Como instalar o ar condicionado?

Preciso instalar 02 kassetes de 48000 só frio dá Elgin as distâncias de linhas são de 15 m.e 20 m. O manual pede tubulação de 3/8 e 7/8 mas tenho dificuldade para passar 7/8 por ser rígido qual seria o problema se usar 3/4 maleável um instalador experiente disse que não a problemas mas gostaria de uma segunda opinião alguém pode me ajudar por favor?

Como instalar o ar condicionado?

Preciso instalar 02 kassetes de 48000 só frio dá Elgin as distâncias de linhas são de 15 m.e 20 m. O manual pede tubulação de 3/8 e 7/8 mas tenho dificuldade para passar 7/8 por ser rígido qual seria o problema se usar 3/4 maleável um instalador experiente disse que não a problemas mas gostaria de uma segunda opinião alguém pode me ajudar por favor?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Mtp
Aclm Refrigeraçao E Serviço - Ar Condicionado, Serviço Em Geral (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Aclm Refrigeraçao E Serviço - Ar Condicionado, Serviço Em Geral - há 7 anos

Bom dia, vc já deu a resposta, segue o q esta no manual. Com relação a tubulação, entendo q já comprou os canos rígido, é o instalador q terá q ver a melhor maneira de passar a linha. Consulte um Especialista em refrigeração antes de realizar qualquer serviço de refrigeração....

Responder
Claudio Monteiro
Claudio (Santos, São Paulo) Claudio - há 7 anos

Manter a espessura da tubulção e fundamental para o bom funcionamento dos aparelhos e depois de instalado devera fazer superaquecimento para complemento do gas se for R22 ou logo apos o vacuo acrescentar a quantidade nescessaria de gas por peso antes de liberar o gas do compressor

Responder
Fabricio Pessoa
ClimaHelp (São Paulo Zona Sul, São Paulo) ClimaHelp - há 7 anos

Independente da distância, não se deve alterar os critérios de instalação do equipamento, foi dimensionado pra essa bitola de tubulação, alterar a recomendação com certeza terá alteração do rendimento.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de ar-condicionado na sua região