A umidade que vem do solo pode enfraquecer a estrutura?

Em breve irei fazer um reforço estrutural na casa térrea, vou fazer porque antes de fazer a casa no primeiro andar a casa começou a aparecer algumas trincas e fissuras próximo as janelas e portas ( dizem que é por causa que a casa se movimentou) . Mas como fiz uma casa em cima e deu mais peso, decidi fazer esse reforço. Minha preocupação maior é a umidade que vem do solo, onde eu moro é área umida, a rua ainda não tem saneamento básico, quando chove, enche rua e quintal, e a umidade que vem do solo está acabando com minha parede , fora que mesmo parando a chuva o solo fica muito tempo úmido. Depois do reforço estrutural eu gostaria de fazer algo( definitivo ou quase definitivo) que parasse de subir essa água pela parede. Essa umidade do solo pode enfraquecer a estrutura né?

A umidade que vem do solo pode enfraquecer a estrutura?

Em breve irei fazer um reforço estrutural na casa térrea, vou fazer porque antes de fazer a casa no primeiro andar a casa começou a aparecer algumas trincas e fissuras próximo as janelas e portas ( dizem que é por causa que a casa se movimentou) . Mas como fiz uma casa em cima e deu mais peso, decidi fazer esse reforço. Minha preocupação maior é a umidade que vem do solo, onde eu moro é área umida, a rua ainda não tem saneamento básico, quando chove, enche rua e quintal, e a umidade que vem do solo está acabando com minha parede , fora que mesmo parando a chuva o solo fica muito tempo úmido. Depois do reforço estrutural eu gostaria de fazer algo( definitivo ou quase definitivo) que parasse de subir essa água pela parede. Essa umidade do solo pode enfraquecer a estrutura né?