Existe alguma normativa para as tubulações residenciais?

Fui fazer uma vistoria no meu apartamento novo e a tubulação que vem da caixa e volta a agua para o esgota esta fora da parede, isto é, saem canos do chao que ficam no canto da parede mas esta fora da parede. Há alguma norma que proibe este tipo de instalação, pois quando questionei ao representante da construtora ele me informou que seria assim mesmo. Também não veio a instalação para a torneira da cozinha, o cano que vem a água na pia da cozinha sequem tem a altura para instalar uma torneira esse tipo de instalação é comum? Isso pode?

Existe alguma normativa para as tubulações residenciais?

Fui fazer uma vistoria no meu apartamento novo e a tubulação que vem da caixa e volta a agua para o esgota esta fora da parede, isto é, saem canos do chao que ficam no canto da parede mas esta fora da parede. Há alguma norma que proibe este tipo de instalação, pois quando questionei ao representante da construtora ele me informou que seria assim mesmo. Também não veio a instalação para a torneira da cozinha, o cano que vem a água na pia da cozinha sequem tem a altura para instalar uma torneira esse tipo de instalação é comum? Isso pode?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

9 Respostas

Ana Átman
Particular - há 7 anos

Fran, releia o seu documento de compra do imóvel e veja se consta esses detalhes. Quanto à tubulação do canto da parede, pode ser que seu ap não esteja concluído e ainda falte colocar um chaft, que é uma tampa que esconde essa tubulação. A parede do seu chuveiro é um chaft também, atrás passam os canos. Acredito que se não forem colocar por eles mesmos, vc possa solicitar na boa, é simples de resolver. Vc pode fechar até com drywall. Como eu gosto do estilo industrial, deixaria aparente e pintaria com uma cor contrastante, pra evidenciar o cano. Quanto à tubulação abaixo da bancada da pia, da forma que está facilita a instalação e manutenção da torneira e conexões, por ficar exposta, sem necessidade de quebradeira mais tarde. Assim tb fica prático pra vc colocar um aquecedor ou um triturador de alimentos, se vc desejar. Felicidades na sua nova morada. Uma dica: Se vc tiver a opção, peça pra falar com uma mulher da construtora, da próxima vez, pq homem não entende nada do que mulher fala.

Elias Weiber de Oliveira
Construweiber (Curitiba, Paraná) Construweiber - há 7 anos

Bom dia Fran,você já recebeu boas dicas!se você for contratar um profissional para embutir as estalaçoes¿ primeiro você verifica se, a laje da construção foi feito cordoalha, não se pode romper um cabo de aço a troca de um cabo de laje pretendida é caro!.

Responder
Dario Kourani
Wk Engenharia (Recife, Pernambuco) Wk Engenharia - há 7 anos

Fran, bom dia!

A tubulação aparente sob bancadas de banheiro e cozinha tem sido tendência nos últimos anos, adotada pelos projetistas e construtoras. Apesar de esteticamente ruim, desta forma é muito mais fácil e barata (pra construtora e pro proprietário) de fazer manutenção, além de permitir sanar o problema com mais rapidez e reduzindo os danos.

Como quase que invariavelmente haverá um móvel sob a bancada, ele "esconderá" as tubulações.

Acho que é uma questão cultural (talvez americanizada) de construir de forma mais industrial e menos artesanal. Pode-se observar isso em todas as grandes construtoras do país. Sei disso pois trabalhei em boa parte delas.

Responder
PlanPro Engenharia
Planpro Engenharia (Londrina, Paraná) Planpro Engenharia - há 7 anos

Olá Fran, a tubulação aparente não é proibida por normas, porém com relação ao bom senso e estética do projeto, normalmente ela é embutida na parede.

Pela sua descrição houveram falhas na execução que vão te trazer desconforto no momento em que começar a colocar os acabamentos, isto deveria ser evitado pela empresa responsável pela construção. Caso ainda não tenha recebido o apartamento, seria interessante levar um profissional adequado para uma vistoria total do apartamento.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de encanadores na sua região