.chame um profissional capacitado assim você nao tera dor de cabeça.

Responder
Sergio Dias Dias
Dr. Solução Soluções Em Elétrica (São José do Rio Preto, São Paulo) Dr. Solução Soluções Em Elétrica - há 5 anos

Bom dia!!

Nesse caso no medidor de energia já tem o Neutro, então é bem simples, só alterar os circuitos e mudança de cabos e disjuntores nos seus respectivos circuitos..

Ok..

Espero ter ajudado

Responder
Marcos Antonio Ferreira
MF INSTALAÇÕES ELÉTRICAS (Mairiporã, São Paulo) MF INSTALAÇÕES ELÉTRICAS - há 5 anos

Bom dia! Primeiramente tem que ver o vai ser ligado nesta, outra coisa tem que puxar uma nova fiação do quero de força.

Responder
Luiz Carlos
Empreiteira (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Empreiteira - há 5 anos

Olá, bom dia, para você mudar sua voltagem de 220 para 110 é preciso que a concessionária que fornece a energia em sua casa disponibilize o cabo neutro, se disponibiliza, se já está disponível em sua residência, se não estiver tem de pedir, e na sua residência tem de trocar o cabo positivo no caso 110 pelo neutro e pronto você tem uma voltagem 110 em sua residência, que resumindo é composta por um cabo 110 e outro neutro, ok espero ter te ajudado, boa sorte

Dori Pereira Costa pereira. costa

Bom dia ! Meu caro se vc quer deixar td em 110v, circuito de tomada e circuito de lampadas.tem varias maneiras de mudar.a primeira e eliminando uma fase e utilizando o neutro .mas para acontecer isso presisa ver a situacao da sua intalacao como um todo em geral. Dependendo do casso sera nesesario uma nova instalacao para atroca

Lucas Pereira Arca Solucões Serviços
Particular - há 5 anos

Olá, boa tarde!

É simples meu amigo.

Uma rede 220 é composta por 3 elementos, sendo duas fases e um Terra.

Para o 127 ou 110 como preferir, é necessário 3 elementos tambem, sendo uma Fase , um Neutro , e um Terra no caso de tomada.

Então pra transformar uma rede 220 em uma rede 110, é só substituir uma dos elementos fase do 220 , para o elemento neutro.

Exemplo fase+fase= 220

Fase+neutro= 110

Espero ter ajudado!

Evandro Caetano
Elétrica L&l (Diadema, São Paulo) Elétrica L&l - há 5 anos

É muito simples no 110 temos uma fase e um neutro, para mudar para 220 é só trocar o fio neutro por fase. temos que observar a potência que vai ser usado o 220 porque talvez tem que trocar por um fio que seja adequado para o que vai ser usado,e também o disjuntor tem que se adequar a amperagem que vai ser usado.

Joao Ramos
Abcd Serviços Prediais E Residencial (Diadema, São Paulo) Abcd Serviços Prediais E Residencial - há 5 anos

O 220v. É feito de duas fases 110v, e o 110v é. Feito de um neutro e uma fase ! Então para fazer a mudança de 220v para 110 v. Você deve utilizar uma fase 110V e uma fase neutra! Recomendo também a utilização do fio terra.( o fio terra deve sempre ligado no plugue do meio . fio verde.)

Wellington Gomes Da Silva
Wgs Construção E Reforma (Itapevi, São Paulo) Wgs Construção E Reforma - há 5 anos

Boa tarde. Antes de qualquer coisa, é necessário avaliar a instalação já existente na residência, se rede foi projetada para 220, será necessário uma nova distribuição, por conta dos djuntores quando a rede é 220 são dois positivos, sendo assim dois djuntores, e quando é 110 são um positivo e um neutro sendo que, somente o positivo passa pelos djuntores o neutro vai direto. Esse é o primeiro passo, em seguida é saber se existe o cabo neutro, se sim o trabalho se concentra na caixa de distribuição, se não fazer o cabeamento segundo a necessidade do que se vai ligar, a quentidade de tomadas, pontos de iluminação, e aparelhos eletrônicos a ser ligados.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região