É possivel trocar cômodos de lugar em um apartamento?

Tenho um projeto em mente, onde mudaria a cozinha de lugar, criaria banheiros no lugar da lavanderia, gostaria de mudar a cozinha de lugar colocando-a no quarto e criar um quarto no lugar da cozinha, porém não sei se isso é possível pelo fato de ser um apartamento

É possivel trocar cômodos de lugar em um apartamento?

Tenho um projeto em mente, onde mudaria a cozinha de lugar, criaria banheiros no lugar da lavanderia, gostaria de mudar a cozinha de lugar colocando-a no quarto e criar um quarto no lugar da cozinha, porém não sei se isso é possível pelo fato de ser um apartamento

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

Respostas úteis 1
Rafael
MORS (São Paulo Zona Centro, São Paulo) MORS - há 3 anos

Kayo, boa tarde.

Esse tipo de intervenção em um apartamento envolve a análise de diversos itens, entre eles a possibilidade de demolição de alvenarias e readequações de prumadas e ramais de água fria e esgoto. Para analisar essa possibilidade o primeiro passo seria ter acesso às plantas arquitetônicas estruturais e plantas de instalações hidrossanitárias, para então apresentar ao síndico o plano de reforma.

Nós podemos auxiliá-lo para viabilizar sua reforma, caso o plano de reformas seja possível.

Estamos à disposição.

Atenciosamente,

MORS.

Responder
Dédalo
Particular - há 4 anos

Olá Kayo!

É um prazer poder ajudar num momento tão importante!

A modificação de ambientes num apartamento deve ser bem avaliada tanto em relação a estrutura, ou seja, quais paredes podem ser ou não demolidas quanto em relação a toda a parte hidráulica do apartamento, ou seja, todos os encanamentos e colunas de água e esgoto.

Por exemplo, o encanamento da pia da cozinha deve ser direcionado para uma coluna específica que terminará numa caixa de gordura, então se o local para onde quiser levar a cozinha ficar distante isso pode ser difícil de executar.

Porém, hoje existem algumas soluções que podem ajudar neste sentido, como por exemplo bombas hidráulicas que levam o esgoto de um ponto a outro através do forro do apartamento. Veja as fotos abaixo (solução Sanitrit).

Mas o primeiro passo é verificar com o condomínio se as modificações desejadas são permitidas, para não ter a obra embargada, paralisada, pelo síndico.

Se precisar de ajuda estamos à disposição!

Até mais!

Rodrigues Severiano Junior Clodoaldo

Oi Kayo, o grande desafio nessa reforma serão as instalações de hidráulica e hidrossanitárias. A hidráulica geralmente quando estas são em PVC passará no teto de seu apartamento com a descida embutida em suas alvenarias e caso seja em PEX passará no teto do apartamento inferior e as hidrossanitárias são executadas no teto do apartamento inferior. Portanto o seu principal gargalo será o acordo com seu vizinho para realizar a obra.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região