Placa de isopor resolve problema de umidade no solo?

Bom dia a todos!

Prezados amigos, tenho uma casa numa região que o solo é bem úmido, o que me causa problemas. Penso em remover todo contrapiso, rebaixar a terra e colocar placas de isopor de 5 centímetros e em cima da placa refazer todo contrapiso novamente e por cima colocar a cerâmica. Pergunto: o Isopor resolveria meu problema?

Obs: não penso em fazer dreno, pois a casa está construída abaixo do nível da rua e não tenho outra alternativa.

Só preciso de orientação se isso é a melhor saída para meu problema.

Obrigado a todos.

Placa de isopor resolve problema de umidade no solo?

Bom dia a todos!

Prezados amigos, tenho uma casa numa região que o solo é bem úmido, o que me causa problemas. Penso em remover todo contrapiso, rebaixar a terra e colocar placas de isopor de 5 centímetros e em cima da placa refazer todo contrapiso novamente e por cima colocar a cerâmica. Pergunto: o Isopor resolveria meu problema?

Obs: não penso em fazer dreno, pois a casa está construída abaixo do nível da rua e não tenho outra alternativa.

Só preciso de orientação se isso é a melhor saída para meu problema.

Obrigado a todos.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Jonatas Sanches Gomes
Jsg Reformas Construção E Manutenção (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Jsg Reformas Construção E Manutenção - há 1 mês

Olá tudo bem!? A solução depende da causa do seu problema se for apenas uma infiltração capilar porque esse contrapiso foi mal feito de uma forma errada é uma solução que realmente é aplicar uma lona e fazer um contrapiso concretado com produto tipo vedacit adicionado ao concreto rasgando sim o pezinho das paredes para não ter capilaridade que é infiltração que sobe até mais ou menos um metro do solo isso acontece em vários tipos de obra se for lençol freático o colega engenheiro deu a dica correta que isso é feito em muitos prédios muitas construções que é um dreno com uma cisterna aonde receberá toda a água que vem minando do lençol freático e a bomba sapo automática ela é acionada pelo uma boia ela irá mandar para rede de águas pluviais esse é a solução que você gastará menos no caso de lençol freático e não é tão difícil assim de fazer e nem tão caro

Responder
Samuel Peltz Fogaça
Reformas Em Geral E Construção E Impermeabilização (Foz do Iguaçu, Paraná) Reformas Em Geral E Construção E Impermeabilização - há 1 mês

Olá boa Tarde ,Sr Josué , uma Solução pra o seu caso em específico , o recomendado e fazer um novo contra piso com 7cm de concreto estruturado como fazer um radier Armando , abrir os roda pés para o concreto entrar , para a infiltração não subir na parede ,o Produto por nome PENETRON ADMIX , uma linha industrial que resolve ,, no site deles é bem mais enconta

Responder
Valdemir Nogueira Chagas

Josue, bom dia!

Em engenharia civil o primeiro conselho é: COM ÁGUA NÃO SE BRIGA!

Portanto essa solução de tentar impermeabilizar o piso, seria um paliativo, pois ela irá aparecer mais cedo ou mais, no piso ou nas paredes.

Minha solução, mais eficiente e econômica, seria sim fazer um dreno conduzindo essa água do lençol freático para um reservatório, abaixo do nível da fundação da casa, com a instalação de uma bomba de água sapo e bóia automática que irá bombear a água para o sistema de coleta de águas pluviais do logradouro, caso isso não exista na sua região, acredito que tenha rede de esgoto, não é aconselhável, mas seria também uma solução.

Atenciosamente

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Mario Shibata Regio
Shibata - Engenharia Construção e Reforma (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Shibata - Engenharia Construção e Reforma - há 1 mês

Bom dia!

Seria bom voce saber o que causa a umidade, se for relacionado ao lençol freático, a melhor solução é fazer um dreno.

Se for umidade do solo impermeabilizar o contra piso antes de assentar o piso.

Responder
Josue santos da silva
Particular - há 1 mês

Bom dia Sr. Mário a opção do isopor então não resolveria o meu problema?

A região em ie moramos era um brejo e virou um bairro todos moradores padecem com a mesma situação.

Já pensei em aterrar todo e construir uns 2 metros acima mas estou tentando algumas alternativas para não precisar demolir.

Di Mil Contrutora
Di Mil Reformas E Construção Civil (Lauro de Freitas, Bahia) Di Mil Reformas E Construção Civil - há 1 mês

Bom dia!

O ideal seria fazer uma nova laje já impermeabilizada. Vc pode retirar tudo e refazer com lona ideal p laje e no concreto adicionar o impermeabilizante seja ele Rebotec ou da Impertudo.

Em anexo vou deixar uma foto do modelo de laje que citei logo a cima.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de impermeabilizações na sua região