Como combater a umidade que vem do chão?

Em todo meu imóvel tenho umidade vinda do solo subindo até mais ou menos meia parede. Ouvi dizer que o ideal seria drenar o terreno, pois sempre no inverno a umidade fica mais forte devido as chuvas. Algumas pessoas me disseram que só é possível fazer isso antes da construção da casa. Enfim, gostaria que me orientassem: essa drenagem de solo pode ser feita com a casa já construída? Se sim, como devo proceder?

Como combater a umidade que vem do chão?

Em todo meu imóvel tenho umidade vinda do solo subindo até mais ou menos meia parede. Ouvi dizer que o ideal seria drenar o terreno, pois sempre no inverno a umidade fica mais forte devido as chuvas. Algumas pessoas me disseram que só é possível fazer isso antes da construção da casa. Enfim, gostaria que me orientassem: essa drenagem de solo pode ser feita com a casa já construída? Se sim, como devo proceder?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

11 Respostas

Ezilma Sena
Particular - há 6 anos

bom dia! houve um vazamento muito extenso,foi retirado mas ta aparecendo uma umidade muito grande em toda a parede do quarto nao do rodape e sim no meio da parede dando a volta por todo o quarto ,isso so quando chove pois quando passa os dias de sol ,chega a secar ,o que posso fazer?

Particular - há 6 anos

A ScalaTécnica se sente honrada em poder ajudar com sua duvida.

R: Umidade que é proveniente do solo, só se resolve fazendo uma drenagem no perímetro da edificação;

Executando construções em estruturas metálicas, que lhe proporcionará agilidade na obra, limpeza, conceitos de sustentabilidade e design diferenciado, o custo da estrutura varia em torno de 300 reais / m2, e a obra acabada gira em torno de R$ 1200,00 / m2;

Executamos orçamentos sem compromisso;

A disposição;

Elisangela
Particular - há 6 anos

Minha mais baixa que a rua e alem disso a rua não e calçada quando chove causa escoamento da agua e chega no porão que tem na casa o porão ta todo na ceramica desse muita agua ja tirei vinti balde de agua tem como fazer uma drenagem no porão e a casa ta toda pronta eu ja comprei assim

Vital
Plena Obras (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Plena Obras - há 7 anos

Gizele, recomendo uma vistoria para melhor avaliação. Aparentemente, ocorre uma saturação do solo em períodos chuvosos e aí o processo de infiltração é inevitável. Mesmo uma drenagem não resolverá o problema, pois não será possível secar a camada mais superficial do solo. Claro, vai amenizar, mas não eliminará a infiltração. A solução passaria por um trabalho de correção da infiltração pelos baldrames que é possível com utilização de produtos e técnicas especiais de aplicação bastante dispendiosas. Caso as infiltrações estejam se dando nas paredes perimetrais do imóvel, sugiro a construção de calçadas perimetrais que evitem acúmulo de água, combinadas com drenagem natural superficial (vegetação) e drenagem natural mais profunda (captação, condução e depósito de água).

As soluções, quando não resolvidas durante a construção, realmente, são mais complexas.

Responder
Valdemir Nogueira Chagas

Gisele, bom dia!

Pelo que entendi sua umidade se torna mais intensa em períodos de chuva, ou seja, quando o nível do lençol freático se eleva. Assim sendo a melhor solução é mesmo a drenagem profunda do terreno e dependendo da situação ela pode ser feita exteriormente a sua residência, se houver espaço, caso contrário um estudo se torna necessário. A CKS Consultores desenvolve projetos de drenagem e realiza a obra, que diga-se de passagem é de custo baixo. Veja foto de uma vala de drenagem.

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Angela Ishibashi
Angela Ishibashi - Projeto E Consultoria Em Arquitetura (Osasco, São Paulo) Angela Ishibashi - Projeto E Consultoria Em Arquitetura - há 7 anos

Olá, Gizele!

A grande maioria dos problemas de infiltração se origina do erro no momento da construção, e infelizmente, consertar depois sai mais caro que fazer do jeito certo...

Como todos já disseram, é fundamental verificar no local qual a origem da umidade para poder tratar do problema de forma definitiva.

Pela descrição que você fez, não acredito que impermeabilizar o reboco vá resolver. Sugiro contatar uma empresa especializada em impermeabilização e solicitar uma visita ao local; eles te indicarão a solução e produto mais adequados para seu caso.

Boa sorte!

Responder
. .
Particular - há 7 anos

Olá Gisele, infelizmente, problemas de umidade ascendente em alvenaria, tem se tornado comum na construção civil brasileira....

Sua origem pode ser devido a ocorrência de "n" fatores, desde o rompimento de uma tubulação enterrada ou até mesmo o uso incorreto de materiais impermeabilizantes, só para citar alguns exemplos...

Dependendo da origem da água, podemos prever a melhor solução.

Para maiores informações, entre em contato comigo.

Att

Renan Pirez

Daniel Vanetti
Oliveira Vanetti Imóveis (Uauá, Bahia) Oliveira Vanetti Imóveis - há 7 anos

Bom dia Gizele. Resolver problema de umidade não é simples, pois as causas podem ser muito variadas. Em geral uma impermeabilização da camada de reboco rente ao piso resolve. No entanto, conhecer a origem do problema é fundamental para dar a solução adequada.

Responder
Claudio  Cardim
Desenhista Cadista (Recife, Pernambuco) Desenhista Cadista - há 7 anos

Primeiro tem que se fazer uma avaliação de seu terreno e da edificação. Para saber os motivos e então partir para sanar o problema. Existes varias técnicas para este tipo de problema com umidade. Algumas são utilizadas com sucesso em casas antigas de áreas portuárias, de solo bastante úmido. Mas deve ser um trabalho profissional senão você ira jogar dinheiro e tempo fora. Posso lhe fazer desde uma assessoria até realizar o serviço de reparação. Querendo me contate aqui pelo habitíssimo. Cláudio Cardim arquiteto e urbanista

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de impermeabilizações na sua região