Um apartamento novo pode ser entregue com as tubulações expostas?

Comprei um apartamento na planta e será entregue por módulos, será todo de alvenaria estrutural e algumas pessoas que já visitaram a obra dos deus módulos quase em conclusão tiraram fotos e disseram que algumas tubulações de água por ex em baixo de pias estão expostas, tomando até mesmo na minha opinião um pouco de espaço e a nível estético está horroroso, gostaria de saber o que eu posso fazer em relação à parte burocrática pois me falaram que a construtora não tem o que fazer mais, minha dúvida não é somente em relação à estética e sim ao que posso fazer ou não em relação a "discordar" disso, se sou assegurada em algo, porque na hora que fui comprar e visitei o modelo decorado nunca na vida pensei q iria ter dor de cabeça com canos expostos.

Um apartamento novo pode ser entregue com as tubulações expostas?

Comprei um apartamento na planta e será entregue por módulos, será todo de alvenaria estrutural e algumas pessoas que já visitaram a obra dos deus módulos quase em conclusão tiraram fotos e disseram que algumas tubulações de água por ex em baixo de pias estão expostas, tomando até mesmo na minha opinião um pouco de espaço e a nível estético está horroroso, gostaria de saber o que eu posso fazer em relação à parte burocrática pois me falaram que a construtora não tem o que fazer mais, minha dúvida não é somente em relação à estética e sim ao que posso fazer ou não em relação a "discordar" disso, se sou assegurada em algo, porque na hora que fui comprar e visitei o modelo decorado nunca na vida pensei q iria ter dor de cabeça com canos expostos.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

9 Respostas

Respostas úteis 3
Bandeira Engenharia
Bandeira Engenharia (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Bandeira Engenharia - há 6 anos

Bom dia.

Sim, esse tipo de instalação é comum. Inclusive para viabilizar a manutenção dos trechos de tubulação com maior incidência de entupimento. Porém, deve-se consultar o Memorial Descritivo do imóvel e imagens de vendas (folder e apartamento decorado) para saber se não existiu má fé.

Caso deseje, existem soluções estéticas. Independente da solução, recomenda-se que não haja interferência nas tubulações devido a vigência das garantias da construtora.

Responder
SR Engenharia Consultiva
Sr Engenharia Consultiva (Recife, Pernambuco) Sr Engenharia Consultiva - há 6 anos

Bom dia, Sheila.

Tudo bem?

De fato, são horríveis. Porém, as construtoras, de forma geral, tem entregue apartamentos com esse tipo de pontos de água e esgoto saindo da laje. Eles já são assim desde o projeto de instalações.

Muitos projetistas de instalações prediais tem adotado essa solução devido a interferências pela estrutura da edificação. Essa saída foi uma forma que encontraram em conjunto com as construtora para facilitar a execução, não perfurar vigas e não criar tantos shafts (espaços vazios para passar as instalações).

Concordo que é muito feio mas é o que se tem adotado. Verifique os projetos do edifício e provavelmente você encontrará esse tipo de saída.

Nesse caso, realmente não tem muito o que ser feito.

A única coisa que observo é:

Eles poderiam ter embutido essa tubulação mais alta pois fica muito visível e não tem como por móveis para esconder, pois ficam ao lado do tanque e do lado da janela!

Converse com eles e tente conseguir o embutimento, é serviço relativamente simples, só terão de remover o tanque antes. Evite procurar meios através da justiça pois só vai lhe dar dor de cabeça e perda de tempo. Mesmo que resolva, não vale a pena por um problema simples.

Espero tê-la ajudado!

Ficamos a disposição.

Responder
SR Engenharia Consultiva
Sr Engenharia Consultiva (Recife, Pernambuco) Sr Engenharia Consultiva - há 6 anos

Esqueci de dizer. Como referência, sou de Recife/PE e aqui grandes construtoras fazem isso em apartamentos de R$ 300.000,00 e as vezes até mais caros. Creio que em outras capitais também, pelo menos aqui no nordeste.

Também esqueci de dizer que você deve ler o manual do usuário, contrato com a construtora e o registro de incorporação como o Ronaldo falou acima. Esses são os documentos que irão embasar seus argumentos e esclarecer suas dúvidas.

Se não houver nada nesses documentos, converse e mostre a situação.

Tente sempre de forma amigável pois é a melhor solução sempre!

Ronaldo Miranda
Steel Frame Brasil Construtora (Nova Iguaçu, Rio de Janeiro) Steel Frame Brasil Construtora - há 6 anos

Bom dia Sra. Sheila.

Canos e tubulações podem sim serem expostos em construções, desde que estejam devidamente registrados na incorporação do empreendimento, assim como no manual do comprador.

Tendo em vista ser uma construção em alvenaria estrutural é até a mais indicada, para que a senhora possa manutenir ou modificar sem danificar a estrutura.

Uma das opções é a criação de shafts para elas.

Se precisar de qualquer assessoria, fique a vontade para me contactar.

Tenha um excelente dia.

Atenciosamente,

Ronaldo Rangel - Eng. Civil e calculista.

Responder
Isaias Uchoa Cavalcante

Amiga bom dia eu te aconselho a procurar a justiça pois eu nunca vi na minha vida uma coisa tão absurda como essa ,expõe eles na mídia e redes sociais coloca o nome da empresa que construiu esse imóvel a publico pra que outras pessoas não passe pelo mesmo problema que vc ta passando tire fotos do local expõe pra que todos possam ver esse absurdo e procure a justiça não existe a possibilidade de se deixar canos expostos em quaisquer que seja a construção seja ele elétricos ou hidráulicos isso eu crime ,essa construtora e um lixo ,e esse engenheiro e um irresponsável .se a tubulação esta assim imagine a estrutura desse imóvel.....vai atras dos seu direitos e escracha eles na mídia....

Responder
Particular - há 6 anos

R: Canos e eletrodutos expostos não pode ser entregues... porém o cano que comentou em baixo da pia, é o sifão e este fica expostos mesmo... Peça para fazer uma visita em sua unidade e tire as duvidas... geralmente as construtoras liberam essa visita nos sabados com a equipe técnica;