TV queimou com dps em chuva e queda de energia. O que pode ter acontecido?

Em casa hoje choveu muito forte e a luz caiu, dez minutos depois voltou. Ao tentar ligar a TV ela não ligou.

Ocorre que eu tenho essa TV ligada num filtro de linha, com outros equipamentos que não queimaram (queimou TV e um aparelho de DVD velho) e também tenho dps na caixa de força.

Nenhum dps queimou e nenhum outro aparelho da casa queimou, inclusive o decoder da net que estava ligado no mesmo filtro de linha. O filtro de linha também não queimou.

O que pode ter acontecido???

TV queimou com dps em chuva e queda de energia. O que pode ter acontecido?

Em casa hoje choveu muito forte e a luz caiu, dez minutos depois voltou. Ao tentar ligar a TV ela não ligou.

Ocorre que eu tenho essa TV ligada num filtro de linha, com outros equipamentos que não queimaram (queimou TV e um aparelho de DVD velho) e também tenho dps na caixa de força.

Nenhum dps queimou e nenhum outro aparelho da casa queimou, inclusive o decoder da net que estava ligado no mesmo filtro de linha. O filtro de linha também não queimou.

O que pode ter acontecido???

2 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

25 Respostas

Respostas úteis 3
Bruno
Soluin (Instalações de alto padrão) (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Soluin (Instalações de alto padrão) - há 5 anos

Meu amigo os DPS ( dispositivos de proteção contra surtos ) é apenas uma parte (4) da norma de PDA ( proteção contra descargas atmosféricas) para uma proteção completa, é necessário se atentar a todas as partes da nova 5419 ... Também tem que se atentar ao correto dimensionamento desses dispositivos e a ligação efetuada conforme o tipo de aterramento da edificação... Estou a disposição para outras dúvidas referentes a instalações elétricas. Bruno Lowczy técnico eletricista

Responder
Gerson
Gefaz (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Gefaz - há 5 anos

Boa noite Sra. Vanessa !

O DPS classe II bem instalado no QDFL proteje contra o surto atmosférico na instalação interna ( embutidas ou subterrâneas), caso parte de sua rede elétrica esteja exposta em área externa e sujeita a incidência de descargas elétricas há necessidade de um DPS classe I instalado na entrada da rede local.

Mas pelo seu relato só queimou uma TV e um DVD (os equipamentos eletrônicos diferem em sensibilidade ) e não houveram danos em outros aparelhos, então provavelmente houve uma sobrecarga no circuito da TV provocado por descarga externa (talvez danificando só o fuzivel do aparelho)

Para a solução: trocar o DPS classe II (pois ja sofreu uma sobrecarga) estudar a instalação de DPS classe I se for necessário. Se a tomada não estiver funcionando, realizar reparo do circuito da mesma (redimensionamento de cabos e dijuntor, pois no mesmo filtro há TV, DVD, DECODER e tem clientes que relatam ligar o notebook , carregador de celular e etc...enquanto veêm TV ) os filtros de linha são proteções adicionais mas não são garantias confiáveis, contra fuga de corrente ou sobrecargas elétricas, os dijuntores DR e DPS tem um custo beneficio exelente, porque protejem o patrimônio (queima de aparelhos e incêndios na instalação elétrica) e principalmente a vida (choques elétricos em tomadas como também descargas elétricas com fuga de corrente em áreas molhadas). Espero ter ajudado !!!

Responder
Júlio Gonçalves
Júlio Serviços Elétricos (Franca, São Paulo) Júlio Serviços Elétricos - há 5 anos

Você testou a tomada do filtro de linha que estava a tv e o dvd? Está funcionando normal? Teste a tv e o dvd em outra tomada também... Se estiver funcionando normal e sua tv queimou, suas tomadas não estão bem aterradas e por consequência danificou os aparelhos.

Responder
Eudisvam
Eletrecista (Embu, São Paulo) Eletrecista - há 5 anos

Durante a minha experiência na área de instalações industriais, peço a vc que faça a seguinte observação se os DPS estão ligados ao aterramento da rua (O ideal é que seja um aterramento fora da rede da concessionária) pois o aterramento da sua caixa de entrada está pontencializado com o neutro da rua "do Trafo" ou seja o ideal é ter seu aterramento próprio.

Em relação à sua tv infelizmente aparelhos eletrônicos são sensíveis à variação e picos de energia.

Invista em nobreak, que atenda a sua nessecidade ele evita à variação de tensão o que para esses equipamentos eletrônicos é importante, não é 100% de certeza que evitará queimas de equipamentos, mas 80% de melhoria vc irá perceber. Filtros de linhas é um + ou - meia boca. Fica aí a dica, espero ter ajudado.

Minha formação Tec. Eletroeletronico

Responder
Tercio Romano de Medeiros

são varios fatores q podem ter queimado sua tv,, se tivesse sido uma descarga atmosférica na rede eletrica muito provavelmente teria acontecido o mesmo em outras casas na regiao, se tivesse vindo uma descarga pela antena q passando pela tv teria chegado a outros aparelhos sensiveis q estivessem ligados na mesma rede q sua tv, mas tbm teria feito um estrago ainda maior , entao não acredito q tenha sido causado pro descarga atmosférica, pode ter havido algum a fuga de corrente , verifique se o cabo de sua antena esta passando junto c fiação da casa, pode ter acontecido uma fuga de corrente para o fio de antena por ter molhado a fiação, isso acontece c maior frequência em instalações antigas

Responder
André Luiz de Souza
Andals_Luiz@hotmail.com Eletrotécnica (São José do Rio Preto, São Paulo) Andals_Luiz@hotmail.com Eletrotécnica - há 5 anos

1º você tem que ter certeza que seu DPS esta ligado corretamente

2º impossível um surto elétrico queimar a sua TV e não queimar a sua régua

opinião verifique qual a amperagem do fusível que esta na sua régua, verifique também nos itens queimados se o fusível esta queimado ou não

verifique a sua instalação elétrica não adianta ter DPS e não ter aterramento adequado

Responder
Márcio Araújo Santana
Sse ( Santana Serviços Em Eletricidade ) (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Sse ( Santana Serviços Em Eletricidade ) - há 5 anos

Boa tarde sra. Vanessa!

Apesar de a instalação elétrica estar totalmente de acordo com as normas técnicas , problemas com aparelhos eletrônicos mais sensíveis podem ocorrer por diversos fatores. O recomendado é utilizar um estabilizador de tensão para esses equipamentos, o uso do filtro de linha, em alguns casos funciona apenas como uma régua de tomadas. Consulte um profissional eletricista de sua confiança. Boa sorte!

Responder
Marcos Vieira
Particular - há 5 anos

Olá, Vanessa.

É possível que tenha queimado apenas o fusível da TV.

Recomendo trocar o DPS do quadro de disjuntores por um de boa qualidade (que tenha o selo do Inmetro) e solicitar a instalação de DPS tipo I (marca Dehn) junto ao disjuntor do padrão de entrada ("relógio de luz"). Se não for possível instalar no padrão de entrada, instalar no quadro de disjuntores, logo após o DR.

Também é necessário verificar se o aterramento está bom e se foi feito com haste(s) de boa qualidade, conforme norma NBR 13571.

Erasmo Bertolino
Reformas E Construções (Aguaí, São Paulo) Reformas E Construções - há 5 anos

O que acontece é que aparelhos eletronicos ou já vem com componentes com avalanche (Avalanche:: componente apresenta otimo mas com alguma pequena variação eletrica apresenta algum defeito).

Ou dependendo dos componentes usado pelo fabricante pode ser muito sensivel a variações principalmente CI (circuito integrado controladores de tensões - fonte).Ha mas não queimou outros aparelho? Possivelmente estes outros tem uma faixa mais larga de sustentação p descargas eletricas.

Obs: muitos aparelhos só queima o fuzil de proteção, cuidado com o tecnico que vc levar., utilize o seu tecnico de confiança.

Erasmo Bertolino

T. Eletronico a mais de 30 anos

Responder
Particular - há 5 anos

R: Pode ter sido pela sobrecarga no retorno da energia; Teste em outras tomadas e depois leve a um tecnico, as vezes é somente a bobina...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Valfredo
Vseletrica, Instalações E Elétrica (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Vseletrica, Instalações E Elétrica - há 5 anos

Como eletricista a mais de 30 anos o que eu aconselho para muitos elétrico doméstico é um bom aterramento de todos os seus equipamentos e a descarga a atmosfera não existe segurança e proteção para ela a melhor segurança quando estiver chovendo e desligar a antena dos televisores e desligar os plugues das tomadas dos equipamentos eletrônicos

Sinésio José  Ferramola
Instalações Eletricas (Santo André, São Paulo) Instalações Eletricas - há 5 anos

Oi Vanessa. Acredito que o problema esteja no seu filtro de linha. Equipamentos de cargas significativas ( TV mais vídeo cassete) não devem ser ligados no filtro. O correto seria um estabilizador de voltagem Quando a energia volta geralmente vem mais alta do que o normal , nestas condições o filtro não absorve este evento vindo a entrar em curto e danificar o equipamento nele instalado. O aparelho da NET não queimou porquê ele possui uma proteção interna.

Te ajudei? Abs

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região