Qual é a distância segura entre tubulação de gás e parede residencial?

A vila ao lado está construindo uma tubulação de gás em uma parede compartilhada com a minha casa. Gostaria de saber se isso é permitido, qual a lei que regula, se é necessário acompanhamento de engenheiro? Quais as especificações técnicas necessárias? Grato.

Qual é a distância segura entre tubulação de gás e parede residencial?

A vila ao lado está construindo uma tubulação de gás em uma parede compartilhada com a minha casa. Gostaria de saber se isso é permitido, qual a lei que regula, se é necessário acompanhamento de engenheiro? Quais as especificações técnicas necessárias? Grato.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Particular - há 2 anos

A ScalaTécnica Estruturas Metálicas se sente honrada em lhe auxiliar.

R: deve ser uma parede particular de uso e propriedade dos beneficiarios do sistema do gas...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Carlos Henrique Pereira Pinto
Carlos Henrique Pereira Pinto Me (Pindamonhangaba, São Paulo) Carlos Henrique Pereira Pinto Me - há 2 anos

Para diminuir os riscos de acidentes, os medidores de energia elétrica e de gás devem ficar separados por uma distância mínima pré-estabelecida. Os prédios mais novos já estão adequados às recomendações. Nos mais antigos, os relógios estão muito próximos, já que a Regulamentação para Instalações Elétricas de Consumidores em Baixa Tensão (Recon BT), da Light, que fixou a regra, é de março de 2013.

— O ideal é que os medidores de gás e de energia fiquem a uma distância mínima de cinco metros entre eles. As tubulações de gás devem ficar a, no mínimo, 20cm das demais — afirma Orlando Sodré, engenheiro civil e eletricista e consultor do Sindicato da Habitação do Rio (Secovi Rio).

O motivo, segundo a Light, é que “um defeito (fagulha ou curto) no padrão de medição (sistema formado por ligações e relógio) instalado próximo a uma tubulação de gás, com possível vazamento, pode acarretar numa combustão e, consequentemente, em perdas e/ou danos à instalação”.

A concessionária, no entanto, alerta que nem todos os prédios antigos devem providenciar a mudança de local. A troca é necessária somente se houver vazamentos ou as tubulações estiverem velhas ou desgastadas.

Sobre valores para a troca do local, especialistas dizem que é difícil fazer estimativas: