Como deve ser as instalações elétricas de uma residência conjugada?

Sobre instalações elétricas, creio eu haver algo errado com a instalação da residência em que moro (mudei recentemente).

A residência onde moro é "conjugada" (duas residências um terreno), cada uma tem seu relógio da companhia elétrica e instalações elétricas individuais.

Hoje enquanto minha mulher tomava banho a energia caiu, fui até o relógio e percebi que existe somente um fio neutro para as duas residencias. Isso está correto?Na outra residência também estavam com o chuveiro ligado.

Quando abri a caixa do relógio havia um pequeno cheiro de queimado, e o fio fase que corresponde à minha residência estava um pouco quente.

Detalhe, o disjuntor caiu somente na minha residência na outra não.

Cada residência deveria ter o seu "neutro" correto?

Desde já agradeço a ajuda.

William

Como deve ser as instalações elétricas de uma residência conjugada?

Sobre instalações elétricas, creio eu haver algo errado com a instalação da residência em que moro (mudei recentemente).

A residência onde moro é "conjugada" (duas residências um terreno), cada uma tem seu relógio da companhia elétrica e instalações elétricas individuais.

Hoje enquanto minha mulher tomava banho a energia caiu, fui até o relógio e percebi que existe somente um fio neutro para as duas residencias. Isso está correto?Na outra residência também estavam com o chuveiro ligado.

Quando abri a caixa do relógio havia um pequeno cheiro de queimado, e o fio fase que corresponde à minha residência estava um pouco quente.

Detalhe, o disjuntor caiu somente na minha residência na outra não.

Cada residência deveria ter o seu "neutro" correto?

Desde já agradeço a ajuda.

William

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Respostas úteis 4
José Roberto Alves de Souza

Infelizmente pode parecer um mantra, mas, somente um profissional pode fazer uma análise e dar a solução. Cada caso é um caso, com nuanças próprias.

Boa sorte

Responder
Francisco Damiao
Eletricista Profissional (Niterói, Rio de Janeiro) Eletricista Profissional - há 6 anos

Com certeza esta errado,

Provavelmente fizeram apenas uma caixa de aterramento pra economizar,o ideal é fazer uma verificaçao presencial para averiguar e relatar o problema corretamente ao senhor.

Responder
Particular - há 6 anos

R: O que alguns construtores fazem para economizar e colocar apenas um terra, mas o neutro deve ser individual para cada casa; Verifique em seu quadro de dijuntores, como esta a ligação, na maioria dos casos se faz necessario a troca de dijuntores e/ou fiação para alguns circuitos;

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região