Esse projeto seria Unifamiliar ou multifamiliar?

Sou arquiteta recém formada e é a primeira vez que estou fazendo um projeto sozinha. A questão é que o meu cliente precisa de uma edificação com pilotis apenas como garagem/despensa/área de serviço e na parte de cima os quartos e cozinha. O problema é que seu pai já é idoso e tem que morar com ele por problemas de saúde. Para que ele e a esposa tenham mais privacidade eles decidiram deixar uma parte só para ele, com quarto, banheiro, uma sala pequena com cozinha, para ele ter sua independência. Porém, daqui uns anos seu pai poderá não estar mais com ele, e ele pretende agregar a parte do pai dele de volta a casa... Enfim, o meu problema é se esse projeto será considerado (em BH) unifamiliar ou multifamiliar por conta dessa divisão... Pois se for multifamiliar a largura da escada de acesso ao segundo andar terá que ser maior (agora é 80cm mas se for multifamiliar será 1,20m) e já estou com a planta pronta com a escada de 80cm de largura! Não sei se consigo faze-la com 1,20m sem ter que mudar a planta!!!

Esse projeto seria Unifamiliar ou multifamiliar?

Sou arquiteta recém formada e é a primeira vez que estou fazendo um projeto sozinha. A questão é que o meu cliente precisa de uma edificação com pilotis apenas como garagem/despensa/área de serviço e na parte de cima os quartos e cozinha. O problema é que seu pai já é idoso e tem que morar com ele por problemas de saúde. Para que ele e a esposa tenham mais privacidade eles decidiram deixar uma parte só para ele, com quarto, banheiro, uma sala pequena com cozinha, para ele ter sua independência. Porém, daqui uns anos seu pai poderá não estar mais com ele, e ele pretende agregar a parte do pai dele de volta a casa... Enfim, o meu problema é se esse projeto será considerado (em BH) unifamiliar ou multifamiliar por conta dessa divisão... Pois se for multifamiliar a largura da escada de acesso ao segundo andar terá que ser maior (agora é 80cm mas se for multifamiliar será 1,20m) e já estou com a planta pronta com a escada de 80cm de largura! Não sei se consigo faze-la com 1,20m sem ter que mudar a planta!!!

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

12 Respostas

Respostas úteis 2
Edson Paulo de São José
Edson Paulo Construçao E Reformas Em Geral (Belo Horizonte, Minas Gerais) Edson Paulo Construçao E Reformas Em Geral - há 5 anos

Bom dia,depende do numero de pavimentos já que é uma residência familiar,a uma norma para estipular o tamanho da escada sendo assim até 3 pavimentos a escada pode ser 0.80.

Responder
Samuel Serra
Particular - há 5 anos

Gabriela, o que se entende por residencia unifamiliar é quando se tem apenas 01 residencia no lote. Se o comodos que vc citou para o pai de seu cliente é conjungado com a casa principal dá a entender que é uma residencia unifamiliar. Nao importa quantos pavimentos tem a edificação. Agora se haver uma outra residencia com entrada independente ai ja passar a ser multifamiliar. Quanto a escada, por mais que seja uma residencia unifamiliar faça sempre no minimo de 1m pois nao se esqueça que futuramente o cliente terá mudanças para subir e escada de 80cm é estreito para isso.

Espero ter ajudado..

Boa sorte!

Ana
Particular - há 5 anos

Gabriela, pra vc visualizar melhor o que seja uni ou multifamiliar, Uni é 1 residência, independente da configuração desse espaço. Multi é um condomínio. Se vc irá solicitar fornecimento de energia elétrica pra 1 relógio de medição, e fornecimento de água pra 1 residência, isso define que seu projeto seja Unifamiliar. Se fosse Multi, vc teria que individualizar a rede elétrica e a rede hidráulica, para cada Unidade + parte em Condomínio. Ficou claro agora?

Samuel Oliveira
Engº Civil Samuel Oliveira (Monte Sião, Minas Gerais) Engº Civil Samuel Oliveira - há 5 anos

Olá Gabriela, tudo bem?

A questão da escada você deve respeitar o mínimo. No caso 80,0cm.

Uma sugestão.

Você pode executar a parte inferior utilizando draywall, assim, caso os proprietários desejam efetuar alguma mudança de ambiente se torna mais fácil.

Responder
Particular - há 5 anos

R: No projeto integre os ambientes e considere unifamiliar;

A disposição;

Felipe Casco
Felipe Casco – Engenheiro Civil. (Juiz de Fora, Minas Gerais) Felipe Casco – Engenheiro Civil. - há 5 anos

Gabriela, bom dia! Pelo que entendi a sua duvida é com relação a aprovação do projeto junto a prefeitura. O que fala o código de obras, no seu projeto o que esta caracterizado, projeto unifamiliar ou multifamiliar?

Att.:

Responder
Gabriela Romano
Particular - há 5 anos

Exatamente!!!!!! Para prefeitura de BH!

No código de obras, o pré requisito de uma unidade MULTIfamiliar é:

***Art. 50 - As edificações destinadas ao uso residencial multifamiliar terão, em cada unidade residencial, ambientes para estar, repouso, preparo de alimentos e higiene.

§ 1º - Consideram-se ambientes de higiene a instalação sanitária E a ÁREA DE SERVIÇO.***

E sobre a UNIfamiliar no código de obras fala o seguinte:

***Parágrafo Único. Entende-se por unifamiliar a edificação constituída por uma única unidade residencial, em um lote ou terreno onde não existam outras edificações.***

SÓ QUE

no andar térreo eu terei em comum a área de serviço, garagem e quartos que servirão de despensa...

É essa minha dúvida!!!

Porque no andar de cima eu dividi em dois, ou seja, na hora que vc sobe a escada que vem do térreo , vc tem a opção de duas portas - uma é a parte do pai do meu cliente (que tem uma suíte, lavabo, cozinha, sala de estar/jantar e um escritório), e a outra porta da pra parte do meu cliente (que tem um lavabo, cozinha, sala de estar/jantar, banheiro social, escritório, dois quartos de solteiro e uma suíte.)

OU SEJA

Pelo fato de a área de serviço ser no andar debaixo, COMUM À PARTE DO MEU CLIENTE E À PARTE DO PAI DELE, fico na dúvida se será considerado multifamiliar ou unifamiliar por causa disso!!!

É isso muda na dimensão minima da minha escada (a largura dela mais fina cabe melhor na questão de divisão da planta, por isso estou tão preocupada)

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região