Qual transformador devo utilizar?

Vou me mudar de Santos (220v) para a cidade de SP(110v) e acabei de comprar meus aparelhos como geladeira, ar condicionado portatil, maquina de lavar e micro ondas, comprar tudo de novo vai dispender muita grana que agora eu não tenho. Posso comprar transformadores para utilizar estes equipamentos com segurança? Qual o melhor tipo de transformador devo comprar?

Qual transformador devo utilizar?

Vou me mudar de Santos (220v) para a cidade de SP(110v) e acabei de comprar meus aparelhos como geladeira, ar condicionado portatil, maquina de lavar e micro ondas, comprar tudo de novo vai dispender muita grana que agora eu não tenho. Posso comprar transformadores para utilizar estes equipamentos com segurança? Qual o melhor tipo de transformador devo comprar?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

13 Respostas

Eliomar
Grupothorseg Serviços Técnicos (Nilópolis, Rio de Janeiro) Grupothorseg Serviços Técnicos - há 6 anos

ola, bom o uso de transformadores não uma solução para seu caso ,porem com o custo da tarifa elétrica e o próprio custo de aquisição de cada transformador será um recurso provisório, só pra lembrar transformadores não são 100% eficientes ou seja você perderá em media 20 % da energia em que trabalha.um exemplo se seu equipamento consome 100W mais 20% de consumo do transformador ,você pagara por um consumo total de 120W.(calculo aproximado).em tendência sua conta de luz elevará,podendo não ser nada econômico,mesmo que viável.

Responder
Particular - há 6 anos

R: Peça para um eletricista fazer um "jump" na rede para transformar tudo em 110V, é melhor e mais seguro;

A disposição;

Mateus Alencar Martins
Engenheiro Mateus (Sertãozinho, São Paulo) Engenheiro Mateus - há 6 anos

Silvana boa tarde!!

Utilizar transformadores, até se consegue, mas recomendo passar tua instalação nova para 220V, é bem mais seguro e a diferença não será tanta financeiramente falando, considerando que você irá comprar um trafo por equipamento. Espero ter ajudado

Responder
Lenivaldo Salustiano

Esses transformadores são mais aconselhados no caso em que temos apenas um equipamento com a tensão diferente da que se encontra na região e não é possível mudar na própria tomada.

No seu caso não seria bom, nem correto usar um para cada aparelho, visto que todos eles iria sobrecarregar a sua instalação, o espaço físico de sua casa, o visual e com certeza o custo seria muito alto.

Sem dúvida o melhor a fazer é readequar a instalação para atender bem a sua necessidade.

Assim manterá a segurança, economia, estética do ambiente e vida útil dos equipamentos.

Responder
Cássio Murilo Machado da Silva
CR Joule Instalações Elétricas Ltda­ ME (São Paulo Zona Sul, São Paulo) CR Joule Instalações Elétricas Ltda­ ME - há 6 anos

Boa tarde!

Sr(t)a. Silvana, o uso de transformadores desse tipo não é aconselhado para seu problema, o ideal é readequar sua instalação elétrica. Te garanto que isso te trará menos custos e melhor comodidade para aproveitar sua nova casa.

Estaremos a disposição para te fornecer um orçamento sem compromisso e com mão de obra qualificada.

Att

Rafael Jovino

Responder
Carlos Freitas
Caf Projetos E Instalações Elétricas (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Caf Projetos E Instalações Elétricas - há 6 anos

Melhor mudar as tomadas necessárias para 220V, mais seguro, não fica o transformador pesadão e atrapalhando. Além do custo, você pagará em média R$ 70 a R$ 120,00 dependendo da potência dos transformadores.

Responder
Geraldo Ibrahim Oliveira Azevedo

Pode-se comprar esses transformadores portáteis, desses que vendem em lojas de material elétrico, com a potencia adequada para cada equipamento, mas o ideal mesmo seria transformar sua instalação atual para atender melhor sua necessidade.

Responder
Tarciso Meira Rocha
Soluções Técnicas - Engenharia Civil (Itupeva, São Paulo) Soluções Técnicas - Engenharia Civil - há 6 anos

Boa tarde Silvana!

Por você ter vários aparelhos com a tensão diferente, não será adequado esta opção de colocar um transformador para cada aparelho, além de sair muito caro não é a opção adequada.

Aconselho você a contratar um profissional qualificado e solicitar um orçamento para substituição de tensão.

Se na sua cidade tiver opção de 127 e 220 volts. Você pode até optar por ter as duas tensões em seu imóvel.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região