Uma duvida , para minha pessoa que estou começando nessa area

Um interruptor simples pode ser dependente de outro interruptor caso seje instalado de outra forma ?

Uma duvida , para minha pessoa que estou começando nessa area

Um interruptor simples pode ser dependente de outro interruptor caso seje instalado de outra forma ?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

João Santos
JonesClimAr Ar condicionado e Elétrica (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) JonesClimAr Ar condicionado e Elétrica - há 8 anos

Thiago, como o nome diz, é interruptor simples.

Caso tenha interesse em interagir um interruptor com outro, utilize interruptores paralelos, estes sim podem ser instalados de outra forma, caso queira ainda mais, adicione um interruptor intermediário, este faz ponte entre os dois paralelos, e você pode interagir entre 3 pontos interruptores diferentes.

Boa sorte, sucesso em suas metas!

João Santos

LTM-Elétrica e Refrigeração

Responder
Renato Cunha
Renac Serviços (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Renac Serviços - há 8 anos

Tanto pode, que há as chamadas ligações elétricas com interruptores paralelos, aqueles com 3 polos e não com 2 polos. Se usar 2 interruptores simples, se um estiver desligado, não vai poder alimentar o outro, dessa forma não acenderá a luz. Para o seu caso, acredito que seja necessário utilizar interruptores paralelos, podendo acender e apagar a luz em qualquer um deles, de forma independente.